Geral

Curso superior em Viticultura e Enologia

Parceria entre Centro Empresarial e UCS foi lançada no último dia 15. Primeira turma inicia em agosto

O município maior produtor de vinhos do Brasil passa a contar com a oportunidade de se capacitar ainda mais sobre como funciona o processo de produção e conservação da bebida de Baco, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento e venda. É que no dia 15 deste mês foi lançado, no Centro Empresarial de Flores da Cunha, o curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, que terá aulas no Campus-Sede, em Caxias do Sul, e na Escola de Gastronomia da Universidade, em Flores da Cunha, já a partir de agosto deste ano. 
Durante o evento de apresentação da novidade o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, discorreu sobre alguns números da universidade comunitária e valorizou a importância da formação: “Estamos aqui fazendo uma parceria histórica, juntamos força, sonhamos. Lá atrás fizemos uma reunião no Centro Empresarial e estamos lançando, hoje, um curso em parceria com a entidade, que vai nos ajudar a captar os alunos porque conhece melhor a casa, a cidade. Se não me falha a memória são 187 vinícolas aqui, só delas a gente tem, com certeza, uma boa turma e uma turma que vai fazer um curso inédito. Existem cinco cursos no Brasil, esse é o sexto, mas nesse formato só existe um, que está sendo lançado, aqui, hoje, nesse município. A primeira turma será para as pessoas dessa cidade, que acolhem há 20 anos a Escola de Gastronomia”, evidenciou. 
Rech aproveitou a ocasião para adiantar que, em breve, uma nova parceria – desta vez com a prefeitura municipal – será lançada: o curso de Gestão em Turismo, também inédito. “As coisas se somam, turismo, enoturismo, viticultura, enologia, transformando as nossas matrizes, por motivos, por culturas e transformando, via conhecimento, eu não entenderia ou não conseguiria ver outra forma de explicação de que o mundo mudou e mudou muito”, concluiu o reitor.
O presidente do Centro Empresarial de Flores da Cunha, Gilberto Boscato, frisou que após o surgimento da ideia de trazer a capacitação para o município foram meses de articulações até formatá-la de acordo com o perfil do público, mas que o resultado é gratificante: “Fico realmente muito feliz em ver a concretização deste curso acontecendo na minha gestão. A área da uva e do vinho sempre foi vista com ‘olhos especiais’ por todos os ex-presidentes e diretores que trouxeram grandes iniciativas na vertente da educação. Por isso, encabeçar a iniciativa de uma formação superior em parceria com uma instituição de renome como a UCS, nos traz muita satisfação. Estarei aqui, auxiliando, em nome da entidade, para o bom funcionamento da formação, sempre pleiteando outras oportunidades aos nossos associados”, comemora Boscato.
O coordenador do curso em Viticultura e Enologia e diretor da Escola de Gastronomia, Mauro Cingolani, reforça a importância da formação para o município de Flores da Cunha, para os acadêmicos da instituição e para a própria grade curricular da UCS: “O nosso curso foi pensado em várias mãos. Durante a pandemia muitas pessoas começaram a procurá-lo na universidade, a gente analisou de forma muito atenta isso, porque existem vários cursos superiores de enologia no país, então na análise que a gente fez chegou um ponto onde a reitoria, junto com o Centro Empresarial, encontrou a ‘virada de chave’ para entender que esse curso seria importante dentro da grade de cursos da universidade, por outro lado, que  fosse oferecido em específico para a região de Flores da Cunha e Caxias do Sul, e que, claro, pudesse atender também outras regiões”, esclarece. 
Cingolani evidencia, ainda, que a capacitação foi formatada para que o aluno integralize o currículo em três semestres, modelo que a diferencia das demais formações em enologia do país, (cuja integração mínima é de três anos), além de contar com chancela internacional da Organizzazione Nazionale Assaggiatori di Vino (ONAV), da Itália: “O curso de enologia foi pensado com diferenciais que os outros no país não oferecem e, por isso, indo ao encontro com o que a UCS prima, que é a tecnologia e a inovação”, orgulha-se. 

Sobre o curso

O curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia é dividido em três semestres, que contemplam os eixos: Contexto da Vitivinicultura; Produção Vitivinícola, e; Gestão e Tendências em Vitivinicultura. A duração é de um ano e meio, com carga horária de 2,4 mil horas, mais atividades complementares. Com aulas no vespertino e à noite, o curso também oferece Certificação de Sommelier Internacional UCS/ONAV. Para a primeira turma serão oferecidas 30 vagas. Os interessados em participar do processo seletivo podem buscar detalhes no site https://www.ucs.br/site/vestibular/

O prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari; o vice-prefeito de Flores da Cunha, Marcio Rech; o prefeito de Nova Pádua, Danrlei Pilatti; o coordenador do curso de Viticultura e Enologia, Mauro Cingolani; o prefeito de Flores da Cunha, César Ulian; o reitor da UCS, Gelson Rech; o presidente do Centro Empresarial, Gilberto Boscato; o vice-reitor da UCS, Asdrubal Falavigna, e; o diretor da UCS FM, Sandro Padilha, estiveram presentes na solenidade.   - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário