Geral

Centenário da Música Bertussi é homenageado em Live nesta semana

Com apresentação de Gilney Bertussi, a Live Juvelina relembrará os 100 anos de trajetória musical da família

Para homenagear o centenário da Música Bertussi, neste sábado, dia 23, às 20h30min, será transmitida a Live Juvelina, diretamente pela página Os Bertussi no Facebook. O financiamento é da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, e conta com o apoio cultural da Racon Consórcios, Unyterra e Super Pneus. Quem assina a produção cultural é a Cali Troian, da Cali Gestão Cultural e Comunicação.

A live tem como objetivo homenagear o centenário da contribuição musical da família Bertussi e, também, relembrar a história e as lutas que Fioravante e os filhos tiveram neste cenário. Além de Gilney, Daltro Bertussi e Paulo Siqueira estarão presentes na apresentação.

Na madrugada do dia 10 de novembro de 1920, o então maestro da Banda da Criúva, Fioravante Bertussi, chamou todos os integrantes para fazer uma serenata à sua amada, Juvelina Siqueira. A música tocada ficou conhecida como Valsa Juvelina e marcou o início de uma das principais famílias musicais do Rio Grande do Sul.

Dois anos mais tarde, Fioravante e Juvelina se casaram e, da união, quatro filhos nasceram: Honeyde, Valmor, Wilson e Adelar. Com o quarteto, o patriarca da família montou a banda Dois Purungos Acuierados na década de 1940. Após a dissolução do conjunto, Honeyde foi o único que permaneceu na estrada musical, até que uma doença pulmonar lhe afastou dos palcos por um tempo e o irmão Adelar, 10 anos mais jovem, passou a ser o seu braço direito.

No ano de 1949, com a dupla se apresentando, em um programa de rádio na cidade de Erechim, ouviu-se pela primeira vez o novo nome artístico que ficaria conhecido Brasil afora: Irmãos Bertussi. Honeyde e Adelar trilharam sua carreira fazendo sucesso, não somente em terras gaúchas, mas em cenário nacional. “A música dos Irmãos Bertussi foi a primeira música gaúcha bailável, que anima os bailes e festas, e a partir deles tantos discípulos vieram e continuam aparecendo”, comenta Gilney Bertussi, filho de Adelar e da terceira geração de músicos da família, sobre a importância do caminho percorrido pela dupla.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário