Geral

Em maio as noivas ocupam o Museu

Além de exposição temporária espaço apresenta vestidos doados pela população

Larissa Verdi

O mês de maio é considerado, além do mês das mães, o mês das noivas. A tradição foi importada do Hemisfério Norte, quando é início da primavera, estação das flores. Ao longo dos séculos o período foi associado à celebração do amor e mais casamentos começaram a ser realizados.

Para homenagear a data, o Museu e Arquivo histórico Pedro Rossi dá início na próxima semana à exposição temporária alusiva a maio. A mostra fotográfica Noivas contará com imagens do fotógrafo Fábio Rosa e permanecerá até o final do mês.
Compondo a exposição e dando continuidade às atividades da 12ª Semana de Museus, sob o tema Coleções geram conexões, também estará à mostra a coleção de vestidos de noiva do acervo do Museu. São sete vestidos doados pela comunidade, usados entre as décadas de 1950 e 1970, doações feitas pelas próprias noivas ou por familiares das que já faleceram. Conforme a coordenação do Museu, são aceitas para doações peças até a década de 1970, pois assim eles têm valor histórico.

Na região, até a década de 1930, as mulheres usavam um vestido novo para o casamento e depois ele era utilizado para o dia a dia. Com o passar dos anos o hábito passou a ser diferente: as noivas compravam uma peça específica para o casamento e não a usavam mais, assim muitos passaram a ser doados a acervos para serem guardados como relíquia de uma determinada época.

Junto à coleção do Museu há um espaço para acessórios de festa, como sapatos, bolsas e chapéus. São mais de 30 peças também datadas das décadas de 1950 a 1970. A Semana de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha.

Colaboradora
Oili Teresinha Frare Betanin, 56 anos, doou seu vestido de noiva para o Museu há 30 anos. Ela casou com Gilberto Betanin em 1978 e conta que na época os costumes eram diferentes. “Ganhei o vestido do meu noivo e ele foi comprado pronto em uma loja. Após o casamento emprestei a peça algumas vezes e como minha sogra trabalhava no Museu na época, acabei doando-a”, recorda.

Vendo seu vestido exposto para relembrar o mês das noivas e também como integrante de uma coleção do Museu, Oili sente-se uma colaboradora ativa para a preservação da história do município. “Se eu tivesse deixado guardado em casa não estaria tão bem cuidado como está aqui e eu não estaria contribuindo para contar a história de uma época que não volta mais”, frisa.

Serviço
O Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min. A visitação é gratuita. Mais informações pelo telefone (54) 3292.2777.
Oili Betanin doou seu vestido de noiva há 30 anos. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário