Geral

A importância da Comunicação 360 para as empresas

É uma visão completa e complexa de todos os mecanismos de comunicação institucional, interna e mercadológica

Como todas as outras áreas, a comunicação de empresas mudou muito nos últimos anos. Antes, conteúdos corporativos eram disseminados nos meios de comunicação de massa, sem que houvesse a possibilidade de escolher o que era visto ou recebido. Agora, com a internet, usuários não estão mais submissos a qualquer tipo de conteúdo. As empresas precisaram propor alternativas para dialogar com seus públicos de interesse, alcançar cada vez mais pessoas e incluir novas formas de comunicação. 
É nesse contexto que a Comunicação 360 está inserida. Trata-se de uma visão completa e complexa de todos os mecanismos de comunicação institucional, interna e mercadológica, e suas possíveis integrações, no contexto de um mundo totalmente digital em que vivemos. Para que a comunicação seja fluida e alcance o público desejado para a marca, é preciso compreender quem são essas pessoas e definir estratégias e processos de comunicação mais assertivos para que as mensagens sejam compreendidas e todos tenham uma boa experiência com a marca. É preciso, também, acrescentar a humanização de consumidores às estratégias de comunicação. Afinal, usuários e colaboradores são, antes de mais nada, seres humanos, e não números na receita. Se, por um lado, as empresas visam lucro, as pessoas almejam realizações, objetivos, resolução de problemas e satisfação de desejos. Não é à toa que conceitos como SAC 4.0, omnichannel, benefícios corporativos e home office estão em alta. Essas pessoas, consumidores e colaboradores de empresas, estão cansados de discursos “bacanas” e empresas “amigas” que são só da boca para fora. Elas querem representatividade, identificação, respeito à diversidade, ações cidadãs e acompanhar aqueles que compartilham seus valores e causas.
A Comunicação 360 serve para vencer conceitos ultrapassados da comunicação e integrar necessidades de conteúdo, estratégia, divulgação e relacionamentos corporativos ao discurso da empresa, cativando pessoas e alcançando públicos, ao mesmo tempo que constrói um diálogo. Em resumo, é uma comunicação que não tem foco no produto ou serviço a ser vendido, e sim nas pessoas: o que precisam, seus desejos, suas necessidades, e como ajudá-las a alcançar tudo isso. É uma forma de comunicação muito mais humanizada, que torna a marca um “amigo”, e não uma relação de compra. As marcas passam a ser lovemarks, e empresas passam a ser admiradas por seus posicionamentos, e não só pelo que têm a oferecer. 

Dicas de Comunicação 360
1. Adeus “público-alvo”, olá “personas”: o público-alvo é uma ideia muito abrangente para os tipos de público atuais. Pensar em atingir somente uma faixa etária, localização, classe social, pode fazer com que empresas percam clientes potenciais que eles não consideraram. Com as personas é possível visualizar o melhor tipo de público com quem a empresa se comunica, o que ela deseja, como o produto ou serviço oferecido pode ajudá-la, e quais são os impeditivos na hora da decisão. 
2. Não seja uma empresa 1.0 em um mundo 4.0. Não adianta ser uma marca presente em todas as mídias sociais, ter site, blog e não ter uma estratégia de comunicação para eles, publicar opiniões ou conteúdos irrelevantes para o seu público. É preciso que esses ambientes digitais estejam de acordo com um discurso único da empresa, seus valores e objetivos. 
3. A todo momento, em todo lugar, implementar o conceito de omnichannel pode ser uma boa estratégia para a sua empresa. Basicamente, podemos defini-lo como: “uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline. O omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores”. Para ter sucesso nessa estratégia é preciso atender bem, com excelência, e ter taxas de satisfação em todos os pontos que você se propôs estar. 
4. Produza conteúdo interativo e compartilhável. As marcas precisam entender que a era da autopromoção acabou. Conteúdos precisam ser: relevantes, interativos, e compartilháveis.

As tendências

O papel da comunicação 360º é transformar a experiência do usuário. Fazer dele não só um cliente fiel à marca e sim um fã. O público se tornou exigente e não quer apenas consumir algo – ele quer viver o que consome.
Essas personas que se identificam com a sua marca são essenciais. O marketing 360º foca em estratégias personalizadas e efetivas, transformando os resultados da sua empresa.
Dentro desse escopo, existem algumas tendências que estão se destacando e podem ser úteis para o seu negócio. 

Freemium
Atrelar uma experiência de usabilidade gratuita e ao mesmo tempo oferecer melhores ferramentas, produtos ou ofertas em um pacote pago pode dar ótimos resultados. O cliente tem a oportunidade de conhecer o que a sua marca proporciona e adquirir mais vantagens caso faça uma pequena assinatura no seu e-commerce, por exemplo.
Empresas como o Submarino oferecem frete grátis ilimitado em troca de uma assinatura anual. Com isso, os clientes premium dessa plataforma recebem ofertas exclusivas e personalizadas, o que gera mais interesse e fidelidade.

Coolpon
Outra ótima estratégia é criar campanhas que oferecem upgrades de produtos ou serviços, sem custo para o cliente, porque ele é importante para a sua empresa. Assim ele se torna um fã da sua marca, fazendo a melhor propaganda que ela poderia ter.
Por exempo, o Burger King lançou uma promoção de halloween para atrair mais consumidores. Bastava ir fantasiado de palhaço em qualquer uma das lojas da rede no dia 31 de outubro, para ganhar o lanche da promoção. 
Claro que toda e qualquer estratégia bem planejada traz resultados para o seu negócio. Hoje existe uma gama de plataformas e apps que potencializam as ações de marketing e melhoram a relação das empresas com o seu público-alvo.

Fonte: Senac

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário