Idosos ganham o seu espaço no Centro de Convivência
Novo espaço público oferece atividades para a terceira idade conviver e se oportunizar
“Agora nós temos a nossa casa”. Podem parecer palavras de alguém que realizou o sonho da casa própria, mas esta declaração foi de Adiles Ferrarini, 76. Ela é uma das participantes do Projeto Conviver que, nas tardes de quintas-feiras, começaram a participar das atividades do recém-inaugurado Centro de Convivência.
— Sempre morei no interior de Flores da Cunha. Quando me aposentei como mulher rural, vim para cidade. Participava do projeto Conviver no Aparecida e agora temos a nossa casa. Já que trabalhar eu não consigo mais, agora venho aqui, porque preciso ocupar meu tempo com outras coisas — brinca Adiles.
Morador há quatro décadas de Flores da Cunha, Leoterio Slaviero, 77, participa desde 2013 de atividades em grupos de convivência e afirma que o espaço para os idosos já era esperado há bastante tempo.
— Esse espaço do Centro de Convivência era um sonho. Muitos anos que (políticos) prometiam e agora conseguiram construir. Ficou muito chique, está muito bom, acho que melhor impossível. O município estava batalhando há muitos anos para ter este espaço. No passado, chegamos a ficar sem encontro por falta de lugar — lembra Slaviero.
Inaugurado no último dia 4, uma sexta-feira pré-eleição, o Centro de Convivência quase ficou ofuscado pela importância do domingo seguinte para os próximos quatro anos. No entanto, não diminui a importância desta obra para este público que, por vezes, se sente esquecido.
Além de lazer, a nova estrutura se apresenta como um local para o cuidado com a saúde física e mental. No espaço, serão realizadas oficinas que incentivam a movimentação, como alongamentos e dança. Também terão momentos para artesanato, rodas de conversa, jogos de tabuleiro e cartas.
Uma programação idealizada com o objetivo de manter os idosos com a mente ativa, refletindo na qualidade de vida. A partir destas atividades, o público-alvo poderá se divertir, socializar e conquistar novas amizades, sentindo-se acolhidos e valorizados.
Outro diferencial anunciado pela prefeitura é que um médico geriatra estará à disposição das turmas que frequentarão o local, garantindo um olhar aos cuidados de saúde e bem-estar. Ou seja, o Centro de Convivência foi entregue para ser uma referência a todos os idosos, com uma estrutura capaz de atender todas necessidades e novos eventos que possam ser pensados. Em suas manifestações, o prefeito César Ulian compara o potencial da nova estrutura com a do Núcleo de Extensão Educacional - InTec, no sentido de oferecer uma atenção semelhante as duas pontas: jovens e idosos.
Primeiro baile no Centro de Convivência
Para os idosos que ainda não conhecem o novo Centro de Convivência, a oportunidade perfeita se oferece na tarde desta quarta-feira (30). Afinal, um dos pontos mais pedidos pela melhor idade era que a nova estrutura fosse capaz de sediar e realizar eventos de confraternização entre os idosos.
O primeiro deles, em comemoração ao Mês do Idoso será o evento dançante 'Tarde de Gala' com show do Grupo Estância.
O baile acontecerá no auditório que fica no térreo do prédio do Centro de Convivência. A expectativa é receber cerca de 300 idosos, principalmete os participantes dos grupos Semear e Conviver. O evento, a partir das 14h, também contará com jogos de bingo.
Como participar?
O novo espaço já atende cerca de 300 pessoas que participam de diversas atividades e oficinas, que ocorrem durante a semana:
Nas terças-feiras, Mente e Movimento, com foco em fortalecer o cérebro.
Nas quartas-feiras ocorrem Atividades de Convívio com jogos de carta, baralho, bingo ou rodas de conversa.
Nas quintas-feiras ocorre a oficina de Dicas Digitais para aprender a mexer com as novas tecnologias.
Quem tiver interesse em participar das atividades gratuitas do Centro de Convivência deve entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Pode ser pelo telefone/WhatsApp: (54) 3292-5502, das 8h às 12h e das 13h às 17h – ou direto na rua João XXIII, n° 2697 – Centro (aos fundos da Prefeitura e ao lado do Centro de Convivência).
0 Comentários