Geral

Escolas recebem Diploma Mérito Educativo em sessão solene

Câmara de Vereadores de Flores promoveu evento para os colégios Benjamin Constant, Francisco Zilli e São José

O Diploma Mérito Educativo, voltado às instituições de ensino de todo município, sejam escolas municipais, estaduais ou particulares, que promovam ações inovadoras no âmbito da formação educacional, foi entregue neste ano pela Câmara de Vereadores para as escolas Benjamin Constant, Francisco Zilli e São José. Ao todo sete instituições inscreveram seus projetos. A Comissão Julgadora foi composta por um representante do Conselho Municipal de Educação, um da Secretaria de Educação e um da Associação de Professores de Flores da Cunha. 

Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge de Godoy (PP), o Jorgito, o objetivo é incentivar ações educativas inovadoras nas escolas de Flores da Cunha. “O Diploma vem para promover essas atividades que englobam construir cidadania, transformando o ambiente escolar”, enfoca. Em sua sexta edição, o projeto é de autoria de Claudete Gaio Conte (PDT) e sempre apresenta projetos relacionados ao ano letivo corrente. “Isso demonstra que as nossas escolas têm uma dinâmica grande no pedagógico e que nos surpreendem a cada edição”, enaltece Jorgito, que é professor.

Na noite desta quinta, dia 17, ocorreu a sessão solene de entrega dos Diplomas. A Benjamin Constant apresentou o projeto Respeito! Eu mereço, você também...; a Francisco Zilli, Eu curto, eu Cuido; e São José, Quem és, deixa marcas. Além das escolas vencedoras participaram em 2013 e receberão Menção Honrosa os colégios Tiradentes (Uma aventura pelos caminhos da literatura), Antônio de Souza Neto (Integração: Escola-Família-Comunidade), Apae (Reciclando lixo e preservando o meio ambiente) e 1º de Maio (Resgatando as cantigas de roda).


Prefeito Lídio Scortegagna entregou o Diploma para
a diretora da Escola Franciso Zilli, Vânia Nesello.



A diretora da Escola Benjamin Constant Ilizabete Romano
Nery recebeu o Diploma da vereadora Renata Zorgi Lusa.



A diretora da escola São José Simone Castellan recebeu
o Diploma do presidente da Câmara Jorge de Godoy.




Os projetos vencedores

Escola Municipal Benjamin Constant: Respeito! Eu mereço, você também...
Proposta para conscientizar os alunos sobre a importância do respeito ao próximo e suas diferenças, resgatando e vivenciando bons hábitos, buscando sempre ouvir os outros em diferentes situações e reconhecer a importância de valorizar as regras de boa convivência. As ações são feitas mensalmente. No mês de maio, foi trabalhado com o respeito às mães; em junho ao meio ambiente; em agosto a ação foi de respeito aos pais, com homenagens e integração, e atividades relativas ao Dia do Estudante. Em setembro os temas foram pátria e Semana Farroupilha. Em outubro está sendo trabalhado o respeito com os professores e crianças; em novembro o projeto seguirá com atividades de agradecimento no dia de Ação de Graças, cultuando a escola e a família, e em dezembro a comemoração será o Natal.

Escola Municipal Francisco Zilli: Eu curto, eu Cuido
O projeto foi baseado na diversidade cultural e cognitiva dos alunos que frequentam a escola. O objetivo é promover e conscientizar os alunos sobre as necessidade de cuidados com o ambiente escolar. As ações foram desenvolvidas por turmas ou disciplinas com subprojetos na Língua Portuguesa (acesso da leitura informativa e à literatura), Artes, Ensino Religioso (diversidade na escola), além do jornal Jornal Dois Tempos, que oportuniza aos alunos a produção com temas relacionados ao cotidiano para que eles possam expor as suas ideias, descobertas, conhecimentos e vivências, criando assim uma rede de comunicação para além dos muros da escola. Na Educação Física são realizadas atividades de futsal e xadrez.

Escola Municipal São José: Quem és, deixa marcas
Desenvolvido a partir dos questionamentos “Que pessoas vamos deixar para o nosso planeta?”, “O que a escola está fazendo para contribuir para a formação integral do aluno?”, “Que práticas são exemplares na nossa comunidade?” e “O que precisamos melhorar?”, o objetivo do projeto é plantar a semente da cidadania e da solidariedade em toda comunidade de Flores da Cunha. A proposta inicou desde o primeiro dia de aula e trasncorre o ano todo. O tema foi lançado para os professores para que cada um guiasse e trabalhasse com suas turmas o contexto, e juntos elaborassem uma ação prática em que pudessem deixar marcas positivas, seja na escola, bairro, comunidade e cidade, escolhendo pessoas e gerando a reflexão “Que marcas essa pessoa deixou em ti? E que marcas queres deixar nas pessoas?”.


Sessão ocorreu na noite desta quinta, dia 17. - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário