Black Friday: Como o varejo aproveita a data que antecede as vendas de Natal
A data se consolidou como um aquecimento para as vendas de Natal, sendo uma oportunidade para o comércio fidelizar consumidores
A Black Friday se tornou um dos maiores eventos de vendas do varejo brasileiro, atraindo milhões de consumidores em busca de ofertas. Com o aumento da concorrência e a expectativa de grandes descontos, as empresas se preparam com estratégias específicas para maximizar suas vendas e fidelizar clientes. A data, que originalmente começou como um evento exclusivo de uma única sexta-feira, hoje se estende por vários dias, oferecendo uma experiência de compra mais dinâmica e acessível para os consumidores.
Marciliane Oliveira, gestora da filial do Magazine Luiza de Flores da Cunha conta que a Black Friday é a data de maior volume de vendas da loja, acima de outras datas mais tradicionais do calendário brasileiro.
— A Black Friday é o maior pico de vendas do ano, ultrapassando qualquer outra data festiva. Isso contribui diretamente para o faturamento anual e a rentabilidade da empresa. Durante a campanha, o Magazine Luiza não apenas atrai novos consumidores, mas também reforça o relacionamento com clientes já existentes — afirma.
Marciliane ainda conta que uma das estratégias utilizadas pela loja é não deixar todas as promoções apenas para a última sexta-feira.
— Uma prática do Magazine Luiza é antecipar descontos e prolongar o período promocional, evitando o congestionamento de vendas apenas na última sexta-feira, assim os descontos já começam a aparecer nas semanas que antecedem a Black Friday, esse modelo permite uma experiência de compra mais tranquila para o cliente — explica.
Vilma Fragoto, de 57 anos, que reside em Caxias do Sul, mas que passa boa parte do seu tempo em Flores da Cunha por conta de suas duas irmãs que residem no município, conta que pretende aproveitar as ofertas do comércio de Flores nesta Black Friday.
— Estou dando uma olhada nas televisões, pois a minha é bem antiga, pequena e já está até sem controle (remoto). Quero ver ser se encontro uma maior e vou aproveitar a Black (Friday) pra procurar um valor mais em conta.
De acordo com a pesquisa “Comportamento de Compra e Tendências para a Black Friday 2024”, realizada pela Opinion Box em parceria com a Dito, 55% dos brasileiros já têm claro o que pretendem comprar na Black Friday deste ano. Além disso, o estudo aponta que 39% dos consumidores preferem manter o relacionamento com a empresa após a compra através do e-mail.
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