Geral

Igreja do Travessão Carvalho é reformada e ampliada

Templo erguido em 1928 e dedicado a Nossa Senhora de Caravaggio é ampliado e restaurado com recursos arrecadados pela comunidade

A comunidade do Travessão Carvalho, no distrito de Otávio Rocha, está unida numa questão de fé. Desde o final do ano passado a igreja da localidade, dedicada a Nossa Senhora de Caravaggio, passa por reformas. O templo é ampliado e terá sua estrutura e pintura restauradas. Conforme a comissão de ampliação e reforma da Igreja, formada por Gelson Molon, Romédio Pauletti, Fernando Vanzin e Cenésio Molon, o prédio, datado de 1928, apresentava uma estrutura precária e necessitava de uma reforma. “Pensamos em construir uma novaa igreja, mas essa é uma obra feita por nossos antepassados e por isso optamos por ampliar e reformar”, conta o morador Gelson Molon.

O projeto, feito pela arquiteta Denise Travi e pelo engenheiro Clademir Tibola, começou a ser planejado ainda em 2011, porém, as obras iniciaram apenas no ano passado. De acordo com o projeto, a igreja de 90m² será ampliada em 150m² e terá capacidade para abrigar 190 pessoas sentadas – a atual comportava apenas 60 pessoas. O projeto foi baseado no modelo do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Lombardia, na Itália. Como o templo italiano, a igreja terá arcos que a circundam. Toda a estrutura atual será mantida, inclusive a fachada original e os vitrais.

Na parte interna, as pinturas do teto, que retratam Nossa Senhora e outros santos, serão restauradas, bem como o altar e as estátuas sacras. Os quadros que representavam a Via Sacra de Cristo também devem passar por restauro. Um nicho especial será destinado à imagem de Caravaggio, que ficará num lugar de destaque onde os fiéis possam se aproximar para orar e agradecer.

A previsão inicial é que a obra esteja concluída em 2014, entretanto, tudo irá depender dos recursos financeiros disponíveis. Segundo a comissão, o investimento está estimado em R$ 400 mil. A verba é oriundo dos próprios moradores da comunidade. “Quando o projeto de reforma e ampliação foi aprovado, resolvemos que cada sócio da capela deveria colaborar. Por isso, uma taxa está sendo cobrada”, explica Cenésio Molon. Além da contribuição dos moradores da comunidade, parte da arrecadação dos eventos realizados na capela – como festas, menarostos e rifas – é investida na obra. As entidades da localidade (clubes de Mães e de Jovens e equipe esportiva) também estão colaborando.


Projeto de ampliação da igreja foi baseado em templo italiano.

No dia 12 de maio a comunidade realiza a tradicional festa em honra à Nossa Senhora de Caravaggio e do Dia das Mães (veja abaixo), quando todos os recursos serão investidos na reforma. “Faremos uma missa campal em frente à igreja. É uma oportunidade para quem quiser verificar o andamento das obras”, convida Gelson. Todos os objetos, bancos e imagens da igreja foram levados para um espaço no salão da comunidade. Até que a reforma esteja concluída as missas são celebradas no salão. A ampliação e reforma tem apoio do pároco Vitor Aquiles Cecatto e da comissão administrativa.


Saiba mais

Festa
No dia 12 de maio, o Travessão Carvalho realiza a festa em honra à Nossa Senhora do Caravaggio e do Dia das Mães. Haverá missa, coroação da imagem de Nossa Senhora e bênção das rosas. Após, haverá almoço com cardápio tradicional. Os festejos iniciam no dia 3 de maio e seguem até o dia 12. Ingressos podem ser adquiridos pelo telefone (54) 3279.1074.

Igreja
A igreja do Travessão Carvalho começou a ser construída em 1901, sendo finalizada em 1928. Antes dela, uma pequena igreja de madeira erguida em 1891 abrigava o quadro com a reprodução da ‘Madona’ de Caravaggio. Ao lado da igreja encontra-se um campanário de pedra talhada inaugurado em dezembro de 1951.

Obras na igreja devem ser finalizadas em 2014. - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário