Geral

A arte delas

Confira seis dicas de filmes, livros e séries com histórias inspiradoras de mulheres

Enfim, chegou o dia 8 de março. E pra celebrar essa data, o Jornal O Florense reservou seu caderno de cultura para a arte feita por elas. São seis dicas de livros, filmes e séries que têm na mulher a sua figura central e celebram o universo feminino através de histórias inspiradoras – e também, claro, de muito talento.
Algumas delas são histórias reais, de mulheres que deixaram a sua marca no mundo em diferentes épocas e áreas de atuação: Malala Yousafzai, Katherine Johnson, Dorothy Vaughan, Mary Jackson e Sarah Breedlove. Outras são fruto exclusivo da criatividade feminina, como a série Maravilhosa Sra. Maisel e os livros Mulheres que correm com os lobos e Outros jeitos de usar a boca.  Mas seja qual for o caso, o intuito é apenas um: mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser, e com a arte não é diferente.

Malala

Direção: Davis Guggenheim
Duração: 1h28min
Gênero: Documentário

Retrato íntimo da mais jovem vencedora do prêmio Nobel da Paz, a paquistanesa Malala Yousafzai. Aos 15 anos, Malala foi baleada em um ataque organizado pelo Talibã por denunciar as más condições de ensino no Paquistão, onde as meninas são impedidas de frequentar a escola pela milícia que ocupa o país. Recuperada, a garota continuou seu ativismo pela educação e o direito das mulheres. O documentário, indicado ao Oscar, relembra o atentado e apresenta o cotidiano e a história de sua família, exilada pelo terrorismo. 

Estrelas além do tempo

Direção: Theodore Melfi    
Duração: 2h07min
Gênero: Drama/Ficção Histórica

Baseado em fatos reais, conta a história de três mulheres negras que trabalhavam na NASA em plena corrida espacial. Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson desempenharam papel fundamental na ida do primeiro americano ao espaço. Mesmo no trabalho, lutaram contra o racismo - na época, a segregação racial ainda era uma realidade e o prédio onde trabalhavam separava os departamentos de negros e brancos. 

A vida e a história de Madam C.J. Walker

Duração: 45-49 minutos
Gênero: Drama
Temporadas: 1

Mais uma produção baseada em fatos reais, essa minissérie da Netflix conta em quatro episódios a história de Sarah Breedlove, filha de escravos que se tornou a primeira mulher negra milionária, com a criação da sua própria empresa de cosméticos voltada ao cabelo afro. A trama, ambientada no início dos anos 1900, retrata temas como o preconceito racial e de gênero existentes na época.

Maravilhosa Sra. Maisel 

Duração: 43-61 minutos
Gênero: Comédia Dramática
Temporadas: 3

Midge Maisel é uma típica dona de casa nova-iorquina dos anos 50, que tem sua vida virada de cabeça para baixo quando seu marido, o incompetente e sem talento Joe, a troca pela secretária. Ao se descobrir uma comediante nata, Midge ressignifica a própria vida, as liberdades, seus afetos e, principalmente, as expectativas que sua família tinha para ela. Renovada para a quarta temporada pela Amazon Prime Video, a série foi indicada a 20 categorias no Emmy 2019, saiu vencedora de sete, além de levar para casa dois Globos de Ouro.

 

Mulheres que correm com os lobos

Autora: Clarissa Pinkola
Editora: Ballantine Books
Páginas: 520

Através de 19 mitos, lendas e contos de fadas, a analista Clarissa Pinkola investiga o esmagamento da natureza instintiva feminina, que foi sendo domesticada ao longo do tempo, em um processo que punia todas aquelas que se rebelavam e contribuiu para a sensação de impotência da mulher moderna. Clássico dos estudos sobre o sagrado feminino e o feminismo, Mulheres que correm com os lobos ficou nada menos do que um ano na lista dos livros mais vendidos nos Estados Unidos.

Outros jeitos de usar a boca

Autora: Rupi Kaur
Editora: Planeta do Brasil
Páginas: 208

Maior fenômeno de poesia dos EUA na última década, o livro está há mais de 40 semanas no topo das listas de best-sellers. Os poemas falam sobre o amor, a perda, o abuso, a sobrevivência e a feminilidade. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário