Geral

Consepro cria portal de transparência

Iniciativa visa incrementar as receitas destinadas aos órgãos de segurança de Flores

O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Flores da Cunha assinou, neste mês, um convênio com a Cooperativa Sicredi Serrana onde o banco fará repasses mensais de verbas – valor proporcional ao número de habitantes do município –, com o intuito de auxiliar nas ações da entidade. A parceria é resultado de adequações feitas pela diretoria do Consepro, permitindo que os repasses possam vir também de empresas e não somente de órgãos públicos. “Agora o Consepro é filiado à Federação dos Conselhos Comunitários Pró-Segurança Pública do Rio Grande do Sul (Feconsepro), o que exige algumas mudanças, principalmente na forma de prestar contas”, esclarece o presidente da entidade, Lucas Carenhato. Com isso, as empresas também podem contribuir com a segurança pública do município.
A partir do mês de junho, a entidade florense passará a integrar um portal de transparência, por meio de um site padrão de todos os Consepros, onde estarão disponíveis todas as receitas e despesas realizadas pela entidade. “Isso é muito positivo, porque a partir dos próximos meses a comunidade poderá conferir todas as nossas contas. Nunca tínhamos pensado nisso, até porque o gasto seria muito alto, mas agora conseguimos agregar valor à entidade tornando as nossas contas públicas”, valoriza o presidente. 
Atualmente, 80% da receita da entidade corresponde a repasses da prefeitura. Neste ano, o Conselho se inscreveu no edital do Fórum Municipal para receber verbas depositadas a título de penas alternativas de prestação pecuniária ou transação penal da comarca florense. A Promotoria e o Ministério Público também realizam doações. Para Carenhato, o repasse vindo da Sicredi será fundamental para dar andamento a serviços de segurança do município. “Uma parte estimada em 20% do valor será para financiar a manutenção da filiação ao Feconsepro e ao portal da transparência. A outra parte vai ser destinada à Delegacia de Polícia, para manter a nova estagiária que foi contratada”, lista. Conforme a Delegacia de Polícia, em função da falta de repasses, desde fevereiro o atendimento era limitado para serviços de expediente, emissão de certidões de antecedentes criminais, fornecimento de certidões diversas, cópias de inquéritos policiais e termos circunstanciados, além de registros de acidentes de trânsito com danos materiais. A estagiária, contratada a partir de 1º de abril, ajudará nessas funções em meio turno.
Carenhato adianta que a expectativa é que, a partir das modificações e com a disponibilidade do portal de transparência, outras empresas se interessem em auxiliar o Consepro e, consequentemente, incrementar a segurança pública no município. “Este é o primeiro exemplo que tivemos e esperamos que outros venham em seguida”, valoriza.

Seminário 
A segunda edição do projeto ‘Vida, Valores e Cidadania’, realizado pelo Consepro, teve início nesta semana. A ação visa conscientizar as futuras gerações de que é possível resgatar a moral, a política, os valores e a ética das pessoas. 
Neste ano, 111 alunos estão contemplados na atividade – 8º e 9º anos das escolas Leonel de Moura Brizola e Professor Targa. Os encontros são mensais e finalizam no mês de novembro. Ao todo, serão oito encontros e 15 painéis que debaterão assuntos diversos. O primeiro deles, realizado na segunda-feira, dia 15, contou com a participação do juiz de direito da Comarca de Flores da Cunha, Enzo Carlo Di Gesu, e do presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, Olir Schiavenin, que abordaram a responsabilização do menor infrator e a importância da agricultura familiar na economia, respectivamente.
 

O primeiro encontro foi realizado na última semana. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário