Geral

Igreja restaurada na comunidade de São Roque

Solenidade de inauguração acontece neste domingo com a Festa de Santa Rita

Neste domingo, dia 10, a comunidade do Travessão Rondelli inaugura as obras de conservação e restauro da capela São Roque. A festividade ocorre junto às comemorações da Festa de Santa Rita. O evento tem início às 10h30min, com missa festiva em honra a Santa Rita, bênção das rosas, ação de graças aos 70 anos de vida consagrada do Frei Jaime Biazus e entrega dos documentos. Após, ao meio-dia, acontece o almoço tradicional.

O restauro da capela teve início em maio de 2010, quando membros da diretoria optaram pela recuperação do piso, dos vitrais, da pintura e da iluminação da capela, datada de 1947.

De acordo com um dos membros da diretoria, Nestor Piccoli, a capela nunca tinha sido reformada e a obra era necessária, pois havia infiltrações. "O nosso objetivo foi de preservar como era antigamente. Tudo foi levado nesse panorama de preservar e restaurar o que estava destruído", aponta.

Conforme a arquiteta Vivian Schiavenin, que juntamente com os arquitetos Mônica Frizon e Marcio Zanella, coordenou o projeto, num primeiro momento foram retirados os vitrais, que passaram por restauro numa empresa especializada, e após foi removido o piso do altar e da sacristia. "Com a retirada deste percebeu-se que o original estava deteriorado. Com o desenho solicitamos para que fossem feitas peças iguais ao original, mantendo a proposta. A soleira dos degraus, os quais estavam prejudicados e originalmente eram de granitina, foram substituídos por granito em tons de cinza, semelhantes ao original", explica a arquiteta.

O projeto de recuperação contemplou ainda a instalação elétrica, com a colocação de quatro lustres centrais no interior da igreja e refletores no capitel das colunas, além de iluminação na parte externa da capela e do campanário. A igreja recebeu também pintura interna e externa com cores neutras que remetem às originais. As colunas foram pintadas em estilo marmorizado, semelhantes aos tons encontrados no altar de madeira original. As molduras dos quadros da via-sacra, que estão nas paredes laterais da igreja, também foram restauradas. "Essa mudança só foi possível após a apresentação para a comunidade da importância de preservar as características originais da capela. Quando os moradores perceberam que possuíam um prédio de valor histórico e cultural resolveram acolher a ideia e incentivar as obras", ressalta Vivian.

Os investimentos para a restauração foram provenientes da comunidade e de patrocínios. Todos os vitrais foram doados por fiéis. Ingressos para a festa podem ser adquiridos pelo telefone 3292 2137, na capela.
Abaixo, foto interna da Capela que teve recuperação dos vitrais e do piso.


Fachada da igreja recebeu nova pintura e iluminação.  - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário