Geral

Flores da Cunha trabalha para ampliar participação das MPEs nas compras públicas

Capacitação gratuita terá início em agosto e disponibilizará 30 vagas para empreendedores locais

A partir da segunda quinzena de agosto, 30 empreendedores de micro e pequenas empresas (MPEs) de Flores da Cunha poderão participar de um curso gratuito para se capacitarem como fornecedores do poder público municipal. A iniciativa integra o eixo Compras Governamentais do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS, e tem o objetivo de estimular a economia local. “Queremos capacitar nossos empresários para que possam ver nas vendas para a prefeitura mais um nicho de mercado”, destaca o secretário municipal de Administração e Governança, César Conz.

Ele reforça que a ideia é atuar incentivando a permanência e circulação do dinheiro na cidade, para que gere receitas, emprego e renda. Atualmente, o que o município compra das empresas locais é mais focado em áreas como merenda escolar, obras, material de informática e serviços. “A meta é expandir para outros setores e também aumentar o número de fornecedores. Por exemplo, somos um dos maiores polos moveleiros do estado e queremos evoluir nas compras deste segmento”, observa Conz, dizendo que o primeiro passo é a conscientização e capacitação dos empreendedores. A iniciativa integra o pacote Flores Mais Empreendedora.

O curso está programado para iniciar a partir do dia 15 de agosto, com consultoria do Sebrae RS e apoio das entidades empresariais. Serão 15 horas de capacitação para empresários locais, com um total de cinco encontros. E para auxiliar ainda mais os empresários das MPEs, que além de proprietários costumam acumular as funções em áreas como RH, vendas, financeiro e marketing em suas empresas, o município fará um convênio com escritórios de contabilidade para atuarem como elo entre essas empresas e a prefeitura. “O pequeno geralmente faz tudo na empresa, por isso é muito importante oferecermos esse suporte do contador”, reforça Conz.

Paralelo às ações voltadas aos empreendedores, o secretário salienta o processo de evolução do Departamento de Compras da prefeitura, que passa por modernização e remodelagem de processos, reestruturação de equipes e outros ajustes internos. “Já estamos capacitando os servidores para a implementação da nova Lei de Licitações, que passa a vigorar a partir de abril de 2023.  Mas queremos virar a chave em dezembro e entrar janeiro já trabalhando dentro da nova lei”, anuncia.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

 - Diego Tonet/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário