Equipes do Samu utilizam aplicativo para aprimorar comunicação
Todo o atendimento pré-hospitalar é registrado no app
As equipes do Samu de Flores da Cunha já estão utilizando um smartphone com o aplicativo saph móvel que visa aperfeiçoar a comunicação entre a central de regulação e as equipes de atendimento das ambulâncias, para solução de atendimento pré-hospitalar.
O app também registra a sequência dos eventos de atendimentos, incluindo o acionamento das equipes com endereço georreferenciadas e dados, registros dos deslocamentos, chegada ao local e acompanhamento da localização da equipe nas unidades de saúde; envio da avaliação inicial e sinais vitais para a regulação médica; e o recebimento da prescrição médica e das condutas orientadas pela regulação
A tecnologia foi desenvolvida pela empresa True Information Technology, e também é utilizada em Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Distrito Federal e Rio Grande do Norte, atendendo assim, mais de 12 milhões de pessoas distribuídas em 315 municípios. Só no Rio Grande do Sul, são atendidos 267 municípios, com um total de mais de 1 milhão de ligações (dados de 2018).
Mais informações:
Desde o dia 8 de abril, está disponibilizada uma atualização do aplicativo, sendo necessário que a equipe que esteja fazendo um atendimento mantenha contato via smartphone com a central de regulação todo o tempo. Isso significa que, além de prestar o atendimento ao paciente, que está em situação de urgência ou emergência, o socorrista estará em tempo real informando o cenário para a central de regulação e, ao mesmo tempo, recebendo as instruções do médico regulador, visando o melhor atendimento.
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