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Consumo de água aumenta 15% nos últimos dias

Atualmente, poços municipais trabalham no limite de horas

Os últimos dias estão sendo atípicos e com muitas pessoas em casa. Prova disso é o aumento do consumo de água. Conforme a Corsan de Flores, o aumento foi de 15% nos últimos dias. “Temos 25 poços ativos na cidade e estão trabalhando no limite”, destaca o gestor do órgão, Giovani Tavares Espelocin. Conforme ele, alguns dias tiveram um consumo maior que em períodos muito quentes. “Como as pessoas estão em casa, elas lavam carro, calçadas, fazem mais faxinas, e isso acaba influenciando bastante”, explica.

Atualmente, os poços municipais trabalham no limite de horas e como desde o mês de outubro não há um grande volume de chuvas, o abastecimento acaba prejudicado. “Nosso município, está muito próximo de ter problemas de abastecimento de água. Porém, se as pessoas se conscientizarem um pouco sobre o uso moderado, tudo volta ao normal”, destaca.

Se o consumo atual de gasto continuar, a Corsan precisará realizar o contingenciamento. “Se percebermos um excesso de gasto, vamos informar a prefeitura e, juntos, analisaremos o que será preciso fazer para amenizar a situação. Mas, pedimos às pessoas que poupem água para não termos problemas daqui em diante”, diz Espelocin.

Pagamento da fatura
A Corsan não fará o corte da água por 60 dias, contados a partir de 23 de março. Essa medida não isenta a cobrança de juros e multa por atraso no pagamento, além do envio de aviso de débito, e mantém a atuação dos órgãos de restrição ao crédito aos inadimplentes. A isenção aos clientes de baixa renda que têm tarifa social por 90 dias é válida para os usuários que já contam com esse benefício do desconto social, conforme consta do cadastro da Corsan. A isenção ocorrerá nos meses de competência de abril, maio e junho. O serviço de leitura está suspenso por 15 dias, contados a partir de 23 de março. Neste período, as faturas serão cobradas pela média dos últimos 12 meses e enviadas pelos Correios. 

A RGE também suspendeu por 90 dias o corte de energia para clientes inadimplentes residenciais urbanos e rurais e beneficiados de baixa renda, além de serviços e atividades consideradas essenciais. A concessionária alerta para o cuidado em relação ao acúmulo de contas, uma vez que as medidas da ANEEL são temporárias, com prazo de término definido em 22 de junho e, no retorno das atividades regulares, cobranças de débitos terão incidência de juros e multas e serão passíveis de corte de energia em caso de não pagamento. Além disso, a negativação do cliente inadimplente em cadastros de crédito continua sendo permitidas e utilizadas pela RGE. 

As operadoras de telefonia também estão flexibilizando pagamentos. Conforme o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), as operadoras flexibilizarão os planos contratados e também no processo de cobrança para clientes que encontrem dificuldade de pagamento.  Cada pessoa deve entrar em contato com sua operadora para obter informações das condições.

 - Gabriela Fiorio
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