Geral

Gissely Vailatti é a patronesse da Feira do Livro de Flores da Cunha

Professora e historiadora está à frente do evento que ocorrerá de 12 a 18 de maio na Praça da Bandeira

A historiadora e professora Gissely Lovatto Vailatti, 38 anos, que tem quatro livros publicados sobre Flores da Cunha, foi escolhida para ser a patronesse da Feira do Livro 2017. A apresentação da madrinha das letras ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 22 de março, no gabinete do prefeito florense, Lídio Scortegagna. A Feira de 2017 ocorrerá de 12 a 18 de maio, na Praça da Bandeira, e terá a participação dos escritores Ana Cláudia Ramos, Manuel Filho e Antônio Schimeneck.

Gissely nasceu em 13 de abril de 1978 em Ibiraiaras, mas escolheu Flores para morar, construir sua família e escrever a história do município. Bisneta de imigrantes italianos, chegou à cidade aos cinco anos com os pais Iraci e Ilva Ana Pieta Lovatto. Formada em licenciatura em História pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e com pós-graduação em Gestão Escolar pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Gissely foi coordenadora do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi.

É coautora dos livros Nossa História de Nova Trento a Flores da Cunha; Benedictus – Arte, História e Ideologia dos Cemitérios de Flores da Cunha; e De Val del Miss a Nova Veneza – História da Família Mioranza. Tem ainda publicada a obra 1884-2009: 125 Anos da Colonização do Travessão Alfredo Chaves, que integra o primeiro volume do projeto Resgate Histórico das Comunidades, realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Escreveu para o mesmo projeto a pesquisa Mato Perso: Uma História que Merece ser Preservada, que não tem data para ser publicado. Gissely é colunista do Jornal O Florense, onde assina a coluna Memória e Patrimônio, e foi agraciada em 2016 com o Troféu Grazie, concedido pelo jornal; e com a medalha Mérito Florense da Câmara de Vereadores.

 

A historiadora Gissely com o prefeito Lídio, a secretária de Educação Ana Paula Weber (E) e a diretora de Cultura Lorete Paludo (D). - Larissa Verdi/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário