Geral

Estudantes florenses recebem medalhas de ouro na OBMEP

Cerimônia foi realizada na última semana, em Florianópolis

Dois estudantes florenses foram agraciados com medalhas de ouro na cerimônia de premiação da 16ª e da 17ª edições da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A celebração conjunta ocorreu no dia 5 de junho, em Florianópolis, Santa Catarina.

Affonso Barizon Muterle, de 14 anos, estudante do 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, recebeu a medalha de ouro nas duas edições, realizadas em 2021 e 2022. Já o estudante Giancarlo Baggio Orso, de 13 anos, estudante do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, recebeu a medalha referente a 17ª edição, de 2022. Além da condecoração, os jovens foram contemplados com materiais didáticos e a participação no Programa de Iniciação Científica (PIC), um curso de preparo voltado para as questões da OBMEP.

Para Affonso Muterle, que pretende seguir carreira na área de programação, essa conquista é fruto de muito esforço e dedicação, além de ser um estímulo para o futuro.  “As provas estavam muito difíceis, com problemas desafiadores, por isso a felicidade é ainda maior. Foi um momento de muito orgulho e tenho esperança de conquistar novas medalhas. Desde criança, meus pais me estimulavam com atividades de labirinto para incentivar o raciocínio lógico e, meu irmão mais velho, que também foi medalhista, também me apoiou muito”, conta. No ano passado, Muterle já havia levado para casa a medalha de ouro na prova da Olímpiada Brasileira de Astronomia, a OBA.

A professora Carla Porto de Carvalho Castro, que acompanhou a evolução do estudante, diz que se sente orgulhosa pelo reconhecimento recebido. “Foi uma emoção muito grande. A conquista é dele, mas me sinto premiada também, afinal pude acompanhar seu processo e principalmente a sua evolução”, emociona-se. Além de participar da cerimônia, a professora e a escola foram agraciadas com certificados pelo bom desempenho de seus alunos, além de materiais didáticos.

Já o estudante Giancarlo Baggio Orso, que recebeu medalha de bronze em 2021 e de ouro na 17ª edição, projeta uma nova conquista na prova deste ano. “Achei a prova complicada, mas o curso que ganhei com a conquista da medalha de bronze tem me ajudado muito no preparo. É importante pensar fora da caixa, trabalhar sempre com exercícios de lógica, pois tem muito disso. Quanto melhor e mais complexo for o seu raciocínio, maior será sua pontuação”, explica.

A professora Solange Luza parabeniza o estudante e ressalta a união de esforços que leva os jovens à essa conquista. “Fico muito feliz em ver nosso todo o nosso trabalho sendo coroado. É um conjunto de fatores que soma a participação da família, o empenho do aluno e a dedicação de todos professores”, evidencia.

A OBMEP ocorre desde 2005 e tornou-se uma das competições científicas de maior abrangência, além de ser nacionalmente conhecida. Neste ano, a cerimônia de premiação da medalha de ouro contemplou duas edições, consagrando-se como a maior da história, reunindo mais de mil estudantes de todo o país.

O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Itamar Brusamarello, que acompanhou a premiação, destaca a importância dos jovens em conquistar o mais alto reconhecimento em uma competição de nível nacional. “Este é um momento de destaque para a educação do nosso município, o que nos motiva a investir cada vez mais em políticas públicas educacionais eficientes, que são prioridades da nossa administração municipal. Parabenizo os alunos medalhistas e também a todos os professores que fazem parte deste belo trabalho”, finaliza.

 - Bruna Salvador/Prefeitura de FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário