Geral

Arte têxtil - livro e exposição

A mostra poderá ser visitada até dia 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h

Dos rústicos trançados de palha americanos, ao linho que envolvia as múmias do Egito, ou às mais delicadas rendas e tapeçarias europeias, o têxtil tem sua história entrelaçada com a da própria humanidade. Muito dessa trajetória é relatada no novo livro da pesquisadora caxiense Véra Stedile Zattera, denominado 10.000 Anos de Arte Têxtil, que foi lançado na quarta-feira, dia 2, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul. A ocasião marcou também a abertura da exposição homônima no mesmo local.

O embrião desse livro começou em 1988, quando a autora, como professora de Técnicas Industriais, abordava a carda, a fiação, a tecelagem e a estamparia na universidade. A inexistência de bibliografia em português sobre o tema, fez com que escrevesse um pequeno livro denominado Arte Têxtil no Rio Grande do Sul. O desenvolvimento da pesquisa e edição da obra fez crescer seu próprio interesse pelo assunto. “Depois desse estudo, resolvi desenvolver a recém denominada Fiber Art. Comecei fazendo obras para minha casa, meus pais e amigos e, na sequência, fui convidada a expor, com outras artistas brasileiras, em eventos nacionais e internacionais. Foi muito gratificante”.

Além das peças originais, de labor artesanal e artístico, produzidas por artesãos internacionais e pela pesquisadora, a exposição 10.000 Anos de Arte Têxtil será composta de um “varal” de tecidos impressos com fotografias, nos quais são mostradas diversas técnicas.

A mostra poderá ser visitada até dia 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. Os painéis do varal poderão ser reservados no local e serão entregues ao final da mostra. Seu valor será doado para uma entidade assistencial. O livro, estará à venda na Casa Faro, na Rua Plácido de Castro, 1.053, Exposição, Caxias do Sul, no valor de R$ 150.

 - Javier Paquito Masia Herrera/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário