Geral

Agência do INSS inicia atendimento em Flores da Cunha

Unidade é responsável pelos serviços prestados a cinco municípios, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Opções, por enquanto, são limitadas devido à greve dos servidores federais

Único órgão federal presente em Flores da Cunha, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abre as portas da agência para atendimento ao público a partir das 8h de hoje, dia 18. O serviço, porém, se inicia com um cenário conturbado no setor previdenciário devido à paralisação de servidores federais há mais de 70 dias. Dessa forma, por enquanto alguns serviços não estarão disponíveis na unidade que encaminhará demandas de cidadãos de Flores da Cunha, Antônio Prado, Ipê, Nova Roma do Sul e Nova Pádua.

Na agência, a população que antes se dirigia a Caxias do Sul poderá buscar informações e fazer atualizações no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), considerado porta de entrada para qualquer encaminhamento a benefícios sociais. Atendimentos agendados serão abertos somente a partir de outubro – até lá a estrutura de Caxias permanece fazendo os encaminhamentos.

Ou seja, aposentadorias, pensões, benefícios assistenciais, auxílios, pensão por morte e seguro-desemprego, que necessitam de agendamento prévio, serão implantados em Flores da Cunha de forma gradativa. Para os segurados que necessitam do auxílio-doença as perícias deverão ser agendadas na agência caxiense. Esse serviço também será implantado no município, porém, quando for finalizada a greve dos médicos peritos.
Somando os cinco municípios que serão atendidos, a agência do INSS terá demanda de uma população superior a 55 mil habitantes. De acordo com o gerente da unidade, Giuliano Fuculo Machado, a média prevista é entre 50 e 100 atendimentos diários.

Atendimentos

– A agência do INSS de Flores da Cunha fica na Rua Borges de Medeiros, 2.110, ao lado do Ministério Público (MP).

– Todos os serviços oferecidos pela Previdência Social são gratuitos, não sendo, portanto, necessária a contratação de serviços de terceiros para encaminhar qualquer solicitação junto ao INSS.
– O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

– Muitos serviços como a atualização de cadastros e agendamento de atendimentos podem ser feitos pela central telefônica de atendimento 135 ou pelo site www.previdencia.gov.br (a unidade florense ainda não possui linha telefônica local).


Relembre

Iniciada em julho de 2012, a unidade do INSS em Flores da Cunha tinha previsão inicial de ser concluída em abril de 2013. Em função de uma série de imprevistos, como a falta de mão de obra e, principalmente, a burocracia, a obra acabou atrasando e o prazo foi estendido. Impasses com a instalação dos móveis, com a ligação da energia elétrica definitiva, além do sistema interno, fizeram com que a unidade ficasse pronta somente neste ano. O prédio foi concluído em março de 2014 e foi erguido pela empresa Projeção Projetos e Construções, de Santa Catarina. A novela da agência florense do INSS iniciou em 2009, quando o terreno foi doado pela prefeitura durante a administração do então prefeito Ernani Heberle.


Serviço mais próximo da população

Na última quarta-feira, dia 16, representantes regionais do INSS estiveram no gabinete do prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, para apresentar o serviço e também a estrutura física da nova unidade. A inauguração oficial da agência está prevista para ocorrer somente em novembro.

O gerente executivo do INSS de Caxias do Sul, Cristiano Ricardo Fagundes Koch, reconheceu a importância de aproximar serviços da população, especialmente em tempos de recessão econômica. “Estamos dando um grande passo durante um período difícil. Não teremos de imediato todos os serviços em Flores da Cunha porque nosso efetivo está comprometido com as paralisações, mas o pacote é ter um atendimento completo beneficiando a população da região em um prédio moderno e acessível”, valoriza Koch.

O gerente da agência florense, Giuliano Fuculo Machado, complementa as facilidades em ter uma agência próxima, especialmente aos segurados com dificuldades de locomoção. “É uma grande conquista e em breve teremos os servidores destinados a Flores, inclusive com um médico perito”, adianta Machado. O prefeito ressaltou a presença do poder público que, em 2009, fez a doação do terreno para a vinda do INSS ao município. “Se pensa na população de Flores, mas também de toda a região que vai ser atendida aqui. Para nós isso tem um significado muito importante e estamos felizes em proporcionar esse serviço para todos.” Secretários municipais, vereadores e representantes de entidades florenses também conheceram a unidade.

A agência do INSS de Flores tem 330m² de área construída e o investimento foi de R$ 1,5 milhão. O prédio é dividido em dois setores: de atendimento – com quatros guichês para triagem; e de perícia – com duas salas de perícia e um guichê de apoio. Inicialmente o gerente e mais um servidor farão o atendimento que, gradativamente tende a aumentar levando em conta também o fim da paralisação dos servidores federais. No projeto, a unidade florense conta com cinco servidores mais um médico perito.



 - Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário