Geral

Garibaldi sedia debate sobre o presente e o futuro do setor dos vinhos

Evento será realizado nos pavilhões da Fenachamp no dia 15 de junho. Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, será um dos palestrantes

Sob o tema Unir para despertar – Avaliando o presente e projetando o futuro da viticultura, acontece no dia 15 de junho a 13ª edição da Jornada da Viticultura Gaúcha. O evento ocorrerá nos pavilhões da Fenachamp, em Garibaldi, e contará com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, o caxiense Pepe Vargas, além do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócios do Estado, Luiz Fernando Mainardi. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua disponibilizará um ônibus gratuito para os interessados em participar do evento. A saída será às 7h em frente ao STR, com retorno previsto para as 18h. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 pelo telefone 3292.7500.

A programação inicia às 9h com pronunciamentos de autoridades e lideranças do setor. Após, serão apresentados os resultados da vindima 2012, os desafios e as conquistas dos viticultores nos últimos meses. A palestra de Pepe Vargas terá como tema Políticas Públicas para Agricultura Familiar, e a de Mainardi, Políticas Estaduais para a Vitivinicultura (veja a programação abaixo).

Segundo o presidente do STR e coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, o encontro tem por objetivo debater sobre o papel do elo vitícola na cadeia produtiva da vitivinicultura, conscientizar produtores, lideranças e governantes da necessidade de programas permanentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e informar sobre as ações de ordenamento, promoção e qualificação do setor. “Vamos apresentar para o produtor de uvas a realidade do setor, que passa por algumas dificuldades, principalmente com relação à comercialização do vinho, e discutir, em conjunto, soluções para esses problemas e o futuro do setor no Brasil”, adianta Schiavenin.

O líder sindical salienta que para encontrar saídas para os problemas enfrentados pelos agricultores é importante a união do setor. “Não adianta cada um trabalhar isolado. Temos que nos unir”, projeta. A Jornada da Viticultura é uma promoção da Comissão Interestadual da Uva, do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), do governo do Estado, do STR de Garibaldi, da prefeitura de Garibaldi e da Cooperativa Vinícola Garibaldi.

Programação
8h30min: Recepção e credenciamento.
9h: Sessão de abertura com pronunciamento de autoridades e lideranças do setor.
9h20min: Comunicações e atuação da Comissão Interestadual da Uva no setor vitivinícola. Resultados da Safra 2012; Papel da Comissão no desenvolvimento e ordenamento do setor vitivinícola; Conquistas e desafios dos viticultores; com Olir Schiavenin, coordenador da Comissão.
9h50min: Programa de ATER – Convênio MDA/Caixa. Apresentação de resultados; condições para continuidade do programa. O painel será coordenado pelo diretor da Fecovinho, Hélio Marchioro. Participação de técnicos e viticultores.
10h50min: Projetos e ações do Ibravin – Vinho Artesanal/Caseiro; Planejamento Tributário/Simples Nacional; Programa de Modernização; Promoção (Carnaval 2012 e 2013); e salvaguarda, com o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani.
11h20min: Palestra Políticas Estaduais para a Vitivinicultura, com o secretário de Agricultura, Pecuária Agronegócio do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi.
11h50min: Palestra Políticas Públicas para Agricultura Familiar, com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
12h30min: Debates e conclusões da Jornada.
13h: Almoço no Parque da Fenachamp (por adesão).

À tarde
- Visitas técnicas nas cooperativas Vinícola Garibaldi (Coviga) e dos Produtores Ecológicos de Garibaldi (Coopeg) e na Vinícola Peterlongo.


Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário