Geral

Instituto de Leitura Quindim realiza a 2ª edição do Viradão da Leitura

Com a temática “Todos os Brasileiros Querem Ler”, o movimento online será realizado no dia 23 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

O Instituto de Leitura Quindim (ILQ) realizada a segunda edição do Viradão da Leitura, que acontece durante este sábado, dia 23 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. Sob a temática “Todos os Brasileiros Querem Ler”, o evento online tem o objetivo de fazer um movimento viral nas redes sociais, mostrando que a leitura faz parte do cotidiano. 

A ideia da mobilização nacional é que cada pessoa, no seu horário diário de leitura, abra a câmera e a rede social e transforme esse momento em uma live pública, com as hashtags oficiais: #viradaodaleitura #pnle #politicanacionaldeleituraescrita (opcional #institutoquindim #projetokimbina).  Assim, cada um na sua casa, no escritório, na escola ou biblioteca, com o livro na mão, mostra para quem precisa ver e entender que, a leitura está presente na vida, independente do lugar ocupado no mundo. 

“Essa é uma reação à falta de políticas públicas para a área de educação e cultura, e o não cumprimento pelos governos sobre as leis existentes para transformar o Brasil em um país de leitores”, afirma o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica.

Neste sábado, dia 23, das 17h às 19h, está planejada uma live no Instagram do ILQ (@institutodeleituraquindim), para conversar com escritores, ilustradores, editores, mediadores, bibliotecários, promotores de leitura, políticos, gestores públicos e quem queira se manifestar contra a taxação do livro. 

A ideia de um Viradão da Leitura no período de 24h, surgiu com o Projeto Kombina e o Instituto de Leitura Quindim, em 2021, para mostrar que o público leitor não é invisível e que a rede é uma só. O Viradão foi contra a tentativa de taxação de imposto sobre o livro e conforme levantamento do Instituto nas redes sociais, mais de 2,5 mil leitores participaram do projeto. Para se ter uma ideia, a #viradaodaleitura foi utilizada mais de 2,2 mil vezes somente no Instagram. Já a #naoataxacaodolivro foi citada pelo menos 3 mil vezes.

 Como participar:

1. No dia 23 de abril, escolha um horário entre 00h01 e 23h59 e acesse ao vivo a sua rede social preferida (Facebook, Instagram, Twitter, etc). O Instagram é a rede predominante, mas você pode fazer em qualquer espaço virtual;

2. Faça a leitura na frente da câmera. Não há limite de tempo ou da quantidade de conteúdo que pode ser lido/apresentado;

3. Ao final, salve a sua live, publique no modo público, use as #viradaodaleitura, #pnle e/ou #politicanacionaldeleituraescrita. Essa ação é muito importante para que possamos acompanhar a mobilização nacional. Marque também os @institutodeleituraquindim e @projetokombina, entidades idealizadoras do movimento.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário