Geral

Faltas em consultas médicas geram custos

Levantamento da Secretaria de Saúde indica que mais de oito procedimentos por dia deixaram de ser realizados durante o primeiro semestre deste ano

O número impressiona: mais de 1,5 mil pessoas não compareceram à consultas de saúde agendadas pelo Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi no primeiro semestre de 2019. O levantamento realizado pela Secretaria de Saúde aponta que 1.553 pacientes deixaram de realizar consultas especializadas e exames especiais no período – os dados indicam que mais de oito consultas/exames não foram executados por dia. Alguns dos serviços ocorrem no próprio Centro de Saúde, como atendimentos com psicólogo, médico ginecologista, cirurgião-dentista e nutricionista. Porém, a maioria das consultas e procedimentos é realizada em outras cidades, como Caxias do Sul, Farroupilha e até Porto Alegre – nesses casos a prefeitura disponibiliza transporte gratuito. Há também atendimentos e exames encaminhados a consultórios do município e ao Hospital Fátima. Como os agendamentos são feitos com antecedência, o não comparecimento prejudica o tratamento dos próprios pacientes e representa custos ao Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a responsável pelos agendamentos, Nilva Wrezinski, as consultas são marcadas pessoalmente. “Nos casos urgentes e quando há vagas os encaminhamentos são feitos diretamente. Caso contrário, o paciente vai para a lista de espera e quando surge a vaga ele é chamado para comparecer ao Centro de Saúde, onde recebe anotado o dia, horário e local da consulta”, explica.
A Secretaria de Saúde lamenta o alto índice de ausência na rede básica e ressalta que cada cidadão precisa fazer a sua parte. “Quem mais perde com as faltas nas consultas, exames e procedimentos médicos agendados são os próprios pacientes – que acabam atrapalhando uns aos outros. Ao não comparecerem, também podem interromper o tratamento médico e prejudicar sua saúde. Além disso, há o desperdício de recursos públicos, porque são horas de trabalho médico desperdiçadas e serviços já pagos pelo Estado e município que não são utilizados”, esclarece a secretária interina da pasta, Elizabete Uliana Ascari. 
Para o bom funcionamento do serviço, a Secretaria informa que o ideal é o usuário desmarcar com até cinco dias de antecedência. “O sucesso das políticas públicas depende do comprometimento de ambas as partes: da comunidade e da prefeitura. Se a pessoa não puder comparecer a uma consulta agendada, basta informar pelo WhatsApp. Assim, o atendimento pode ser oferecido a outro cidadão que precisa e está na lista de espera”, afirma Elizabete. No entanto, a grande parte das ausências não é comunicada. “A maioria não avisa ou nos fala depois que não compareceu. Se a gente soubesse, colocaria outra pessoa”, aponta Nilva. 
É preciso ainda que os usuários mantenham seus cadastros em dia com endereço e contatos telefônicos. “Boa parte dos atendimentos são perdidos porque não conseguimos localizar o paciente para avisar do agendamento, por isso é preciso manter os números de telefones atualizados”, relata Elizabete. 
Desde julho, a Secretaria de Saúde realiza a confirmação das consultas especializadas por meio do aplicativo WhatsApp. O principal objetivo da ação é justamente diminuir o alto número de não comparecimento dos pacientes, bem como reduzir os custos e a fila de espera. A ferramenta é utilizada somente para avisos de consultas e exames especializados, como cardiologista, oftalmologista, endocrinologista, ortopedista, entre outros. O contato é feito pelo número (54) 9.9923.3108. Além disso, os usuários também podem desmarcar procedimentos pelo aplicativo. “Essa ferramenta auxilia muito o nosso trabalho. Assim todos recebem os avisos e não há tanta confusão como nas ligações”, explica Nilva. 
Em 2018, o número de encaminhamento de pacientes para consultas especializadas foi de 5,7 mil, sem contar exames e procedimentos. Os dados divulgados pela Secretaria de Saúde também indicam as faltas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. 

Em números

Psicólogo: 294
Ginecologista: 260
Dentista:  254
Nutricionista: 129
Ortopedista: 111
Oftalmologista: 110
Gastroenterologista: 83
Vascular: 54
Endocrinologista: 50
Otorrinolaringologista:  49
Cardiologista: 48
Neurologista: 44

Nas Unidades de Saúde
São Gotardo
Clínico Geral: 104/ Dentista: 41/ Ginecologista: 19
Nova Roma
Clínico Geral: 27/ Dentista: 3 /Ginecologista: 9
São Pedro
Clínico Geral: 19/ Ginecologista: 82
União
Clínico Geral: 199/ Dentista: 141/ Ginecologista: 109
Otávio Rocha
Clínico Geral: 54/ Dentista: 49

A Secretaria de Saúde lamenta o alto índice de ausência na rede básica e ressalta que cada cidadão precisa fazer a sua parte. - Bruna Marini
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário