Geral

Flores terá novo loteamento popular

Prefeitura recebeu verba federal e investirá em 82 unidades habitacionais no bairro União

A Prefeitura Municipal dará início ainda neste ano à construção do novo loteamento popular no bairro União, próximo ao Cemel. O investimento, de R$ 5.150.000, sairá do Orçamento da União, por meio do PAC-2. A verba será utilizada na revitalização do Arroio Pérola, com a remoção das casas que se encontram em estado de risco ao longo da ERS-122, e na construção de 82 unidades habitacionais no bairro União, que serão ocupadas pelos moradores que vivem na área de risco. Cerca de 300 pessoas são removidas do local.

Conforme o secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Paulo Ribeiro, o projeto foi encaminhado na metade do ano passado e significará um importante crescimento para obras nas áreas social e habitação. "O projeto de revitalização do Arroio Pérola está dividido em etapas. A primeira delas é a construção das moradias e desocupação das famílias. Num segundo momento daremos início à revitalização da área de intervenção", aponta. A recuperação do Arroio inclui a construção de um muro de contenção e de uma área de lazer (praça, passeio público) no seu entorno.
A previsão inicial é de que as obras para edificação das unidades habitacionais iniciem em três meses, sendo que até 2012 as casas estejam concluídas para a ocupação das famílias.

Encontro com moradores
Um encontro no dia 30 de dezembro, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, reuniu os moradores do loteamento Pérola para esclarecimento de como será a desocupação e a remoção das casas que estão em situação de vulnerabilidade. Estiveram presentes cerca de 70 moradores. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Samuel de Barros Dias, será feito um trabalho social com a comunidade para informar as mudanças que serão feitas e a revitalização no local a fim de evitar novas invasões. "Os moradores beneficiados aceitaram bem a remoção. Vamos trabalhar todo o lado social informando as questões de educação, saúde e oportunidade de emprego no novo local de moradia. Também apresentamos que não serão mais aceitas famílias nas áreas de risco, já que esse é um trabalho que havia sido feito em outros anos, porém o local foi novamente invadido", destaca Barros.

Na reunião foi apresentado o modelo das novas casas e do loteamento, assim como os investimentos para as áreas de saúde, educação e assistência social para a região. Serão construídas 82 moradias de dois pavimentos (em estilo sobrado) com área de 50,26 m² cada. As casas terão sala/cozinha, banheiro, dois dormitórios, área de circulação, alpendres fundos e frontal, pátios fundo e frontal e garagem. No total, a área construída será de 4.121,32 m². O Loteamento terá ainda um salão comunitário com 204,75 m² contendo salão, sala administrativa, banheiros e cozinha. Haverá também três quiosques que abrigarão churrasqueira e bancada.
O promotor de justiça de Flores da Cunha, Stéfano Lobato Kaltbach, também compareceu ao encontro.


Cerca de 70 moradores do Pérola estiveram presentes no encontro.


 

Modelo dos sobrados que serão construídos no loteamento. - Prefeitura de Flores da Cunha / Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário