Geral

Doces ou travessuras?

Para comemorar o Halloween, na noite desta sexta-feira, dia 26, o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi será transformado na Casa do Horror

O Halloween, ou o Dia das Bruxas como é chamado no Brasil, está chegando. Comemorado no dia 31 de outubro, a festa com temas sombrios fará do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, a Casa do Terror. Hoje, dia 26, a College English School e a Bonjour Art e Costura realizam, a partir das 18h30min, atividades divertidas no Museu, com a parceria do grupo Fulanos de Tal. A recomendação do grupo teatral é ‘preparem-se para muitos sustos e para os personagens macabros que irão interagir com o público’. Os ingressos estão à venda ao valor de R$ 5 e estão disponíveis no College e na Bonjour. Na hora, somente se houver disponibilidade. 

Durante o dia, as crianças estarão pelo Centro da cidade em busca de doces ou travessuras. Já à noite, das 19h às 23h30min, a festa continua com atividades no Clube Independente, com música e desfile de fantasias para crianças e jovens até 14 anos e seus familiares. O ingresso limitado custa R$ 10. 

Origem do Haloween
O Halloween surgiu há mais de três mil anos com o povo celta, que celebrava o festival Samhain, comemorado do dia 31 de outubro a 2 de novembro – coincidindo atualmente com as celebrações católicas da Vigília de Todos os Santos, dia 31 de outubro; Dia de Todos os Santos, 1º de novembro; e Dia dos Finados, 2 de novembro. O povo, que acreditava em diversos deuses relacionados com animais e forças da natureza, dizia que nesses dias os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos. Foi assim que nasceu o Dia das Bruxas. 

Tradições
O pedido de doces, conhecido como trick or treat – gostosuras ou travessuras –, realizado pelas crianças, está relacionado desde a origem como forma de apaziguar os espíritos maus. Já a bruxa e os fantasmas são os principais símbolos da festa, tendo a companhia do gato preto, que gera muitas superstições. A abóbora simboliza a fertilidade e a sabedoria, enquanto que a vela serve para iluminar o caminho dos espíritos.

A criatividade nas fantasias foi o ponto alto da festa no ano passado. - Henrique Lavoratti/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário