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Agência do INSS ainda não tem médico perito

Atendimentos que dependem deste tipo de profissional são encaminhados pela unidade de Flores da Cunha para a regional de Caxias do Sul

Há pouco mais de quatro meses moradores de Flores da Cunha, Antônio Prado, Ipê, Nova Roma do Sul e Nova Pádua podem encaminhar atendimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na nova agência florense. Aberta ao público em setembro de 2015, atualmente a equipe local realiza uma média de 150 atendimentos semanais e encaminha auxílios e atualizações no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) – considerado porta de entrada para qualquer encaminhamento a benefícios sociais. Os únicos serviços que ainda não estão disponíveis na unidade são aqueles que dependem de análise médica, isso porque o INSS ainda não destinou um perito para o município – reflexo da paralisação nacional da classe.

Depois de quase 140 dias de paralisação, os médicos peritos do INSS decidiram retornar ao trabalho no dia 25 de janeiro. A entidade informou, no entanto, que seriam retomados apenas atendimentos às pessoas que ainda não se submeteram à perícia médica inicial. “Quando a situação estabilizar em Caxias do Sul será lotado um médico para a unidade de Flores da Cunha. Isso, porém, não tem prazo para acontecer, mas eu acredito que até a metade do ano estaremos fazendo esses atendimentos também aqui no município”, opina o gerente da agência florense e técnico do seguro social, Giuliano Fuculo Machado.

Enquanto isso não acontece, cidadãos das cinco cidades de abrangência da unidade florense devem encaminhar atendimentos periciais em Caxias do Sul. O atendimento é obrigatório para a concessão dos benefícios por incapacidade, o auxílio-doença (previdenciário ou acidentário), auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez. A agência do INSS em Caxias do Sul fica na Rua Visconde de Pelotas, 2.280, no bairro Pio X. O telefone para contato é o (54) 3223.7244.

Serviços locais
Em Flores da Cunha a agência é dividida em dois setores: de atendimento – com quatros guichês; e de perícia médica – com duas salas de perícia e um guichê de apoio. Inicialmente, além do gerente, outros dois servidores atendem ao público. Um novo concurso do INSS está marcado para maio e até o final do ano deve nomear mais dois profissionais para a unidade florense. A média de atendimentos diários é de 30 pessoas, número que gradativamente tende a aumentar, especialmente quando as perícias começarem a ser feitas. “Acredito que passaremos a ter cerca de 50 atendimentos diários com a presença do médico. Hoje, destes 150 registros semanais, a maior procura é de pedidos de aposentadoria por idade rural, pensão por morte, salário-maternidade, além das atualizações no Cadastro Nacional de Informações Sociais”, lista o gerente.

Para um primeiro atendimento na agência, o cidadão precisa ter em mãos o CPF. Muitas dúvidas podem ser consultadas pela central 135 (ligação gratuita de telefone fixo; custo de ligação local se feita de celular) ou na página da Previdência Social na internet. “Por esses meios a população pode tirar dúvidas, atualizar cadastros, fazer agendamentos e pedir informações sobre atendimentos sem precisar vir até a agência”, acrescenta Machado. Para o atendimento eletrônico, alguns serviços exigem senha. O segurado pode se cadastrar pelo 135 e na própria agência solicitar a senha que abre o acesso aos seus dados pelo site.

Outro serviço bastante procurado, porém, que deve ser feito pelo site, é a simulação de tempo de serviço e renda para pedido de aposentadoria. É a possibilidade que o INSS oferece ao cidadão para consultar quanto tempo falta para se aposentar e também o valor do seu benefício, caso tenha direito. Para realizar a simulação de valores é preciso ter em mãos todas as Carteiras de Trabalho, carnês e demais comprovantes de pagamento ao INSS.

Seguro desemprego
Os benefícios do seguro desemprego não são encaminhados pelo INSS, mas sim pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). Em Flores da Cunha, o encaminhamento é feito diretamente na agência da Caixa Econômica Federal (Avenida 25 de Julho, 1.700, no Centro). O serviço deve ser agendado previamente por telefone – (54) 3292.8400, ou pessoalmente na agência. O atendimento é feito somente para moradores de Flores da Cunha e Nova Pádua.



Previsão é de que serviço seja criado neste primeiro semestre. - Camila Baggio
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