Geral

Em 10 dias, a 8ª FenaMassa registra 34 mil visitantes e já tem data para a próxima edição

De 3 a 19 de novembro, o público pôde saborear 75 variedades de massas e molhos, conferir atrações artísticas, culturais e outros produtos distribuídos em 30 estandes

O 8º Festival Nacional da Massa (FenaMassa) encerra com um público de 34 mil pessoas e mais de 20 mil refeições servidas. Os visitantes passaram pela Praça Garibaldi, junto ao Centro Histórico de Antônio Prado, durante 10 dias (sempre de sextas-feiras aos domingos, além do feriado do dia 15). No último final de semana, dias 17, 18 e 19, bem como no feriado da Proclamação da República, foram registradas 10 mil pessoas e servidas seis mil refeições. Destas, 4,8 mil foram provenientes da Praça de Alimentação e 1,2 mil, entre os três restaurantes – Italiano e Clube União, em sistema de rodízio; e o Bistrô do Chafariz, com opções de pratos executivos.

O clima chuvoso dos últimos dias não atrapalhou o sucesso do evento, que lotou o espaço em torno do Palco Orígine com o show da banda gaúcha Nenhum de Nós, logo após a solenidade de encerramento, na noite de domingo, dia 19. Na ocasião, o prefeito municipal, Roberto Dalle Molle, e a presidente da FenaMassa, Paula Lovatel Soso, agradeceram a organização, promotores, expositores e comunidade, que contribuíram por tornar o festival uma referência à valorização da cultura e do turismo na cidade mais italiana do Brasil. A 9ª edição já está marcada para 7 a 23 de novembro de 2025, sendo presidida pelo empresário Felipe Anziliero.

Atrações

Cerca de 30 expositores de alimentos variados, cantina com preparo de pastéis, frios, geleias, pães e cucas; uma cervejaria e cinco vinícolas disponibilizaram seus produtos, devendo finalizar, nos próximos dias, o faturamento alcançado no decorrer do festival.

Os Jogos da Colônia, que reuniram mais de 100 competidores em 10 modalidades para adultos e crianças, e o Concurso de Maior Comedor de Tortei, que teve 22 participantes, foram algumas das principais atrações da edição. Três pradenses formaram o trio vencedor da disputa mais inusitada da Serra Gaúcha. Diogo Baldin comeu 158 unidades, correspondentes a 2,7 quilos; Neimar Zamboni – bicampeão das edições de 2019 e 2022 – comeu 125 unidades (pouco mais de 2,1 quilos) e Igor Sartor, com 119 tortéis, equivalendo a 2 quilos.

Novidades fizeram parte do cardápio gastronômico, como hambúrgueres e sushis, dividindo as atenções com as 75 variedades de massas, as protagonistas da festa. A Secretaria de Turismo do Estado marcou presença e prestigiou o evento com estande próprio. “Isto demonstrou a importância da FenaMassa para o turismo estadual, em uma formatação que visa unir a cultura, história, gastronomia e entretenimento, com a premissa de valorizar o que temos de melhor na cidade”, comentou a secretária de Comércio e Turismo de Antônio Prado, Patrícia Schenkel. Durante o festival, a cooperativa Sicredi, uma das patrocinadoras, lançou as linhas de crédito Sicredi Turismo Giro e Sicredi Turismo Investimento com o objetivo de impulsionar ainda mais a força turística local e da região.

A 8ª FenaMassa foi uma realização da CIC Antônio Prado. Entre seus patrocinadores estavam a Prefeitura de Antônio Prado, Dohler, Viprado, Sicredi, Moinhos do Nordeste, Resolpec, Unimed Nordeste-RS, Água Mineral Bamboo, Universum e Transportadora Transprado, com apoio da Associação dos Motoristas de Antônio Prado e BR Sul Net.

O Ministério da Cultura apresentou “FenaMassa Orìgine” a paixão da nossa história em cada acorde e em cada sorriso.  Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Viprado Indústria e Comércio de Vidros Ltda, Dohler Antônio Prado, Água Mineral Bamboo e Semear. Realização: CIC Antônio Prado, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil União e Reconstrução.

 - Guilherme Lovatel/Divulgação  - Guilherme Lovatel/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário