Geral

Borges de Medeiros e Frei Eugênio com sentido único

Sistema binário deverá entrar em funcionamento no início de 2022 e fará parte da reformulação da Avenida

Foi lançado na quarta-feira, dia 17, o Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo para requalificar a Avenida 25 de Julho, de Norte a Sul, em Flores da Cunha. “Temos um grande potencial turístico, mas eu reforço que a Avenida, antes de ser para o turista, que ela seja para nós de Flores da Cunha, como um presente para a nossa comunidade, para que possamos ter algo que nos represente, nos identifique, e que ela possa atender todas as demandas que temos, que vão muito além da mobilidade”, declarou o prefeito, César Ulian. 
A iniciativa do concurso tem como objetivo garantir um processo licitatório transparente e democrático para reunir projetos de arquitetos de todo o Brasil. As propostas inscritas através do site www.concursoavenida25dejulho.org serão avaliadas por um júri especializado e de maneira sigilosa e a remuneração do vencedor é definida previamente, com base na Tabela de Honorários Profissionais. No site também é possível conferir as premissas do projeto, que demonstra o anseio da prefeitura em torno da Avenida, promovendo a qualidade de vida através da humanização, da melhoria da mobilidade urbana, das funcionalidades e no estímulo ao desenvolvimento econômico e social.
As propostas para a requalificação da Avenida 25 de Julho, que possui extensão total de 5,8 km e área aproximada de 26,7 ha, devem ser desenvolvidas em nível de Estudo Preliminar, sendo subdividida, por conta de suas características específicas, em três trechos: Trecho 01 - Acesso Sul | Extensão total: 2,60 km | Área total de intervenção: 20,4 ha; Trecho 02 - Área Central | Extensão total: 1,10 km | Área total de intervenção: 2,2 ha,e; Trecho 03 - Acesso Norte | Extensão total: 2,10 km | Área total de intervenção: 4,1 ha. 
“É a via mais longa da sede urbana e atua como eixo estruturante. Ela faz parte do cotidiano dos moradores, concentrando diversas atividades, é o coração da cidade. Queremos deixá-la com a cara que Flores da Cunha merece, por isso esse projeto precisa atender às expectativas de tráfego, de mobilidade, de humanização, de mobiliário urbano, ou seja, todos os complementares que estão vinculados ao projeto urbanístico”, destacou a secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Rosiane Machado Pradella. 
As inscrições ocorrem até o dia 22 de dezembro, com envio das propostas até o dia 21/01. O julgamento ocorre de 27 a 30 de janeiro, com a divulgação do resultado no dia 1º de fevereiro. Conforme Ulian, a obra será executada em partes. 

Sistema binário 
Junto com a reformulação da Avenida, mais uma novidade deverá ser implantada no início do próximo ano: o sistema binário. 
Conforme a secretária Rosiane, o binário vai atuar com o intuito de desafogar o trânsito. “As ruas Frei Eugênio e Borges de Medeiros terão sentido único e, com isso, vamos conseguir dar maior trafegabilidade no trânsito. Já estamos rodando software para termos dados de veículos, de quantos anos o binário irá ser efetivo na cidade, previsão de estacionamento. E tudo isso está sendo trabalhado junto com a reformulação da Avenida”, informa a secretária, destacando que quando iniciar as obras da Avenida o binário já estará funcionando.

      

 - Guilherme Ósio/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário