Geral

Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes completa 20 anos

Localizada nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a região é formada por 12 vinícolas associadas

Em 23 de janeiro de 2002, representantes de 11 empresas vinícolas de Flores da Cunha e Nova Pádua se reuniram no Centro Empresarial e constituíram oficialmente a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes). Em um primeiro momento, a ideia era criar uma associação que congregasse as empresas vinícolas da região e, ao mesmo tempo, trabalhasse no desenvolvimento e incentivo da pesquisa vitivinícola, visando a qualificação do vinho e seus derivados.

A sociedade civil e sem fins lucrativos busca desenvolver ações que promovam a organização de área geográfica determinada para a produção de vinhos finos, visando a certificação de origem, divulgação, comercialização e estimulação do potencial enoturístico da região, através do roteiro da Região dos Altos Montes.

Com a conquista do registro de Indicação Geográfica, a associação tem foco na promoção da área para produção de vinhos finos. Certificando a origem dos produtos que, desde 2020, carregam o selo de Indicação de Procedência (IP) Altos Montes, a Apromontes possibilita maior visibilidade para as vinícolas. “Com os métodos da IP, conseguimos ter maior controle da qualidade dos vinhos e, com isso, eles acabam tendo maior reconhecimento”, destaca Filipe Panizzon, presidente da Associação.

Com 12 vinícolas associadas – Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon –, a associação projeta para os próximos anos um número maior de vinícolas. “As expectativas para os próximos anos são de trazer mais vinícolas para a Apromontes e conquistar o selo de Delimitação de Origem (D.O), que indica que as qualidades e características dos vinhos da região se dão, exclusivamente, pelas condições que o terroir proporciona, dando maior visibilidade para o grupo”, finaliza Panizzon.

A Região dos Altos Montes oferece cultura, conhecimento e lazer para os turistas que desejarem conhecer Flores da Cunha e Nova Pádua. A originalidade encontrada nas vinícolas resgata a história da colonização italiana, a tradição dos antepassados e a qualidade da gastronomia e dos vinhos.

 - Vinícola Panizzon / Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário