Geral

Flores da Cunha dá início ao Inventário do Patrimônio Cultural Material

Projeto visa identificar, reconhecer e valorizar as edificações a partir de suas singularidades históricas e culturais

Visando estimular o processo permanente de valorização, divulgação e proteção de seus referenciais culturais, o município de Flores da Cunha lança, na terça-feira, dia 23 de maio, às 18h, no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, o projeto do Inventário do Patrimônio Cultural Material. 
Além do registro dos bens culturais a serem protegidos, o Inventário permitirá implantar metodologias de análise e interpretação voltadas ao planejamento e à execução de políticas governamentais mais consistentes, respeitando as particularidades locais como base para o desenvolvimento.
O processo de identificação das edificações contará com a participação da comunidade, que será convidada a tomar a iniciativa de identificar e informar, nesse momento, 80 referências culturais, fomentando a construção de políticas públicas voltadas à preservação dos bens materiais. O levantamento permitirá a difusão de informações sistematizadas, que serão utilizadas para a ampliação das ferramentas, instrumentos de conservação e ações de gestão cultural do Rio Grande do Sul no âmbito local.
A promoção do acesso à cultura será feita utilizando diferentes linguagens. A produção de um videodocumentário e o desenvolvimento de um aplicativo para celular são as principais ferramentas utilizadas para divulgar as edificações identificadas e catalogadas por equipes profissionais das áreas de arquitetura, história e antropologia. O registro fotográfico de todo o processo viabilizará a produção de um relatório, que será disponibilizado para acesso público no Museu e Arquivo Histórico, na Biblioteca Pública Municipal, nas escolas do município, bem como em plataformas online. 
O Inventário do Patrimônio Cultural Material de Flores da Cunha tem financiamento pelo Fundo Pró-cultura com o investimento de recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), que utiliza recursos de ICMS incentivados pelo sistema de fomento da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
Serão investidos R$ 205.429,77 (valor que está integralmente captado). As empresas patrocinadoras do projeto são: Keko Acessórios, Dallemole Estruturas Metálicas, Mineração Florense, Móveis Florense e Sim Rede de Postos, com apoio da Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, que será responsável pela manutenção do aplicativo após a finalização do levantamento. A entidade proponente é a Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha (Apac).
Para o registro técnico das informações será firmado um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul - IPHAE, o que permitirá adotar sua metodologia e a experiência de campo dos técnicos. O resultado será apresentado à comunidade local e ao poder público no prazo de 12 meses.

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário