Festival promete uma nova experiência com os melhores vinhos de Flores da Cunha
Com 27 vinícolas e quase 150 rótulos, evento gratuito no Parque da Vindima quer honrar o título de "Maior Produtor de Vinhos do Brasil"
Mais do que uma atração turística, o novo formato de festival dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha pode ser visto como um desafio coletivo. Afinal, o município se orgulha do título de "Maior Produtor de Vinhos do Brasil". É esta variedade e qualidade histórica que será oferecida a quem visitar o Parque da Vindima Eloy Kunz neste sábado (23) e domingo (24).
Com promoção da prefeitura, o evento reunirá 27 vinícolas florenses. Mais de uma centena de rótulos de vinhos e espumantes estarão a disposição para serem degustados. Uma infinidade de características e peculiaridades que, até então, ficavam a mercê dos avaliadores e, neste ano, estarão reunidos em prol dos consumidores e turistas.
— A questão de premiações (formato original do concurso), todas as vinícolas de Flores da Cunha já provaram sua habilidade e qualidade em diversos concursos. O júri internacional já deu todo o substrato que os vinhos são de fato destacados. O que temos é que aproximar todo esse potencial do nosso consumidor. Acredito que através do festival seja um bom caminho — argumenta o enólogo Daniel Salvador, da Vinícola Salvattore.
A oportunidade de se aproximar dos consumidores e reforçar o apelo turístico do município também é destacada pelo enólogo Felipe Bebber, da Vinícola Bebber e presidente da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes.
— Esse formato mais solto, mais descontraído, como um festival de rua, com boa música, boa gastronomia e as tendas, acredito que deixa o mundo do vinho mais solto e mais divertido. Tenho certeza que irá fortalecer todo esse nosso apelo cultural, tanto para a comunidade e para os visitantes. Afinal, realmente somos o maior produtor de vinhos do país e o festival vem pra somar — acredita.
— A expectativa do novo formato é aproximar as vinícolas dos consumidores da região e dos turistas, promover e divulgar o setor vinícola, que é tão forte aqui em nossa cidade, e que dispara produtos de qualidade para todo país e exterior. No festival, os visitantes terão a oportunidade de prestigiar as vinícolas, conhecer e degustar vários rótulos confraternizando com amigos e a família — corrobora Fabiane Andreazza, da vinícola Halberth.
Nova experiência
Com 22 edições, o tradicional Melhores Vinhos era uma avaliação técnica que tinha o seu grande momento em um jantar de premiação. Com espaço limitado, o evento acabava por ser um encontro do setor. A proposta do festival, divulgada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, é criar um evento mais atrativo e capaz de alcançar novos públicos.
É pensando nesta experiência dos visitantes que o evento terá dois dias e começará às 16h. Com as tendas montadas no estacionamento do Parque da Vindima, em um formato de quermese, o festival ocorrerá ao ar livre e convida a contemplar o pôr do sol da vista privilegiada de Flores da Cunha.
Estão previstos cinco shows, privilegiando o blues e jazz que está em ascensão por eventos recentes no município. Para as crianças, brinquedos infláveis serão instalados dentro do pavilhão. A entrada e estacionamento serão gratuitos. Para completar a experiência tipicamente florense, haverá comercialização do menarosto, além de picadinho de queijo e salame com pão colonial, focaccia e pizza. O conjunto de atrativos, capaz de atrair diferentes públicos, agrada as vinícolas, que tem no turismo uma estratégia de crescimento.
— O festival traz esta demanda, que hoje é muito perceptível, do turista vivenciar algo novo, de ter uma nova experiência. A expectativa é fazer esta grande confraternização dentro desta visão que as experiências são um grande case de negócio. Pela organização do setor público, se torna uma provocação de uma ação coletiva com todos engajados no mesmo sentido, que é uma antiga demanda interna do setor, de trabalhar em prol de si com resultados coletivos — avalia Daniel Salvador.
— Entendemos que é uma ótima oportunidade comercial para as vinícolas daqui, conferindo maior exposição às suas marcas e maior visibilidade às suas produções, evidenciando a qualidade dos produtos do município maior produtor de vinhos do Brasil — destaca o prefeito César Ulian.
A programação artística:
Sábado (23)
- 17h – Som Brasil
- 18h30min – Banda Florentina
- 20h – Mamma Doo
Domingo (24)
- 16h – Tomaz Lames Duo
- 19h – JET
As vinícolas:
- Adega Mascarello
- Mata Nativa
- Casa Eva Vinhos e Vinhedos
- Casa Venturini Vinhos e Espumantes
- Casagranda
- Nova Aliança
- Famiglia Veadrigo
- Fante Bebidas
- Vinícola Luiz Argenta
- Vinícola Salvattore
- Terrasul Vinhos Finos
- Vinhos Canção
- Vinícola Monte Reale
- Vinhos Viapiana
- Vinícola Bebber
- Del Piero
- Vinícola Família Ulian
- Vinícola Gaio
- Vinícola Galiotto
- Gazzaro
- Vinícola Giacomin
- Halberth
- Vinhos Hortência
- Vinícola Luvison
- Vinícola Mioranza
- Vilena
- Vinícola Lorenzet
0 Comentários