Geral

Flores adere à Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação

Um dos objetivos é atualizar o calendário de vacinação que, desde o início da pandemia, sofreu defasagem de 30% em comparação ao ano passado

Desde o início da pandemia, os índices de vacinação caíram bastante nas Unidades Básicas de Saúde de todo o país. O Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, de Flores da Cunha, registrou 4.445 doses de vacina entre abril e agosto de 2019. Em 2020, nesses cinco meses, foram realizadas apenas 3.083 doses, um déficit de 30% em relação ao ano anterior.
“Foi a pandemia. Houve um período em abril que a orientação era de que ninguém viesse às Unidades Básicas para se vacinar, durante os 15 dias de lockdown”, diz a técnica de enfermagem Sônia Gallioto, do Centro de Saúde. Mesmo após a liberação, a procura pelas vacinas não atingiu os níveis esperados pelas Unidades.
A maior preocupação é com o atraso no Calendário Vacinal das crianças de até um ano e três meses de idade. Esse processo de imunização infantil é uma das principais ferramentas no combate à proliferação de doenças como a meningite e a hepatite B. “A BCG é uma vacina que não teve queda, porque é feita assim que a criança nasce. Mas as demais correspondentes ao Calendário Básico da Criança estão com índices bem baixos, muitas ficaram pendentes e isso nos preocupa muito”, afirma Sônia.
Para resolver a defasagem atual, Flores da Cunha aderiu à Campanha Nacional contra a Poliomielite e de Multivacinação, que tem início na próxima segunda-feira, dia 5, e segue até o dia 30 de outubro. 
A campanha de multivacinação tem como foco principal as crianças e os adolescentes menores de 15 anos de idade, que no município equivalem a 5.334 pessoas. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de imunização da criança e do adolescente, visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.
Já o “Dia D”, como é conhecida a data de vacinação contra a poliomielite, está agendado para o sábado, dia 17 de outubro, quando todos os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h – a exceção é a Unidade de Saúde de Mato Perso, que vai atender somente até o meio-dia. O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos, com estratégias diferenciadas para as crianças de até um ano de idade e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos.
Sônia Gallioto adverte para a importância de estar com a vacinação em dia e tranquiliza os pais quanto aos protocolos de saúde. “Nós temos respeito ao distanciamento social e à lavagem de mãos, disponibilizamos álcool gel em todas as entradas e usamos máscara. Todos os cuidados estão sendo tomados para receber as pessoas em segurança, não há com o que se preocupar”, afirma a técnica de enfermagem. 
A imunização estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Flores da Cunha. Para se vacinar, é obrigatório levar um documento, cartão SUS e, se possível, a carteirinha de vacinação. Devido à pandemia da Covid-19, é solicitado que apenas um responsável compareça com a criança a fim de evitar aglomerações. O uso de máscara facial também é obrigatório.

Onde se vacinar

Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi – Rua John Kennedy, 2151 – (54) 3292 6800 

Unidade de Saúde do Bairro União – Rua Anúncio Curra nº 3479 – (54) 3292 4736

Unidade de Saúde do Bairro São Pedro – Av. 25 de Julho, pórtico de acesso sul – (54) 3292 6900

Unidade de Saúde de Otávio Rocha – Rua Uva Itália, 1.173 – (54) 3279 1320

Unidade de Saúde de Mato Perso – junto a sub-prefeitura (54) 3026 6822

Unidade de Saúde de Nova Roma – Rua das Rosas, 3.500 – (54) 3297 3259

Unidade de Saúde de São Gotardo – junto à passarela da RS-122 – (54) 3292 7056 
 

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário