Geral

Implantação da assinatura digital na prefeitura gera economia de mais de 90 mil folhas por ano

O sistema entrou em operação no mês de maio

O sistema de assinaturas digitais já faz parte da rotina na prefeitura de Flores da Cunha. Implantado no dia 19 de maio deste ano, contempla as rotinas de assinaturas em empenhos, solicitações e ordens de compras, protocolos, alvarás e portarias.
Além de otimizar os processos internos, a ação contribui para a economia no consumo das folhas de papel, no espaço físico para arquivamento e, principalmente, para a sustentabilidade ambiental. Diariamente, quase 400 folhas deixaram de ser utilizadas durante o período de implantação do sistema, o que equivale a mais de 92 mil folhas em um ano. Estima-se que, em um ano, pelo menos R$ 3.696,00 serão economizados. A economia é ainda maior quando falamos em impressões feitas em equipamentos locados, totalizando R$ 7.392,00.
O secretário de Administração e Governança, César Conz, afirma que o projeto vem de encontro à filosofia da gestão, que busca acelerar os processos, evitar desperdícios e economizar recursos, resultando numa entrega melhor para a comunidade. “Os servidores municipais, em especial a equipe de TI, têm papel fundamental no sucesso deste programa, implementando novas rotinas e adequando os processos, com o propósito de atender as expectativas da nossa comunidade. Já implementamos mudanças significativas no protocolo online, processo de compras e empenhos. E isso é só o começo, pois estamos com muitas ações programadas até o final deste ano”, destaca.

Meio ambiente
Quando falamos nos ganhos ambientais, os números são ainda mais animadores. O corte de uma árvore equivale à produção de, pelo menos, 10 mil folhas de ofício. Isso significa que, com a digitalização dos processos, quase 10 árvores serão poupadas em um ano. Uma única folha de ofício consome 10 litros de água para ser feita, ou seja, serão economizados quase 4 mil litros de água por dia.
Nesta análise, ainda não entraram dados de impressão de contratos, memorandos, solicitações de materiais, relatórios do sistema e outros documentos que circulam pela prefeitura. Em breve, outras etapas também serão implementadas, gerando mais economia e sustentabilidade.

 - Bruna Mallmann/Prefeitura de FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário