Geral

INSS de Flores da Cunha segue sem médico perito

Não há previsão para que um especialista preste atendimento na agência regional

Aberta em setembro de 2015, a agência florense do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que atende moradores de Flores da Cunha, Antônio Prado, Ipê, Nova Roma do Sul e Nova Pádua, segue sem o atendimento de um médico perito. Por isso, os cidadãos das cinco cidades de abrangência precisam encaminhar os atendimentos periciais em Caxias do Sul, assim como acontecia antes de setembro de 2015. O atendimento é obrigatório para a concessão dos benefícios por incapacidade, auxílio-doença (previdenciário ou acidentário), auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez. 

De acordo com a analista de seguro social do INSS de Caxias do Sul, Juliana Cristina de Assis, não existe uma previsão para a vinda de um servidor, já que não há ninguém homologado em concurso público válido para ser chamado. O Ministério do Trabalho e Previdência Social solicitou em março uma autorização para realizar, ainda neste ano, um concurso público para os quadros de INSS, o que contemplaria 1.530 peritos médicos. “Cogitamos a ideia de um perito deslocado, porém, a unidade só tem duas servidoras e uma está em licença-maternidade e a outra grávida. Por isso, deslocando um médico geraria uma demanda maior também no administrativo. Nossos planos estão parados até o restabelecimento normal das duas servidoras”, explica Juliana. 

Enquanto o INSS não destinar um médico para a unidade, os cidadãos devem encaminhar os atendimentos de análise médica em Caxias do Sul – Rua Visconde de Pelotas, 2.280, no bairro Pio X. O telefone para contato é o (54) 3223.7244. No dia 23 de fevereiro, o gerente executivo do INSS em Caxias, Cristiano Fagundes Koch (que está em férias), disse ao presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Antônio dos Santos, que em até 90 dias o atendimento pericial seria feito em Flores da Cunha.

A agência florense realiza uma média de 150 atendimentos semanais e encaminha auxílios (aposentadoria por idade rural, pensão por morte, salário-maternidade, entre outros) e atualizações no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Para um primeiro atendimento na unidade, o cidadão precisa ter em mãos o CPF. Dúvidas e mais informações podem ser consultadas na central 135 (ligação gratuita de telefone fixo; custo de ligação local se feita de celular) ou no site www.mtps.gov.br. Para atendimento eletrônico, alguns serviços exigem senha. O segurado pode se cadastrar pelo 135 e na própria agência solicitar a senha que abre o acesso aos seus dados pelo site. A unidade em Flores fica na Rua Borges de Medeiros, ao lado do Ministério Público (MP). O atendimento é das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

 

Unidade foi inaugurada em setembro de 2015. - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário