Geral

Câmara presta homenagem à Banda Florentina

Músicos participaram de solenidade pelos 50 anos de fundação no dia 6 de novembro

Os 50 anos de fundação da Banda de Música Florentina foram homenageados pela Câmara de Vereadores de Flores da Cunha com uma sessão solene no dia 6, no plenário do Legislativo. Após apresentação do histórico por meio de um vídeo e de fotos, o presidente da Casa, Jorge de Godoy (PP), autor da proposta de homenagem, entregou um certificado à presidente do grupo musical, Carla de Godoy.

A Banda Florentina foi fundada em 7 de setembro de 1964 e durante esses anos fez parte do desenvolvimento cultural e artístico da cidade. Com intenção de dar continuidade ao trabalho da Banda Giuseppe Garibaldi, que atuou até 1950, um grupo de percursionistas da Escola São José decidiu formar uma nova banda com o objetivo de animar os eventos de Flores da Cunha. A indicação da denominação foi de um dos músicos, Assis Brasil Lavoratti, que associou os nomes de Flores da Cunha e Nova Trento para criar o termo Florentina.

Entre os fundadores, além de Lavoratti, estão Armindo Zamboni, Alcides Corso, Arthur Corso, Antônio Carlos Finger, Claudino Mambrini, Domingos Rizzon, Hilário Sgarioni, José Rech Oldra, Mateus de Godoi, Plínio Ciochetta, Remi Toscan e Rony Montanari.
Os ensaios eram realizados no salão paroquial até 1965, quando a prefeitura doou um terreno para a construção da sede da entidade. O prédio, localizado na Rua Júlio de Castilhos, no Centro, foi demolido em 2013 – atualmente uma nova sede é construída no mesmo local com previsão de finalização em 2016.

A primeira apresentação da Florentina aconteceu na Festa de São Pedro, em 1964. O repertório era variado e somente quando o maestro Elírio Toldo assumiu a regência é que foram incluídas as músicas italianas.

Em 1976 a Florentina recebeu o prêmio Melhor Banda do Rio Grande do Sul em um festival realizado em Carazinho, além de outros diversos eventos participando de desfiles e concursos, incentivando ações sociais por meio da música. Seu repertório vai do rock até clássicos, passando por trilhas italianas e internacionais.

Atualmente o grupo é regido pelo maestro Daniel Pedro e conta com a participação de duas mulheres e 20 homens. A Florentina trabalha com projetos de educação como a Oficina do Sopro, aberta à comunidade; e aulas gratuitas de teorias e práticas musicais, fornecidas aos alunos do 5º ano da Escola Estadual Professor Targa. Outro projeto desenvolvido é o Quando os Sinos Tocam, que leva concertos natalinos às comunidades do interior. Neste ano, as atividades também divulgam a 13ª Festa Nacional da Vindima (Fenavindima), promovendo filós em homenagem à imigração italiana.

Músicos participaram da solenidade na sede do Legislativo. - Luizinho Bebber/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário