Geral

Gincana Cultural 50 anos Fenavindima: confira todas as tarefas

Tarefa 1: Fenavindima: 50 anos para celebrar

Realização da tarefa: Domingo, dia 9, a partir das 14h, na Rua Borges de Medeiros (o percurso será da Rua Professora Maria Dal Conte até a Rua Ernesto Alves).

Pontuação máxima: 700 pontos.

Desfile: 500 pontos (critério subjetivo da Comissão de Jurados).

   Desfile ótimo: de 450 a 500 pontos;

   Desfile muito bom: de 400 a 449 pontos;

   Desfile bom: de 300 a 399 pontos;

   Desfile regular: de 100 a 299 pontos.

Presença de soberanas: 200 pontos.

Critério: Misto (cumprimento e avaliação dos jurados).

A equipe deverá produzir um desfile seguindo o tema Fenavindima: 50 anos para celebrar. Neste desfile deverá constar apenas o uso de um carro (plataforma, caminhão, trator, etc.) e uma outra alegoria cenográfica de chão. A equipe não poderá apresentar mais do que estes dois itens obrigatórios.

Se a equipe contar com um trio completo de soberanas (rainha e princesas), já garante 100 pontos – sendo avaliado em 50 pontos a rainha e 25 pontos cada princesa. Não há necessidade que sejam da mesma edição da Fenavindima. Se a corte estiver trajada (com vestido, coroa e faixa) dobra a pontuação.

Além das alegorias, a equipe deverá escrever seu próprio enredo e dois integrantes da mesma deverão proceder a narrativa ao público durante o desfile da equipe.

O desfile será avaliado pela Comissão Julgadora analisando a organização durante o corso, a originalidade, o contexto histórico, a interação com o público, a criatividade e a riqueza no enredo.

O desfile da equipe deverá ter duração mínima de 10 minutos e máxima de 15 minutos. Se o tempo for excedido ou não cumprido, a equipe será punida com perda de pontos. Cada minuto perdido ou excedido será punido com 10 pontos.

O desfile por equipes seguirá a seguinte ordem (sorteio realizado na reunião de equipes do dia 31 de março):

1º - CDL

2º - Unidos pelo Bem – Instituto Flávio Ferrarini

3º - Marcolina

4º - Sicredi + Fórmula Fitness

5º - Polenta

6º - CrossFit

7º - Família Rotária

8º - Leoni di Trento

No domingo, quando a equipe se movimentar para a Rua Borges de Medeiros, antecedendo o desfile, já deve organizar suas alegorias nesta ordem.

Importante: A Prefeitura tem disponíveis plataformas utilizadas nos desfiles da Fenavindima. Essas estão guardadas na antiga Cantina Slaviero, no distrito de Otávio Rocha. Caso a equipe tenha interesse em utilizar uma, deverá informar a Comissão Organizadora, junto ao QG da Praça da Bandeira, na sexta-feira, dia 7, até às 22h. A Cantina Slaviero estará aberta para a retirada das plataformas no sábado, dia 8, das 8h às 10h.

As equipes que pegarem emprestada uma plataforma deverão assinar um termo de responsabilidade sobre o uso e devolução da mesma. O documento estará disponível na retirada da plataforma e deverá ser assinado pelo Coordenador Geral da equipe.

 

Você sabia?

Raymundo Paviani nasceu em Nova Pádua em 28 de maio de 1920. Foi eleito três vezes prefeito de Flores da Cunha (1955 a 1959/ 1964 a 1969/ 1973 a 1977). Como administrador realizou importantes obras, entre elas a eletrificação rural em 75% das residências do interior e a construção da CEEE. Em seu livro, ‘De Pedreiro a Prefeito’, Paviani escreveu que, enquanto gestor público, conseguiu realizar sonhos que trazia desde criança, como o de garantir energia elétrica já que havia se encantando quando visitou Porto Alegre e viu que era possível ter luz apertando um único botão. “Eu havia sonhado com isso desde a minha juventude”, escreveu. Paviani também foi o criador da Festa da Vindima em 1967.

Atuou por 25 anos na vida política de Flores da Cunha, sendo 13 anos como prefeito e 12 anos como vereador em seis mandatos eletivos. Em 2009, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei que denominou a sede do poder de Casa Legislativa Raymundo Paviani.

 

Tarefa 2: ‘Ndemo parodiar’

Realização da tarefa: Sábado, dia 8, a partir das 21h, na Praça da Bandeira.

Pontuação máxima: 300 pontos.

Apresentação ótima: de 280 a 300 pontos.

Apresentação muito boa: de 230 a 279 pontos;

Apresentação boa: de 180 a 229 pontos;

Apresentação regular: de 100 a 179 pontos.

Critério: Subjetivo (avaliação dos jurados).

A equipe deverá apresentar uma paródia musical, cuja composição seja humorística e a letra apresente uma mesclagem do talian com a língua portuguesa. Deverá ser criada uma letra inédita seguindo a melodia do Hino Oficial de Flores da Cunha e contendo as seguintes palavras em português: portas, chave, rua, São Pedro e sonho. Em talian, devem conter as seguintes expressões: ‘stória’, ‘móneghe’, ‘ciavada’, ‘penitensa’, ‘dispeti’ e ‘bacan’. A tarefa terá que ser cumprida por até cinco pessoas.

A apresentação será avaliada pela Comissão Julgadora que analisará: criatividade, coerência com a apresentação sugerida, afinação, originalidade e presença de palco.

Fiquem ligados, a equipe tem uma tarefa extra!

 

Tarefa 2.1: ‘Polenta, Formaggio e Vino’

Realização da tarefa: Sábado, dia 8, a partir das 20h, na Praça da Bandeira.

Pontuação máxima: 300 pontos.

Apresentação ótima: de 280 a 300 pontos.

Apresentação muito boa: de 230 a 279 pontos;

Apresentação boa: de 180 a 229 pontos;

Apresentação regular: de 100 a 179 pontos.

Critério: Subjetivo (avaliação dos jurados).

A equipe deverá apresentar e/ou reinterpretar a música composta por Januário Bulla, presidente da II Fenavindima, realizada em 1973, e que foi gravada em disco de vinil interpretada pelo cantor Miguel Ângelo de Caxias do Sul.

Para a apresentação dessa música, a equipe deverá encenar e/ou coreografar, além de interpretar ao vivo. Haverá disponível equipamento de som com até quatro microfones e entradas para instrumentos.

A apresentação será avaliada pela Comissão Julgadora que analisará: criatividade, coerência com a apresentação sugerida, originalidade, presença de palco e harmonia.

 

Você sabia?

Os pórticos Norte e Sul de Flores da Cunha estão localizados no prolongamento da Avenida 25 de Julho. Tanto o pórtico Norte quanto o pórtico Sul simbolizam as portas de entrada da cidade como um monumento de boas-vindas. O pórtico Sul foi inaugurado em 1995, durante a realização da 8ª Festa Nacional da Vindima. Enquanto que o pórtico Norte foi concluído em 2010. O monumento a São Pedro, reconhecido como o filho predileto de Roma, localizado na esquina da Avenida 25 de Julho com Rua Dr. Montaury, no Centro do município, surgiu como ideia na Festa de São Pedro de 1975 e se concretizou por ocasião do Centenário da Colonização de São Pedro, celebrada em 3 de Julho de 1977. A estátua de três metros de altura é um fac-símile do pedestal de São Pedro do Vaticano. O Apóstolo de São Pedro é reconhecido como o portador das chaves. Elas simbolizam a autoridade que ele recebeu de Jesus Cristo: ‘Eu te darei as chaves do Reino dos Céus’.

 

Tarefa 3: Paz e Bem

Cumprimento da tarefa: Sexta-feira, dia 7, às 24h, na Praça da Bandeira.

Pontuação máxima: 100 pontos

Critério: Cumprimento.

A equipe deverá apresentar um documento com 5 ideias de educação ambiental para utilização do Parque Natural São Francisco de Assis, localizado no bairro Vindima, em Flores da Cunha. O espaço foi criado em 2009 com o objetivo de realizar projetos de orientação ambiental para estudantes, além de proporcionar à população um contato direto com o meio ambiente, porém até hoje tem pouco uso.

As ideias serão encaminhadas posteriormente para a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito da Prefeitura Municipal.

 

Você sabia?

Frei Salvador nasceu em 29 de julho de 1911, no município de Casca. Aos 32 anos, entrou para o Convento São Boaventura, de Marau, e passou a usar as vestes e o estilo de vida propagado por São Francisco de Assis, fundador da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, a qual Frei Salvador era integrante. Veio para Flores da Cunha em 1944, onde proclamou seus votos. Permaneceu no município por 24 anos, até o dia 31 de maio de 1972, quando faleceu vítima de derrame cerebral aos 61 anos de idade.

Atuou como o primeiro ministro da Eucaristia do Município, levando a eucaristia aos enfermos do Hospital Nossa Senhora de Fátima. Tinha uma devoção especial por Nossa Senhora de Fátima. Por isso, costumava ir frequentemente a um pequeno eremitério com a imagem da santa construído na década de 1950. Passava horas rezando junto à imagem e em contato com a natureza. Desde 1989, o local passou a servir como peregrinação dos fieis e uma igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima foi edificada. Atualmente, estão em andamento, em Roma, os processos para beatificação e canonização de Frei Salvador.

 

Tarefa 4: Quiz cultural

Cumprimento da tarefa: Sábado, dia 8, às 23h, na Praça da Bandeira.

Pontuação máxima: 400 pontos.

Critério: Cumprimento.

A equipe deverá responder um quiz com questões sobre a Fenavindima e também sobre Flores da Cunha. São 45 perguntas das quais a equipe tem a possibilidade de descartar 5, respondendo obrigatoriamente as outras 40. A pontuação desta tarefa será de acordo com os acertos da equipe, cada resposta certa soma 10 pontos.

 

Você sabia?

Na década de 1930 foi construída a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, ao lado da Igreja Matriz. Segundo o livro tombo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em 1937 as escadarias e o muro ao redor do espaço estavam concluídos. Por diversos anos, a gruta serviu para o encontro das capelinhas com missas campais. A devoção a Nossa Senhora de Lourdes iniciou em 11 de fevereiro de 1858, na vila de Lourdes, na França. Nesse dia, três amigas Bernardete, Marie e Jeane passaram por uma gruta e viram a imagem de uma mulher vestida de branco com uma faixa azul na cintura e um rosário de contas de pérolas na mão. A partir do fato, a história da aparição se propagou.

 

Tarefa 5: Memórias fotográficas

Cumprimento da tarefa: Domingo, dia 9, às 9h30min, na Praça da Bandeira.

Pontuação máxima: 400 pontos.

  Fotos da I, II e III Fenavindima: 50 pontos cada;

  Fotos da IV, V, VI Fenavindima: 40 pontos cada;

  Fotos da VII, VIII, IX, X Fenavindima: 20 pontos cada.

Critério: Cumprimento.

A equipe deverá apresentar fotos (impressas em papel fotográfico) das edições da Festa Nacional da Vindima, até a 10ª edição, devidamente identificadas (edição da festa, datas, pessoas ou fatos específicos da imagem. O conteúdo da foto deverá indicar de forma clara a edição da Fenavindima referida). Juntamente com as fotos, a equipe deverá entregar a autorização para uso de imagem, conforme modelo que acompanha esta tarefa (podem ser feitas cópias do documento conforme a necessidade da equipe).

Para esta tarefa o limite máximo será de 20 fotos por equipe.

 

Você Sabia?

Borges de Medeiros e Júlio de Castilhos foram dois políticos gaúchos que seguiam as ideias positivista de Aguste Comte. Ambos governaram o Rio Grande do Sul sob a bandeira do Partido Republicano Rio-Grandense. Na esquina das ruas que levam seus nomes existiu, na década de 1960, a Whiskeria, empresa de bebidas do visionário Eloy Kunz. Nesse mesmo local, durante a 9ª Festa Nacional da Vindima foi realizado um concurso denominado ‘Pinte a Esquina’. Dez artistas plásticos mostraram seu talento nas paredes do prédio.

 

Tarefa 6: Lembranças da Fenavindima

Cumprimento da tarefa: Domingo, dia 9, às 9h45min, na Praça da Bandeira.

Pontuação máxima: 300 pontos.

 Itens de 1987 e bilhetes da Loteria: 40 pontos cada;

 Itens diversos (outros souvenirs): 30 pontos cada;

 Impressos (folderes, cartazes e adesivos): 20 pontos.

Critério: Cumprimento.

A equipe deverá entregar à Comissão Organizadora objetos comemorativos utilizados nas edições da Festa Nacional da Vindima, seja na divulgação como nos dias de atividades, como taças, folderes, cartazes, rótulos comemorativos, e assim por diante. Não serão pontuados objetos iguais. Itens que marcaram a Fenavindima de 1987 terão uma pontuação maior. São eles: as contas de luz do mês de fevereiro da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), as quais foram impressas a frase ‘Visite a VI Fenavindima em Flores da Cunha de 21 de fevereiro a 8 de março de 1987’; e correspondências encaminhadas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) que tenham o carimbo comemorativo aos 20 anos de realização da 1ª Fenavindima. O carimbo foi lançado na abertura da festa de 1987 e usado em todas as correspondências postadas em Flores da Cunha. Bilhetes de extração da Loteria do Estado, lançados na III Fenavindima, V Fenavindima e VI Fenavindima também terão esta pontuação. Os objetos serão devolvidos após a finalização da Gincana.

 

Você sabia?

O campanário foi inaugurado em 30 de outubro de 1949 e possui 55 metros de altura. Sua construção foi idealizada por Frei Eugênio de Garibaldi, vigário capuchinho que dirigiu a paróquia por 22 anos e que recebeu uma homenagem póstuma em 19 de outubro de 1969 com a inauguração de um busto de bronze que se encontra aos pés da torre. No interior do campanário estão inseridos cinco sinos oriundos da França e que levam o nome de quatro mulheres (Pierina, Claudia, Antonieta e Imaculada) e de um homem (Dom Finotti). Seus construtores foram João Debastiani, Fausto Vezzaro, Benjamin Vezzaro e José Marini. O campanário é utilizado para anúncios de festas e atividades da paróquia Nossa Senhora de Lourdes e também comunicados de falecimentos.

 

Tarefa 7: Nas páginas do Jornal O Florense

Cumprimento da tarefa: Sábado, dia 8, às 17h, na Praça da Bandeira.

Pontuação máxima: 100 pontos.

Critério: Cumprimento.

A equipe deverá encontrar a edição do Jornal O Florense deste ano em que foi publicado o seguinte trecho:

“A Festa da Vindima já possui a necessária maioridade. Na verdade, nasceu sem ter tido necessidade de consolidar-se ao longo de vários anos. Tal evidência demostra que ela surgiu atendendo a uma grande necessidade. Transformou-se assim, num valioso e magnífico patrimônio.”

A equipe deverá entregar esta edição do jornal, juntamente com o livro onde originalmente se encontra o trecho.

 

Você sabia?

O Jornal O Florense foi fundado em 4 de outubro de 1986, tendo completado 30 anos em 2016. A ideia de ter um meio de comunicação impresso em Flores da Cunha havia nascido poucos meses antes, durante a Vindima da Canção. Motivados pelo evento cultural, o atual diretor, Carlos Raimundo Paviani, e os amigos Roque Alberto Zin e Alberto Walter de Oliveira, discutiram a necessidade de o município ter um veículo para disseminar e retratar a sua história e cultura. Depois de três meses o periódico foi lançado, sob a direção de Carlos, Alberto, Roque e também de Jayme Paviani. Atualmente, O Florense tem cerca de dois mil assinantes e tiragem média de 3.500 exemplares por semana, circulando sempre as sextas-feiras.

 

Tarefa 8: Poemas de um imigrante italiano

Realização da tarefa: Sábado, dia 8, às 16h, na Praça da Bandeira.

Pontuação máxima: 300 pontos.

Apresentação ótima: de 280 a 300 pontos;

Apresentação muito boa: de 230 a 279 pontos;

Apresentação boa: de 180 a 229 pontos;

Apresentação regular: de 100 a 179 pontos.

Critério: Subjetivo (avaliação dos jurados).

A equipe deverá se apresentar declamando/encenando o poema Le Donne Si Fanno Tosar, escrito pelo poeta Angelo Giusti, que pode ser encontrado no livro ‘Poemas de um imigrante italiano’. A declamação terá que ser encenada por até cinco pessoas.

A apresentação será avaliada pela Comissão Julgadora que analisará: criatividade, coerência com a apresentação sugerida, originalidade, presença de palco, respeito ao texto original do poema e também à pronúncia da língua Talian.

 

Le Done si Fanno Tosar

Ritrovándomi um giorno in San Marco,

In San Marco, incima de la serra,

Gó visto uma moda sei bella,

Che le donne se fanno tosar.

 

Tanti anni che son a sto mondo,

N’ho mai visto una moda novella,

N’ho mais visto uma moda novela,

Che le donne si fanno a tosar.

 

A le pécore ghe táglia la lana,

Ai cavalli ghe táglia la chioma,

Ma i caveli tagliati a una donna,

L’è uma moda che stránea me par.

 

Una donna, per quanto sia bella,

Senza ciopa la fá bruto spetto,

Convien dir che la gábia um inseto,

Che la testa ghe vol divorar.

 

Maliziose le si fá vedere,

Nude al collo e scoperte ai brassi,

Per veder che frá molti ragazzi,

Qualchedun le potessi inganar.

 

Non le scoltan ne preti ne frati,

Che in chiesa le fan corression,

Ne le osservan la sua religion,

A l’inferno ne tocan andar.

 

Você sabia?

Ângelo Giusti foi uma poeta italiano que ficou conhecido pela autoria da música Lá Mérica. Seus restos mortais estão enterrados no cemitério de Nossa Senhora do Carmo e hoje são parte atrativa do roteiro turístico Compassos da Mérica Mérica. Autodidata, Giusti faleceu em 1929 deixando uma série de poemas e canções – uma dessas poesias nomeava e exaltava os sinos que hoje estão postos no campanário. O poeta escreveu seu próprio epitáfio que pode ser visto junto ao seu túmulo (Aqui jaz Ângelo Giusti/ Fui poeta de pouco valor/ A sua alma partiu/ Para prestar conta a Nosso Senhor).

 

Tarefa 9: Svelto, fà agnolini

Realização da tarefa: Domingo, dia 9, às 8h, na Praça da Bandeira.

Pontuação máxima: 450 pontos.

Produção: Acima de 600 gramas – 300 pontos;

                    Entre 500 e 599 gramas – 240 pontos;

                    Entre 400 e 499 gramas – 200 pontos;

                    Entre 300 e 399 gramas – 160 pontos;

                    Menos de 399 gramas – 100 pontos.

Avaliação do Júri: Ótima: de 130 a 150 pontos;

         Muito boa: de 100 a 129 pontos;

         Boa: de 70 a 99 pontos;

         Regular: de 20 a 69 pontos.

Critério: Misto (cumprimento e avaliação dos jurados).

A equipe deverá apresentar duas pessoas para fazerem agnolini na Praça da Bandeira. Elas terão meia hora para fechar agnolinis – levando em conta que o recheio e a massa devem ser levados para o local pela equipe já prontos. O tamanho dos agnolinis não pode destoar dos típicos produzidos na região.

Em uma segunda etapa da tarefa, e prontos os agnolinis, a equipe deverá cozinha-los e depois servi-los aos jurados, que avaliarão o sabor da sopa de agnolini. O ‘brodo’ e os equipamentos (fogareiro, gás, panelas, utensílios de cozinha, pratos, etc.) necessários para preparar a sopa e servir aos jurados são responsabilidade da equipe.

OBS: Para a segurança de todos, a equipe tem como exigência apresentar um botijão com mangueira e regulador para GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) certificados pelo INMETRO e dentro do prazo de validade. Um Técnico em Segurança fará a vistoria dos equipamentos e, em caso de descumprimento deste item, a equipe é desclassificada e não participa da tarefa.

 

Você sabia?

No dia 20 de março de 1992 o então governador do Rio Grande do Sul, Alceu Collares, sancionou a lei número 9.560 que possibilitou a criação do município de Nova Pádua, também conhecido como ‘Pequeno Paraíso Italiano’. O sonho da emancipação era antigo e a reivindicação ocorreu pela vontade direta de seus moradores, que elegeram como lema de sua emancipação a frase: ‘Se pudermos andar sozinhos, porque depender dos outros?’. Inicialmente, o território do Travessão Alfredo Chaves havia sido inserido no mapa geográfico de Nova Pádua para ter o número mínimo de habitantes para a solicitação da emancipação. Entretanto, os moradores do Travessão Alfredo Chaves se rebelaram e não aceitaram deixar de pertencer a Flores da Cunha. Mesmo com o impasse, uma votação garantiu a emancipação e com 1.154 votos favoráveis Nova Pádua tornou-se município. Para comemorar o feito, um avião largou pétalas de flores sobre a cidade.

Em 2006, o município foi considerado o melhor do país no Índice de Desenvolvimento Infantil (IDI), realizado pela Unicef, e uma caravana do Jornal Nacional visitou a cidade. No ano passado, Nova Pádua foi considerada a melhor cidade gaúcha para os indicadores de saúde do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

 

Tarefa 10: 50 anos Fenavindima na telinha

Cumprimento da tarefa: Sábado, dia 8, às 20h, na Praça da Bandeira.

Pontuação máxima: 200 pontos.

Vídeo ótimo: de 170 a 200 pontos;

Vídeo muito bom: de 130 a 169 pontos;

Vídeo bom: de 100 a 129 pontos;

Vídeo regular: de 50 a 99 pontos.

Critério: Misto (cumprimento e avaliação dos jurados).

A equipe deverá criar um vídeo comemorativo aos 50 anos da Festa Nacional da Vindima. Esse material deverá ter no máximo 2 minutos. No vídeo devem conter imagens de Flores da Cunha e da Fenavindima, bem como uma narrativa. O vídeo será avaliado pelos jurados, levando em conta a produção, originalidade, criatividade e resgate histórico. O vídeo deve ser entregue através de um pendrive, que será devolvido posteriormente.

Os vídeos serão exibidos no sábado à noite na Praça da Bandeira.

 

Você Sabia?

A capela de São Caetano tem sua construção datada de 1895, o que a tornaria a igreja mais antiga do município. Porém, não existem documentos históricos que comprovem isso. Contam que na época a igreja em basalto ganhou o alto de uma colina e impressionou os moradores do Travessão Claro, que integrava a 12ª légua da Antiga Colônia Caxias. O templo foi reformado inúmeras vezes, sendo a reparação mais significativa em 1962. Dizem que alguns anos depois da construção, um morador da localidade se apossou das terras doadas pela família Zanetti, fazendo com que na década de 1940 a prefeitura de Flores da Cunha abrisse um conturbado processo judicial para reavê-las em favor da comunidade. Depois disso, a capela ainda permaneceu fechada por anos, registrando diversos problemas como roubos, incluindo o sino e a imagem de São Caetano. Apesar de poucos moradores, a capela de São Caetano realiza anualmente no mês de agosto uma festa em honra ao seu padroeiro.

 

Tarefa 11: Torneio de Quatrilho

Realização da tarefa: Sábado, dia 8, às 10h, na Praça da Bandeira.

Pontuação:   1º lugar – 300 pontos;

                        2º lugar – 240 pontos;

                        3º lugar – 200 pontos;

                        4º lugar – 160 pontos;

                        5º lugar – 100 pontos;

                        6º lugar ao 8º lugar – 80 pontos.

Cada equipe deverá apresentar um jogador de Quatrilho para participar de um torneio entre os oito jogadores. Os participantes serão divididos em dois grupos de quatro jogadores. Após a participação de cada um deles, em dez rodadas do carteado, o jogador que somou mais pontos vence o torneio e assim sucessivamente. O regulamento desta competição acompanha a tarefa.

 

Você sabia?

O distrito de Mato Perso está a uma distância de 25 quilômetros de Flores da Cunha e seu nome tem uma história peculiar. Ao medir as terras da antiga Colônia Caxias, os agrimensores se equivocaram e os quatro travessões que compõem parte da 9ª légua foram ‘esquecidos’. Alguns anos depois do término da medição percebeu-se que uma gleba de terra tinha ficado perdida. Por isso, o nome Mato Perso. Por muitos anos, o distrito ficou isolado do município devido ao difícil acesso. Em 1934, o então prefeito Heitor Curra construiu uma ponte de madeira coberta que permitiu a travessia do Arroio Herval – por meio do distrito de Otávio Rocha. A ponte de madeira foi demolida em 1976, durante a gestão de Raymundo Paviani, para dar lugar a uma de alvenaria. A ponte é ainda hoje o principal elo de ligação entre Flores da Cunha e Mato Perso.

Uma curiosidade do distrito é que na comunidade de Santa Juliana existe um diabo acorrentado à santa e que está presente no altar da igreja.

 

Tarefa 12: Uma filha ilustre desta terra

Cumprimento da tarefa: Sábado, dia 8, às 19h, na Praça da Bandeira.

Pontuação máxima: 100 pontos.

Critério: Cumprimento.

A equipe deverá apresentar 2 fotos (impressas em papel fotográfico) da atriz Maria Della Costa. Essas fotos deverão mostrar a atriz em alguma das edições da Festa Nacional da Vindima. Juntamente com as fotos, a equipe deverá citar o nome completo, a data de nascimento e de falecimento da atriz.

Juntamente com as fotos, a equipe deverá entregar a autorização para uso de imagem, conforme modelo que entregue na tarefa de número 5 (podem ser feitas cópias do documento conforme a necessidade da equipe).

 

Você sabia?

O Parque da Vindima Eloy Kunz foi ‘construído’ em 1973 para a realização da 2ª Festa Nacional da Vindima. Naquele ano, um moderno pavilhão de exposição de 1.800 metros quadrados serviu para receber os turistas. Anos mais tarde, dois novos pavilhões foram projetados no espaço que fornecia uma vista privilegiada da cidade. Em seu entorno estão: a sede do Grupo Escoteiro Alberto Mattioni inaugurado em 2003; o monumento ao galo, símbolo de Flores da Cunha, edificado em 1998; e o Núcleo de Produção Audiovisual Maria Della Costa, inaugurado em 2006, com a presença da atriz florense Maria Della Costa, que visitou o município durante as Fenavindimas, inclusive desfilando durante o corso alegórico. No Parque da Vindima também encontra-se um busto do militar uruguaio José Artigas, considerado herói nacional e que foi inaugurado em 1993 numa irmandade entre o Lions Clube de Flores da Cunha e o Club de Leones de Las Piedras, do Uruguai. O busto está localizado em frente a Escola de Gastronomia UCS, que possui o restaurante Dolce Itália.

 

Tarefa 13: Correndo com a Fenavindima

Realização da tarefa: Sábado, dia 8, às 14h, na Praça da Bandeira.

Pontuação:    1º lugar – 300 pontos;

                        2º lugar – 240 pontos;

                        3º lugar – 200 pontos;

                        4º lugar – 160 pontos;

                        5º lugar – 100 pontos;

                        6º lugar ao 8º lugar – 80 pontos.

A equipe deverá apresentar 4 pessoas para realizar uma corrida de revezamento colonial. O percurso será dividido em quatro trechos em torno da Praça da Bandeira, sendo que ao final de cada etapa o corredor deverá aceitar um lanche surpresa que deverá ser consumido totalmente para que o próximo corredor possa continuar a prova.

 

Você sabia?

No Centenário da Colonização Italiana de Otávio Rocha foi inaugurado um monumento que servisse como Monte Calvário e ao mesmo tempo assinalasse os cem anos de Otávio Rocha. Os recursos para a edificação do monumento foram arrecadados entre as famílias, sendo que foram cem o número de benfeitores, correspondendo um benfeitor a cada ano da colonização do distrito. O belvedere do Monumento Centenário, com uma escadaria de 170 degraus, tem uma vista privilegiada da vila. O local possui uma cruz de ferro de 14 metros com a estátua de Cristo em tamanho natural e esculpida pela firma Zambelli de Caxias do Sul.

Lembrando que Otávio Rocha foi um político gaúcho que ajudou Nova Trento durante a sua emancipação política de Caxias do Sul em 1924.

 

Tarefa 14: Embaixatrizes de carona

Realização da tarefa: Sábado, dia 8, às 15h, na Praça da Bandeira.

Pontuação:   1º lugar – 300 pontos;

                        2º lugar – 240 pontos;

                        3º lugar – 200 pontos;

                        4º lugar – 160 pontos;

                        5º lugar – 100 pontos;

                        6º lugar ao 8º lugar – 80 pontos.

A equipe deverá apresentar uma embaixatriz da 10ª, 11ª, 12ª ou 13ª edições da Fenavindima para participar de uma corrida de carrinho de mão. As embaixatrizes deverão estar usando a camiseta alusiva a sua torcida. A embaixatriz deverá ser transportada a bordo de um carrinho de mão por um integrante inscrito da equipe (um dos nomes que constam na ficha de inscrição). Cada equipe deverá providenciar seu carrinho de mão devidamente caracterizado.

 

Você sabia?

O Mirante Gelain foi inaugurado em 1996, numa propriedade doada pela família de Armindo Gelain. Da sua plataforma é possível avistar a Cascata Bordin e também os municípios de Nova Pádua, Flores da Cunha e Antônio Prado. O local é ponto de encontro de muitos aventureiros da região, que costumam realizar trilhas, rapel, entre outros esportes, em seu entorno.

 

Tarefa 15: Pacto de irmandade

Cumprimento da tarefa: Domingo, dia 9, às 11h30min, na Praça da Bandeira.

Pontuação: 100 pontos.

Critério: Cumprimento.

A equipe deverá gravar um vídeo-depoimento com uma pessoa italiana, moradora da cidade de Sospirolo. Este município possui gemellaggio, que é um pacto de irmandade, com Flores da Cunha desde 2011. Neste depoimento, a pessoa deve se apresentar, mostrar um documento comprovando que é de Sospirolo e abordar a importância do gemellaggio entre as duas cidades. Tempo máximo do depoimento: 1 minuto. O vídeo deve ser entregue através de um pendrive, que será devolvido posteriormente.

 

Você sabia?

A Praça do Imigrante é uma homenagem aos 120 anos de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Em 28 de setembro de 1996, foi inaugurado um chafariz que simboliza a união entre a Itália e o Brasil. No alto está o mapa da Itália e abaixo fica localizado o Rio Grande do Sul, enaltecendo a imigração italiana. Logo que foi inaugurado, as águas do chafariz eram ‘festa’ para as crianças que brincavam na praça. Ao lado da Praça do Imigrante encontra-se o Hospital Nossa Senhora de Fátima.

 

Tarefa 16: Galo no Facebook

Cumprimento da tarefa: Sábado, dia 8, às 19h.

Contagem das curtidas: A partir das 19h30min do sábado, até domingo, dia 9, às 8h.

Pontuação: Acima de 301 curtidas – 300 pontos;

                     261 a 300 curtidas – 240 pontos;

                     201 a 260 curtidas – 200 pontos;

                     161 a 200 curtidas – 160 pontos;

                     101 a 160 curtidas – 100 pontos;

                     0 a 100 curtidas – 80 pontos.

A equipe deverá produzir uma foto. Nela, uma pessoa da equipe tem que estar vestido de mágico e posar junto com um galo, fazendo alusão a História do Galo. Esta foto deverá ser entregue em um pendrive até às 19h de sábado, dia 8. A Comissão Organizadora postará as fotos na ordem abaixo (sorteio realizado na reunião de equipes do dia 31 de março), na página da Fenavindima no Facebook (www.facebook.com/FenaVindima) e, a partir disso, a equipe deverá angariar curtidas para a sua foto.

A pontuação será definida conforme o número de curtidas alcançadas até as 8h do domingo, dia 9 de abril.

Ordem de postagem das fotos:

1º - CDL

2º - Unidos pelo Bem – Instituto Flávio Ferrarini

3º - Marcolina

4º - Sicredi + Fórmula Fitness

5º - Polenta

6º - CrossFit

7º - Família Rotária

8º - Leoni di Trento

 

Você sabia?

O santuário de Santa Susana foi construído pela devoção dos primeiros moradores da capela de São Francisco. Quando chegaram ao Brasil, os italianos Bortolo e Filomena Sandi trouxeram na bagagem uma lata com água recolhida no santuário de Santa Susana, na Itália. Ao se estabelecerem no distrito de Otávio Rocha, o casal depositou a água numa fonte dentro de sua propriedade. E para homenagear a terra natal, construíram em 1882, ao lado da fonte, um pequeno capitel de madeira. No ano de 1929, uma igreja de alvenaria deu lugar ao capitel.

Com o passar dos anos, a devoção pela santa se espalhou e a água da fonte começou a ser vista como milagrosa entre os moradores, após uma graça alcançada. Em 1957, ao lado do santuário foi construída uma gruta. Anualmente no mês de agosto é realizada uma festa em honra a Santa Susana, uma jovem cristã que se recusou casar com um general e pela suspeita de seguir a religião católica foi morta e decapitada.

A lembrar: a comunidade de São Francisco também é conhecida por Coiúdo, pois seus primeiros moradores eram famílias bem abastadas, “gente com dinheiro, ou gente coiúda”.

 

Tarefa 17: Vitório e Marieta

Cumprimento da tarefa: Sábado, dia 8, às 22h, na Praça da Bandeira.

Pontuação máxima: 200 pontos.

Critério: Cumprimento.

A equipe deverá produzir uma miniatura dos bonecos Vitório e Marieta, que foram expostos durante a 1ª Fenavindima e se tornaram símbolo daquela edição da festa. Os bonecos deverão ser confeccionados com frutas e flores e ter no máximo 60 centímetros de altura.

 

Você sabia?

O Salão Paroquial foi inaugurado em 27 de junho de 1971 durante a Festa de São Pedro daquele ano. A pedra fundamental foi lançada em 1964 e sua construção teve impulso em 1966 para poder sediar a 1ª Festa Nacional da Vindima, realizada em 1967, na parte térrea do prédio - que ainda não estava finalizado. Nesse espaço, foram colocados os bonecos Vitório e Marieta, feitos em frutas e que simbolizaram a fartura da terra florense. O Salão Paroquial é sede de encontros comunitários, casamentos, festas, entre outros eventos.

 

Tarefa 18: Cinquentões

Cumprimento da tarefa: Domingo, dia 9, às 11h, na Praça da Bandeira.

Pontuação máxima: 300 pontos.

Critério: Cumprimento.

A equipe deverá reunir o máximo de 15 pessoas que tenham ou que irão completar, em 2017, 50 anos de idade, tal como a Fenavindima. As equipes deverão reunir essas pessoas na Praça da Bandeira, sendo que cada uma deverá portar seu documento com foto para comprovar a idade. A mesma pessoa não pode se apresentar em mais do que uma equipe. A equipe deverá apresentar uma listagem com todos os nomes em ordem alfabética.

 

Você sabia?

Alberto Mattioni foi um sargento da reserva do Exército Nacional que, no início de 1960, destacou os ideais do escotismo em Flores da Cunha com a criação do grupo de escotismo 107. Era um homem íntegro, de personalidade forte e muito prestativo na comunidade. Junto com a esposa Santina foi responsável pela produção de vários carros alegóricos, especialmente o do galo, adornado com penas naturais e medindo três metros de altura, e que se evidenciou no desfile na Festa da Uva de 1972, quando foi realizada a primeira transmissão de TV a cores do Brasil. Residia numa casa construída com toras de eucalipto no Camping da Vindima, local em que foram encontrados inúmeros vestígios de buracos de bugres (nativos). Recebeu homenagem e reconhecimento pelos serviços prestados dando seu nome ao Grupo de Escoteiros e ao Camping da Vindima. Atualmente, a casa em que morava serve de sede do Indigentes Motorcycle Clube.

 

Tarefa 19: Fazendo fortaia

Realização da tarefa: Domingo, dia 9, às 8h30min, na Praça da Bandeira.

Pontuação máxima: Ótima: de 280 a 300 pontos;

  Muito boa: de 230 a 279 pontos;

             Boa: de 180 a 220 pontos;

  Regular: de 100 a 179 pontos.

Critério: Subjetivo (avaliação dos jurados).

Um prato muito tradicional e que não pode faltar à mesa dos imigrantes italianos e seus descendentes, a fortaia, ou omelete, utiliza basicamente ovos mexidos, queijo, salame e outros ingredientes conforme o gosto. É uma comida muito servida na ‘colacion’, pela manhã e debaixo dos parreirais. A equipe deverá mostrar seus dotes culinários e preparar uma fortaia típica que será avaliada pela Comissão Julgadora.

A equipe deverá reunir e levar até a praça todos os ingredientes e também os equipamentos (fogareiro, gás, panelas, utensílios de cozinha, pratos, etc.) necessários para preparar a fortaia e servir aos jurados. A pontuação será definida conforme a apresentação do prato, o sabor da fortaia, e levará em conta os ingredientes utilizados e sua relação com a gastronomia italiana. A equipe terá 30 minutos para organizar o material e ingredientes e preparar a fortaia. Cada equipe deve disponibilizar a fortaia pronta para os jurados às 9h, pontualmente.

OBS: Para a segurança de todos, a equipe tem como exigência apresentar um botijão com mangueira e regulador para GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) certificados pelo INMETRO e dentro do prazo de validade. Um Técnico em Segurança fará a vistoria dos equipamentos e, em caso de descumprimento deste item, a equipe é desclassificada e não participa da tarefa.

 

Você sabia?

Antônio Tassis Gonzales foi um médico que veio a Flores da Cunha na década de 1940 para trabalhar na área da saúde. Inicialmente improvisou um pequeno posto de saúde e depois passou a administrar o Hospital Municipal Santa Terezinha, construído pelo governo estadual em 1945. No final da década de 1940, adquiriu o hospital para si. Era considerado um homem muito culto e atualizado com a medicina, pois possuía uma vasta biblioteca. Chegou a ser nomeado prefeito de Flores da Cunha após a queda de Getúlio Vargas do poder. Atuou como prefeito durante dez meses. Exerceu a profissão de médico até 1978 quando se aposentou. Faleceu em 1985, com 71 anos.

Sua casa localizava-se próximo ao Ginásio São Rafael e, segundo o livro Memórias de Um Neto de Imigrantes Italianos, de Claudino Boscatto, doou parte de suas terras para construção do pavilhão de esportes da escola. Atualmente, a casa onde residiu é sede do CAPS Florescer, serviço de atendimento a saúde mental pensado para diminuir as internações em hospitais psiquiátricos.

 

Tarefa 20: A bebida de Baco

Realização da tarefa: Domingo, dia 9, às 10h30min, na Praça da Bandeira.

Pontuação máxima: 200 pontos.

Um integrante inscrito (um dos nomes que constam na ficha de inscrição) da equipe deverá degustar e identificar diferentes vinhos às cegas. Ele terá que preencher uma ficha com as características dos vinhos – estas serão estabelecidas pela organização e explicadas no horário da prova. Ao final da degustação, os vinhos serão divulgados aos apreciadores.

 

Você sabia?

O prédio da prefeitura municipal foi construído em 1952 para abrigar a congregação dos Irmãos Lassalistas. O antigo seminário virou sede administrativa em 1984 pelas mãos do prefeito Angelo Araldi, formado em Pedagogia e Ciências Jurídicas e Sociais. Em 2007, a sede da prefeitura foi denominada Centro Administrativo Municipal Angelo Araldi.

 

Cumprimento da tarefa do jogo do quatrilho. - Camila Baggio/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário