Geral

Curso online dá dicas de como escrever uma redação nota mil no Enem

Na reta final para o exame, Masterclass ensina em 4 aulas gratuitas os três pilares que sustentam a redação do Enem

Mais uma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproxima. As provas do Enem 2020 foram adiadas em decorrência da pandemia de Covid-19 e serão realizadas neste ano de 2021 nos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Junto com o Enem também reacendem as dúvidas nos candidatos quanto a fazer uma boa redação. Por que é importante tirar uma nota boa na redação do Enem?

Você sabia que a redação do Enem tem um peso muito significativo no exame?  Ela equivale a 50% do total de pontos que podem ser alcançados pelo candidato e sua nota máxima, portanto, é de 1.000 pontos. E, para atingi-la e dar um passo rumo à aprovação, o candidato deve corresponder às cinco competências exigidas na redação:

- Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
- Compreender o tema e não fugir do que é proposto;
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Respeito aos direitos humanos.
- E quais são as técnicas para escrever uma redação nota máxima? A professora Jandira Pilar, autora do livro “Ler e escrever bem”, pela Literare Books preparou um Masterclass com quatro aulas on-line exclusivas ao vivo, oportunidade em que ensinará os três pilares que sustentam a redação do Enem, com dicas e análises de redações.

As aulas são GRATUITAS e podem ser acompanhadas pelo YouTube, Facebook e Instagram da Literare Books. Fique atento aos dias e horários das últimas duas:

Aula 3 – “Quer saber como alunos da Jandira Pilar garantiram aprovação em Medicina em universidades federais? Venha analisar algumas dessas redações” - Terça-feira (12/01), às 20h;

Aula 4 – “Quer se preparar bem para a prova de redação do Enem? Venha debater temas sugeridos na obra ‘Ler e escrever bem’, com participação do professor de filosofia Andrei Cerentini. Quinta-feira (14/01), às 20h.

As duas primeiras, “Conheça os três pilares que sustentam a redação do Enem” e “Deseja escrever uma redação acima de 900 no Enem: entenda o uso do repertório sociocultural na redação”, já ministradas, estão disponíveis no canal do Youtube da Masterclass.

 
Sobre a professora

Jandira Pilar – Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel (2013), em Pelotas/ RS. Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2000). Especialização em Letras - Português e Literatura pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (1994). Graduação em Letras - Habilitação em Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegrete – FAFIAL (1982). Possui experiência no ensino de produção textual e língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio, sendo professora pública aposentada da rede estadual. Atuou no ensino superior na UFSM como professora substituta e no Centro Universitário Franciscano, nos cursos de Letras, Direito, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, bem como em cursos de especialização na mesma instituição. É autora da obra Redação de vestibular: um apanhado sobre o texto considerado satisfatório, atua como professora de redação em cursos pré-vestibulares e é diretora do Centro de Assessoria em Produção Textual em Santa Maria/ RS.

 - ENEM/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário