Geral

Hospital São Carlos é oficialmente referência de Alta Complexidade em Traumato-Ortopedia na Serra

A partir de novembro o Hospital já pode iniciar os atendimentos que contemplam 34 municípios, inclusive Flores da Cunha

A secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, esteve na Serra durante a tarde de quarta feira, dia 30 de outubro, para assinar a portaria de custeio que torna o Hospital Beneficente São Carlos, de Farroupilha, referência em Alta Complexidade de traumato-ortopedia. Vencidas todas as etapas burocráticas do processo, a partir de novembro o Hospital já pode iniciar os atendimentos que contemplam 34 municípios das microrregiões de saúde Vinhedos e Basalto e Uva e Vales, inclusive os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua.

São 382.516 mil habitantes que podem contar, a partir de agora, com atendimentos de urgência e emergência, além de cirurgias eletivas.

Há mais de cinco anos esses pequenos municípios da Serra estavam sem essa referência, somando mais de três mil pessoas em filas de espera. Além do incremento e qualificação de serviços, aumento do índice de ocupação do Hospital, a habilitação para atendimentos de alta complexidade em Traumato-Ortopedia gera recursos de R$ 420 mil mensais para a entidade, vindos da união, do estado e dos municípios conveniados, que passam a contratar as cirurgias junto à entidade.

De acordo com Arita, é de extrema importância a retomada destes procedimentos em Farroupilha, visto que o São Carlos tem capacidade para oferecer o serviço com qualidade, levando em consideração a demanda regional pelo serviço. "É impressionante ver um resultado tão bem construído e aprovado em tão pouco tempo. Nós temos que agradecer a todos os municípios que entenderam a necessidade de trazermos a alta complexidade para cá, e o prefeito Claiton pela sensibilidade em dizer sim para este novo desafio", salienta Bergmann.

 - Anderson Barros/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário