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Entenda como será a propaganda eleitoral no rádio e na TV

Veiculação começa hoje, dia 31, e irá durar 35 dias

Com dez dias mais curta que a eleição passada, a propaganda eleitoral no rádio e na TV terá largada hoje, dia 31. A legislação reduziu o horário de 45 para 35 dias. No rádio, serão veiculados dois blocos de 12 minutos e meio às 7h e às 12h, sempre aos sábados, às terças e às quintas-feiras. Na TV, os horários serão às 13h e às 20h30min, nos mesmos dias da semana e com a mesma duração. Em âmbito estadual, os gaúchos terão dois blocos de nove minutos, às segundas, quartas e sextas-feiras para conferir as propostas dos candidatos ao Governo do Estado. Além disso, haverá 70 minutos diários de inserções em meio à programação.

As emissoras podem promover e transmitir debates durante o período de campanha até o dia 4 de outubro. Elas devem convidar para os programas candidatos de partidos com bancadas de, no mínimo, cinco deputados. O limite antigo era de nove parlamentares.

Para presidente, Geraldo Alckmin (PSDB) é o candidato com maior tempo de exposição – ficou com cerca de metade do horário eleitoral 2018 por integrar uma união com nove partidos; enquanto que no Estado, José Ivo Sartori (MDB) terá o maior tempo. A divisão do tempo de TV e rádio é feita de acordo com o tamanho das bancadas na Câmara dos partidos que compõem a coligação de cada candidato. A ordem de aparição de cada candidato, nos dois blocos, será rotativa. Segundo a resolução que regulamenta a propaganda eleitoral, aquele que abre o bloco no primeiro dia será o último no segundo, assim por diante.

Em virtude do pouco tempo, muitos candidatos apostarão sua propaganda nas redes sociais, canais como o YouTube e WhatsApp. Inclusive fazendo extensão da TV para as mídias sociais. (Veja abaixo o tempo de cada candidato).

Na internet, a lei libera a propaganda, mas proíbe a publicada paga, com multas que variam de R$ 5 mil a R$ 30 mil. Os candidatos podem contratar ferramentas para ampliar o alcance de suas postagens nas redes sociais. Mas a publicação deve trazer a expressão “patrocinado” e o custo do impulsionamento precisa ser declarado à Justiça Eleitoral.

Financiamento

A nova legislação eleitoral regulamenta a distribuição de recursos do Fundo Especial de Financiamento da Campanha (FEFC) e limita os gastos dos candidatos. Estimado em R$ 1,7 bilhão para 2018, o fundo é composto por 30% das emendas de bancadas estaduais e pela compensação fiscal paga às emissoras de rádio e de TV pela propaganda partidária, que será extinta em anos não eleitorais. Os recursos do fundo serão distribuídos da seguinte forma: 2% entre todos os partidos; 35% entre os partidos com deputados eleitos para a Câmara; 48% divididos na proporção das bancadas na Câmara; e 15% divididos na proporção da bancada no Senado. O financiamento de empresas está proibido. Os candidatos podem financiar a própria campanha até o limite de 10% da renda.

O primeiro turno das eleições está marcado para 7 de outubro. Os brasileiros vão escolher o próximo presidente da República, 27 governadores, 54 senadores e 513 deputados federais, além dos deputados estaduais.

 

Candidatos a presidente

- Geraldo Alckmin, coligação Para Unir o Brasil (PRB, PP, PTB, PR, PPS, DEM, PSDB, PSD e Solidariedade): 5 minutos e 32 segundos e 434 inserções; 

- Lula, coligação O Povo Feliz De Novo (PT, PCdoB e Pros): 2 minutos e 23 segundos e 189 inserções; 

- Henrique Meirelles, coligação Essa é a Solução (MDB e PHS): 1 minuto e 55 segundos e 151 inserções; 

- Álvaro Dias, coligação Mudança de Verdade (Pode, PSC, PTC e PRP): 40 segundos e 53 inserções; 

- Ciro Gomes, coligação Brasil Soberano (PDT e Avante): 38 segundos e 51 inserções; 

- Marina Silva, coligação Unidos para Transformar o Brasil (Rede e PV): 21 segundos e 29 inserções; 

- Guilherme Boulos, coligação Vamos sem Medo de Mudar o Brasil (PSOL e PCB): 13 segundos e 17 inserções; 

- Cabo Daciolo (Patriota): 8 segundos e 11 inserções; 

- Eymael (Democracia Cristã): 8 segundos e 12 inserções; 

Jair Bolsonaro, coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL e PRTB): 8 segundos e 11 inserções;

- Vera Lúcia (PSTU):  5 segundos e 7 inserções; 

- João Amoêdo (Partido Novo): 5 segundos e 8 inserções; 

- João Goulart Filho (PPL): 5 segundos e 7 inserções.   

 

Candidatos ao governo

- José Ivo Sartori, coligação O Rio Grande no Rumo Certo (MDB, PSD, PSB, PR, PSC, patriota, PRP, PMN, PTC): 3 minutos e 12 segundos;

- Eduardo Leite, coligação Rio Grande da Gente (PSDB, PTB, Progressista, PHS, PPS, PRB, Rede): 2 minutos e 42 segundos;

- Miguel Rossetto, coligação Por um Rio Grande Justo (PT e PCdoB): 1 minuto e 22 segundos;

- Jairo Jorge, coligação Frente Rio Grande Tem Solução (PDT, PV, Solidariedade, Podemos, PPL, Avante e PMB): 1 minuto e 3 segundos;

- Roberto Robaina, coligação Independência e Luta para mudar o Rio Grande (Psol e PCB): 15 segundos;

- Júlio Flores (PSTU): 9 segundos;

- Mateus Bandeira (Novo): 9 segundos;

- Paulo Medeiros (PCO): 9 segundos.

 

 - Divulgação
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