Geral

Agricultura em evidência

Encontro Nacional dos Produtores de Alho e Dia do Agro movimentam os municípios de Nova Pádua e Flores da Cunha

Na região, o mês de novembro tem sido dedicado à agricultura, prova disso é a realização do 35º Encontro Nacional dos Produtores de Alho, na última sexta-feira, dia 10, em Nova Pádua, e; o 3º Dia do Agro, na próxima quarta-feira, dia 22, em Flores da Cunha. 
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua, Ricardo Pagno, essas iniciativas são muito importantes, uma vez que a agricultura é extremamente significativa para a economia de ambos os municípios: “Esses eventos são sempre muito importantes para o agricultor estar buscando novos conhecimentos, novas tecnologias, e em constante atualização. Tanto o Dia do Agro, com as estações voltadas para a prática na propriedade, onde os produtores poderão visualizar como deve ser feito, e a parte mais teórica, transmitida pelos profissionais envolvidos, que vão estar, também, no Encontro do Alho”, explica Pagno, acrescentando que a troca de experiências acontece, ainda, nas conversas entre um agricultor e outro, o que acaba fortalecendo esses laços. 
Um dos papéis do Sindicato, conforme o presidente, é estar sempre fomentando a agricultura por meio de encontros e projetos, levando novidades e conhecimento aos agricultores. Por isso, ele acredita que o público pode esperar profissionais competentes, assuntos pertinentes e atuais, além de novas tecnologias nos dois eventos. “No Dia do Agro nós vamos ter uma palestra sobre mão de obra, envolvendo o Ministério do Trabalho, e a questão da Fetag, que representa a agricultura familiar; todos muito preocupados com a contratação, dada a aproximação da nova safra. Também se espera muito do Encontro Nacional do Alho, levando em consideração que a situação não está boa, então é uma oportunidade de vermos realmente o que pode e deve ser melhorado para contribuirmos com a agricultura familiar”, conclui Pagno. 
A respeito do Dia do Agro, que ocorrerá na quarta-feira, dia 22, no pátio e no salão da comunidade da Linha 40, o prefeito municipal, César Ulian, lembra que o projeto foi iniciado há três anos e reuniu 200 pessoas em sua primeira edição, no distrito de Otávio Rocha: “O Dia do Agro foi criado em 2021 com o objetivo de proporcionar a troca de informações e experiências entre os participantes sobre as principais culturas produzidas na nossa região, além de levar tecnologia e inovação aos produtores rurais do nosso município”.
A iniciativa deu certo e, em 2022, a segunda edição realizada reuniu 300 pessoas no evento, que também foi realizado em Otávio Rocha. Por isso, para 2023, as expectativas são as melhores: “A expectativa é superar o público da última edição, além de oportunizar às empresas a demonstração de máquinas e tecnologias aos agricultores”, prospecta o chefe do Executivo. 
Para isso, Ulian adianta que, diferente das edições anteriores, o 3º Dia do Agro contará com atividades durante todo o dia: “Teremos o circuito de estações – realizado em propriedades agrícolas vizinhas à comunidade – com assuntos sobre as culturas do morango, tomate, pragas e produção de mudas de videira, na parte da manhã. Após, haverá almoço, e, na parte da tarde, uma palestra sobre contratação de mão de obra. Durante todo o dia haverá exposição de máquinas e tecnologias, com mais de 30 empresas parceiras do setor agrícola de Flores da Cunha e região”, empolga-se o prefeito. 
Na contramão destas iniciativas está o fato de a Secretaria da Agricultura ter em seu comando uma secretária interina, Tainara Gilioli, mas, segundo Ulian: “Nos próximos dias teremos novidades sobre a pessoa que somará na equipe”. 
Aguardaremos. 

Programação Dia do Agro
8h – Credenciamento
8h30min – Abertura
9h – Circuito de estações
- A importância da escolha de mudas com a melhor seleção de material: engenheiros agrônomos Morgana Molon e Tiago Molon (Viveiros Molon)
- Atualizações no manejo da pérola da terra na cultura da videira: pesquisador Dr. Marcos Botton (Embrapa Uva e Vinho)
- Manejo da nutrição do morangueiro: engenheiro agrônomo Luciano Ilha (Emater/RS – Ascar)
- Manejo de pragas e doenças no tomate – engenheiro agrônomo Welinton Fabro
12h – almoço
15h – Painel: Contratação de mão de obra
Ricardo Pagno, presidente do STR de Flores da Cunha e Nova Pádua
Eugênio Zanetti, vice-presidente da Fetag/RS
Gerson Soares Pinto, chefe da Seção de Fiscalização do Trabalho da SRTB/RS

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário