Geral

Categoria Educação Infantil tem 18 projetos inscritos na Mostra Científico-Cultural

Os ganhadores serão conhecidos no próximo dia 21

Uma iniciativa que envolveu mais de 2500 estudantes e aproximadamente 300 professores da rede municipal de ensino desde o início do ano letivo. Esta é a Mostra Científico-Cultural, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha. O projeto teve como principal objetivo incentivar e estimular o estudo, a pesquisa científica e a autonomia nos alunos por meio da busca de soluções para problemas existentes no contexto em que vivem. Além disso, a Mostra permitiu que o estudante sentisse mais segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho.  

A Mostra Científico-Cultural abrange estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A categoria Educação Infantil, que vai do Maternal ao Pré II, conta com 18 projetos inscritos (veja abaixo).

A comissão de avaliação dos projetos foi composta por pesquisadores e bolsistas do CNPq, Coordenadores de Projetos de Iniciação Científica, Mestre e Doutorandos nas áreas do conhecimento em que a pesquisa foi desenvolvida. Os ganhadores serão conhecidos no próximo dia 21.  Os trabalhos contemplados poderão ser inscritos em Mostras ou Feiras a nível estadual ou nacional.

Confira os projetos selecionados na categoria Educação Infantil:

Alimentação Saudável

As descobertas no mundo dos alimentos saudáveis tiveram como objetivo principal possibilitar a interação dos alunos com as professoras, a criatividade, a autoria e a interdisciplinaridade entre o entendimento sobre alimentação saudável, equilíbrio do corpo e o ambiente o qual faz parte.

 

Arco-íris

De onde vem o arco-íris? Os estudantes desta turma buscaram compreender como acontece a formação do arco-íris, investigando os fenômenos naturais que são necessários para o surgimento do mesmo.

 

As aranhas

O que você faria se uma aranha entrasse a sua sala? Foi depois da visita da Dona Aranha que esse projeto investigou o que as aranhas buscam quando entram em diferentes ambientes.

 

As borboletas

Você sabia que as borboletas se transformam a partir de um casulo? Mas será que de um casulo sempre sai uma borboleta? Essas e outras perguntas podem ser respondidas pelas crianças que desenvolveram esse projeto incrível.

 

Como nascem as árvores

Você já se perguntou como nascem as árvores? Essa turminha, junto com a professora orientadora, realizou vários experimentos para demonstrar a importância delas para a vida do planeta.

 

Como nascem as borboletas

Esse projeto tem o intuito de incentivar a pesquisa científica e a partir deste incentivo promover a curiosidade dos alunos ao explorar as fases da vida da borboleta e o seu processo de metamorfose.

 

Conhecendo as minhocas

Você sabe como as minhocas respiram no fundo da terra? Os estudantes desta turminha realizaram uma pesquisa para saber mais sobre o universo das minhocas e todo o seu desenvolvimento.

 

Cuidados para evitar a disseminação da COVID-19

Desde o início do ano, as crianças desta turma preocuparam-se em saber sobre os cuidados que deveriam ter para interagir com colegas e professores. E, assim, surgiu esse projeto que buscou praticar os cuidados básicos em combate à pandemia da COVID-19.

 

De onde vêm os jacarés

Os jacarés despertaram o interesse e a curiosidade natural das crianças. Neste projeto, você poderá conhecer um pouco mais sobre o universo dos répteis e o seu habitat natural.

 

É mágica? Não, é estática

Profe, olha o cabelo da colega! Ficou todo arrepiado quando a colega desceu pelo escorregador. Você sabe por que isso acontece? Estamos muito curiosos para descobrir, será que é mágica?

 

Espaço Sideral

A curiosidade e a imaginação infantil impulsionam inúmeras descobertas e aprendizagens e, por isso, essa turminha deu uma volta para descobrir como chegar ao espaço sideral.

 

Formigas

A partir do interesse das crianças e da visita inesperada das formigas, esse projeto investigou a vida das formigas, despertou o interesse e promoveu o desenvolvimento de competências e habilidades por meio deste estudo. 

 

Investigando a lua

Você já parou pra pensar se a lua aparece no céu apenas de madrugada ou se ela está lá durante o dia? Essa galerinha fez uma investigação observando o céu dia e noite e não é que eles descobriram muitas informações relevantes.

 

Mundo das cores

A galerinha dessa turma de educação infantil ficou muito curiosa para saber se era possível extrair tinta dos elementos da natureza. Eles descobriram tantas coisas novas e com as cores fizeram até arte.

 

Piratas do Lixo

Mas a final o que é o lixo? Os piratas do lixo tiveram uma grande missão navegando pelos mares da reciclagem. Venha descobrir tudo o que eles aprenderam!

 

Por que os dentes caem?

Os estudantes da Educação Infantil realizaram várias descobertas sobre os seus dentinhos e puderam aprender um pouco mais sobre a higiene bucal. E a fada dente, será que ele apareceu?

 

Por que os vidros embaçam?

Quem nunca sofreu com os óculos embaçados? Com a pandemia e o uso das máscaras, os óculos têm embaçado com frequência e, por isso, essa turminha foi descobrir tudo sobre esse fenômeno.

 

Uma viagem fantástica

Os cientistas desta turma foram desafiados a olharem para o céu e explorarem o Sistema Solar. Durante suas descobertas, realizaram uma viagem fantástica e cheia de emoções.

 - Prefeitura FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário