Geral

Aqueça um coração, doe agasalhos

As baixas temperaturas registradas nos últimos dias em Flores da Cunha e na região foram capazes de congelar o orvalho sobre os campos, mas não foram suficientes para esfriar os bondosos corações que trabalham para tornar melhor a vida de pessoas carentes.

As baixas temperaturas registradas nos últimos dias em Flores da Cunha e na região foram capazes de congelar o orvalho sobre os campos, mas não foram suficientes para esfriar os bondosos corações que trabalham para tornar melhor a vida de pessoas carentes. Passados 21 dias do lançamento oficial da Campanha do Agasalho 2009, roupas, cestas básicas, cobertores e móveis estão sendo entregues nos 17 postos de arrecadação (confira lista abaixo). Na sede da Comissão Assistencial, localizada junto ao Estádio Municipal Homero Soldatelli, já é grande o volume de doação. “Mas a procura pelos donativos também aumentou nos últimos dias”, relata a responsável pelo atendimento, Elza Maioli. Ela diz que com a chegada do inverno é muito grande a procura por cobertores e agasalhos. Na tarde de ontem foram atendidas 50 famílias. “Reforço o pedido por esses itens. Desde que iniciamos a campanha recebemos apenas quatro cobertores”. Também são aceitas doações de alimentos, fraldas e móveis. Muitas roupas recebidas pela entidade necessitam de algum conserto. Mas, muitas vezes, ficam paradas porque a máquina de costura disponível não tem capacidade para maiores reparos. “Precisamos muito de uma máquina costura overlock e uma máquina de costura simples. Assim, teremos a oportunidade de confeccionar roupas infantis, que também são muito procuradas”, diz Elza. Informações pelo telefone 3292.3109, com Elza Maioli ou Tarcila Fontana. Onde fazer sua doação Agências Bancárias: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Bradesco e Banrisul. Supermercados: Schiochet, Vermelhão, Gazzola, Carraro, Gema Pagno e Mercado Cavalli (São Gotardo). Demais pontos: Sesi Farmácias, Escola Estadual Professor Targa, Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Caneca, Escola Municipal São José, Escola Estadual São Rafael e na Prefeitura Municipal.

Doações ajudam família

O trabalho da Assistência Social do município, representada pelas figuras de Elza Maioli e Tarcila Tibolla Fontana, é reconhecido por quem já passou algum tipo de necessidade e precisou de auxílio. É o caso de Eva Batista, que veio de Vale do Itajaí/SC, cidade que foi destruída pela enchente no final do ano passado. Eva e sua família perderam tudo o que tinham. Desolados, deixaram a cidade e vieram para Flores da Cunha apenas com a roupa do corpo. Quando chegaram traziam na bagagem a vontade de trabalhar e reconstruir a vida. Após uma noite de viagem, Eva, seu esposo e dois dos quatro filhos chegaram na rodoviária. Não tinham nenhum dinheiro e tão pouco um lugar para ir. Ficaram na Praça da Bandeira e buscaram ajuda junto à Prefeitura Municipal.

Eva conta que a ideia era ir para Otávio Rocha, pois um parente havia indicado que o lugar era bom para viver. “Quando chegamos na rodoviária de Caxias do Sul eu não lembrava mais o nome da localidade. Daí vim para cá mesmo”, emociona-se ao relembrar. Apesar de todas as dificuldades, a família foi acolhida por “anjos”, como ela mesma denomina as pessoas que os ajudaram e encaminharam para um abrigo temporário. Hoje, passados quatro meses, Eva e sua família estão trabalhando e morando em uma chácara nas proximidades do Parque de Rodeios. Ela agradece a ajuda recebida de muitas pessoas de Flores. “Só tenho que agradecer a todos que nos acolheram com todo carinho e respeito. Agradeço também a Elza e a Tarcila da Assistência Social. Elas foram anjos que nos deram toda a ajuda sem ao menos saber da nossa história”. O agradecimento se estende a todos que deram apoio durante aproximadamente quinze dias. As lembranças das tristezas vividas naqueles dias de horror em Santa Catarina não serão apagadas jamais. Entretanto, a possibilidade de um recomeço em uma terra próspera e acolhedora acompanha a família Batista.

Hospital também recebe donativos

Há cerca de 30 dias o Hospital Nossa Senhora de Fátima inaugurou um espaço destinado à arrecadação de roupas e utensílios que são distribuídos aos pacientes carentes. O serviço já existe há mais de dez anos, mas não havia um espaço específico para os donativos. A voluntária que atua no local há 12 anos, Maria Pedron, comemora a iniciativa. “Esse trabalho é muito importante, pois aqui recebemos roupas de adultos e crianças que são distribuídas conforme a necessidade dos pacientes”, conta ela. Para Maria, esse é um trabalho gratificante que é feito com muito carinho por todos os envolvidos. “Sempre achei importante me doar por uma causa. Faço a minha parte para ajudar o próximo”, orgulha-se a aposentada que recebe, separa, lava e conserta todas as roupas que chegam para doação.

Segundo a coordenadora da enfermagem, Milena Boniatti, nesse primeiro mês, 11 pessoas já receberam doações. Quem desejar doar roupas, especialmente de bebês, pode entregar na recepção do Hospital. Também são aceitas fraldas descartáveis.
Elza Maioli e Tarcila Fontana são as responsáveis pelo atendimento na Comissão Assistencial. - Mirian Spuldaro
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário