Geral

Assinatura do tombamento histórico do Campanário da Igreja Matriz vai ocorre no dia 30 de outubro

Durante a solenidade será assinado o decreto do poder executivo que configura a liberação legal para iniciar o projeto e restauração do patrimônio

A prefeitura de Flores da Cunha, o Conselho Municipal da Cultura, a Associação dos Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes confirmaram que a cerimônia do tombamento histórico do Campanário da Igreja Matriz vai ocorrer no dia 30 de outubro, a partir das 18h. Durante a solenidade  será assinado o decreto do poder executivo que configura a liberação legal para iniciar o projeto e restauração do patrimônio, que é um dos principais pontos turísticos do município. O tombamento foi aprovado pelo Conselho Municipal da Cultura no mês de agosto.

Este será o terceiro tombamento municipal do patrimônio histórico cultura de Flores da Cunha.  O primeiro ocorreu no mês de agosto de 2018, onde o antigo cemitério da Capela São Martinho, no Travessão Martins, passou a ser denominado Campo Santo dos Imigrantes. Já o segundo ato ocorreu em novembro de 2018, quando foi assinado pelo executivo municipal o tombamento do prédio do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, que já está recebendo o projeto de restauração, para posteriormente serem captados os recursos para iniciarem as obras.

 

O Campanário

No dia 6 de outubro de 1946, com a bênção da pedra fundamental, foi iniciada a construção do Campanário de pedra, obra idealizada e concretizada por Frei Eugênio Brugalli. A Torre foi projetada pelo Dr. Vitório Zani e a execução ficou com a responsabilidade de João de Bastiani, de Nova Pádua. A edificação conta com 11.122 pedras. Trabalharam na construção os senhores Beijamim Vezzaro, Fausto Vezzaro, João de Bastiani, José Marin e Umberto Menegat. O engenheiro responsável pela construção da torre foi Luis Lesseigner de Farias e as pedras vieram da pedreira de José Golin. O corte das pedras foi feito pelos pedreiros Luiz Coloda e Antonio Coloda, que eram irmãos, da Capela Monte Bérico.

O Campanário possui quatros relógios, fabricados em 1948 e instalados em 1950, com mostradores de 3 metros de diâmetro. Um martelo de 22 quilos bate as horas do sino maior. Atualmente o toque dos sinos é programado e executado eletronicamente. No alto da Torre estão instalados alto-falantes, que são usados para estimular a participação nas missas através de músicas e convites. Uma peculiaridade ainda preservada pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes é o anúncio de falecimentos, com informações sobre velórios e celebrações de encomendação.

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário