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Estudante da Interativa participa do Projeto Jovem Parlamentar

Júlia de Sousa Hallwass é uma das quatro finalistas do Rio Grande do Sul

Além das mostras, o município de Flores da Cunha também ganha destaque no Projeto Jovem Parlamentar, que foi desenvolvido pela estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Interativa, Júlia de Sousa Hallwass, de 17 anos, com a orientação da professora Taísa Verdi.
O Projeto Jovem Parlamentar é destinado para estudantes do Ensino Médio de todas as redes de ensino do Brasil, que tenham entre 16 e 22 anos. Conforme a professora de história, geografia e projeto de vida, a oportunidade de participar surgiu logo que o edital foi publicado, no mês de junho. “Avaliando com a direção e coordenação da escola, vislumbramos uma oportunidade interessante de inserir nossos alunos nesse universo do pensar politicamente”, conta, ao mesmo tempo em que lembra que o nome de Júlia surgiu por ser uma excelente aluna, que lê e escreve muito bem, além de gostar desse universo desafiador que o projeto se propõe.  
A docente explica que o nome da estudante foi inscrito, representando a Escola de Ensino Médio Interativa de Flores da Cunha. Ao todo, 153 alunos do estado do Rio Grande do Sul foram inscritos, destes, 40 foram selecionados por meio de um sorteio. “A partir dali a aluna participou de uma série de formações assíncronas e síncronas, pela plataforma ELEVE (ligada à Câmara dos Deputados), lives pelo Instagram a fim de aproximar estudantes desse universo parlamentar. Eu, enquanto professora orientadora, também participei de formações e lives, me conectando com educadores de todo o Brasil a fim de discutirmos o tema central desse ano, que seria o mote para o discurso que os alunos deveriam fazer: A Educação que queremos!”, relata, explicando que em seguida foi preciso ouvir alunos, professores, e realizar pesquisas, para depois escrever um discurso, com o qual a jovem ficou entre as quatro finalistas do estado para representar o Rio Grande do Sul como Jovem Parlamentar em Brasília, na etapa nacional. “A partir daí, o desafio era transformar o conteúdo do discurso em um vídeo de até três minutos, que seria divulgado para votação popular, entre os pares concorrentes, e avaliado pelos parlamentares, em Brasília”, revela, informando que ainda estão no aguardo do resultado.
Taísa também diz que é uma satisfação acompanhar o processo junto da estudante e que acredita no potencial da jovem. “A Júlia representará à altura, não só a Escola Interativa, mas Flores da Cunha e o nosso Estado, com maestria. Será uma rica experiência”, evidencia, completando que é importante inserir os alunos nesses projetos para compreenderem a relevância de se envolverem nas questões políticas do país; da importância das políticas públicas e do papel dos parlamentares no Congresso Nacional.
Experiência que a estudante florense está vivendo pela primeira vez com sua proposta, que aborda, em seu discurso, a educação para o mercado de trabalho nas escolas: “É algo que está muito escasso, a gente aprende muitas coisas que utiliza ali para passar em uma prova, para entrar na faculdade, mas depois não usa nunca mais. Claro, ajuda a desenvolver a lógica, mas acho que certas coisas poderiam ser substituidas por uma educação que ensinasse os alunos como que é a vida adulta, como que é o mercado de trabalho, como é esse cenário que a gente vai ver quando sair da escola”, explica Júlia, informando que a motivação para participar veio das pessoas que a cercam.
A estudante também explica que o tema de seu projeto foi decidido por meio de uma votação que envolveu os alunos das escolas Interativa de Flores da Cunha e Antônio Prado. Além do auxílio dos colegas e da família, a jovem também relata que recebeu total apoio de sua orientadora. “Eu tive ajuda da professora Taísa para desenvolver o texto, na verdade, ela foi a única que esteve junto comigo diretamente. Me ajudou com as ideias, com as opções de temas, no próprio desenvolvimento e no roteiro do vídeo”, revela, acrescentando que a professora de português, Camila Silvestrin, também colaborou com a parte ortográfica.
A florense conta que sempre teve esperança de chegar até onde chegou, mas ao mesmo tempo estava ciente de que isso poderia não acontecer: “A minha expectativa agora é positiva, que eu passe, vá para Brasília levar a vontade da maioria dos estudantes da minha escola e de outras pessoas com  quem conversei”, empolga-se, dizendo que se for escolhida ficará muito feliz e orgulhosa, não só dela, mas também da orientadora, afinal sempre esteve ao seu lado, colaborando.
Nesta quarta-feira, dia 14, foi divulgado o resultado final. A estudante Janaína Alana da Silva Dallabrida, da cidade de Ijuí, foi selecionada para representar o Rio Grande do Sul e viajará para Brasília com seu professor orientador, de 5 a 7 de dezembro de 2023, e participará de uma série de atividades da casa legislativa, além de prospectar suas demandas como parlamentar. 

Júlia de Sousa Hallwass, estudante da Escola Interativa, está entre as quatro finalistas do Rio Grande do Sul no Projeto Jovem Parlamentar. - Valdinéia Tosetto
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