Geral

Gelson Castellan é o novo Vice-Cônsul da Itália em Caxias do Sul

Emocionado com o convite, florense tem a missão de reestruturar a entidade e ampliar os serviços oferecidos

O Vice-Consulado Honorário da Itália em Caxias do Sul está nas mãos de um florense. É de Gelson Castellan a missão de reestruturar a entidade, que estava com o cargo de Vice-Cônsul vacante há mais de uma década. A nomeação faz parte da estratégia do Consulado Geral de Porto Alegre em fortalecer as suas atividades no interior do Estado, principalmente em uma região fortemente marcada pela influência italiana.
Empossado no final de abril, após um longo processo que passou pelos Ministérios de Relações Exteriores da Itália e do Brasil, Castellan deu início às atividades no dia 10 de maio. Os primeiros meses serão de capacitação para que, no futuro, o Vice-Consulado possa aumentar o escopo de sua atuação. “O decreto que veio de Roma nos permite uma ampla possibilidade de serviços. Podemos fazer tudo ou quase tudo. Atendimentos que nós vamos, gradativamente, implementar”, promete o novo Vice-Cônsul.
O objetivo principal é auxiliar todos aqueles que tenham cidadania italiana ou aqueles que estejam em busca da cidadania. “As pessoas querem saber se nós vamos fazer passaporte. No início, não. Nós ainda não temos a expertise. Para isso, teremos que desenvolver toda uma estrutura de segurança, de equipamento, de formalização. Estamos nos capacitando para dar todo o atendimento que a gente propôs”, esclarece Castellan.
Em todo o Rio Grande do Sul, são mais de 60 mil processos de cidadania em andamento – e é justamente com o intuito de diminuir a fila e a carga sobre o Consulado Geral de Porto Alegre que os escritórios consulares são reestruturados em todo o Estado. São apenas dois Vice-Consulados em solo gaúcho: o de Rio Grande e o de Caxias do Sul, que promete tornar o serviço mais ágil, prático e econômico para os interessados.
Há um longo caminho pela frente, visto que o Vice-Consulado estava sem atividades por fatores econômicos: cabe ao Vice-Cônsul arcar com as despesas de aluguel e funcionários – uma pequena verba é recebida do Governo da Itália, mas muitas vezes ela é insuficiente para compensar o investimento. “Quando o cônsul me convidou, eu aceitei ciente dos desafios que teria pela frente. Eu quis saber o que seria para não fazer nenhuma promessa que não pudesse cumprir”, garante Castellan.
Emocionado com o convite, o novo Vice-Cônsul tem uma relação de longa data com o país italiano: “Eu amo a Itália. Essa é a verdade. Eu tenho uma ligação sanguínea, de família, mas também com amigos. Há 50 anos eu frequento o país. Para mim, é um reconhecimento, um presente que eu recebi”. Para retribuir, Castellan reafirma sua intenção de desenvolver um trabalho bem feito: “Queremos destravar as coisas que possam estar travadas. Dar mais velocidade, mais assistência às pessoas que estão procurando esse serviço. Com o tempo, eu quero a confiança para poder fazer um trabalho de excelência”, encerra.
O Vice-Consulado da Itália está aberto ao público das 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 16h, na Rua Italo Victor Bersani, 1134, junto à CIC de Caxias do Sul, de segunda a sexta-feira, excetuando feriados nacionais e italianos. Interessados podem entrar em contato pelos telefones (54) 3535 0035 e (54) 9.9145.1537 ou pelo e-mail caxiasdosul.onorario@esteri.it.

 - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário