Geral

Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre emite mais de 800 passaportes por mês

Desde março o serviço tem registrado aumento progressivo na emissão do documento

Os cidadãos italianos no Rio Grande do Sul ganharam mais celeridade num dos principais serviços prestados pelo Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre. A representação diplomática da Itália no Rio Grande do Sul, a partir da ampliação do uso da tecnologia e com a redução de trâmites legais, está emitindo, em média, 803 passaportes por mês. O número representa um crescimento de 130% se comparado ao mesmo trimestre do ano passado, quando o máximo de emissões chegava a 350 documentos.

Desde março, o Consulado-Geral tem conseguido aumentar significativamente os números de emissões de passaporte que, naquele mês, foram 812. Em abril foram 720 (menor por conta dos vários feriados). A melhor performance do ano foi alcançada no último mês: em maio, quando o órgão chegou a emitir 878 passaportes.

E as metas são ainda mais ambiciosas: o objetivo do Cônsul-Geral, Valerio Caruso, é que o Consulado consiga emitir mais de um mil passaportes por mês até ao final do ano de 2023. “Estamos conseguindo fazer mais por nossos cidadãos, permitindo que eles tenham agilidade e transparência nos processos, a fim de facilitar o acesso aos nossos serviços” diz o Cônsul-Geral.

Antes de requerer o passaporte, o cidadão precisa ter reconhecida a cidadania italiana. Neste, que é um dos mais importantes serviços consulares, também houve celeridade nos processos. Desde que Caruso assumiu, em setembro do ano passado, quatro mil famílias foram convocadas a apresentar a documentação para o reconhecimento da sua cidadania “iure sanguinis” (por direito de sangue).

Entre as ações que evidenciam a melhora no atendimento estão ações como a implantação de um call-center (51 2500.7515), a biometria itinerante para emissão de passaportes que começou a ser levada às cidades do interior do Estado e o aumento de pessoal em serviço com a finalização de dois concursos que colocarão mais seis funcionários para potencializar a Sede.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário