Geral

Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS lança livro sobre preservação das línguas

Obra ‘Juntos na Diversidade’ está disponível gratuitamente em e-book e versão impressa

O livro ‘Juntos na Diversidade’, produzido pelo projeto do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi lançado neste mês de setembro de 2021. A obra, que conta experiências de preservação das línguas de imigração Alemão, Polonês e Talian, e da língua nativa indígena Kaingang, foi executada através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas.

A obra faz parte do projeto ‘Juntos na Diversidade: Experiências de Preservação da Diversidade Linguística e Cultural na Serra Gaúcha’, que também contou com um ciclo de quatro palestras sobre as línguas envolvidas. O intuito do projeto como um todo é registrar, difundir e valorizar as experiências culturais e educacionais que envolvem a preservação da diversidade linguística e cultural na região da Serra gaúcha.

Para o diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS, Anthony Beux Tessari, o principal legado deste projeto é o caráter formativo, a permanência e a circulação de ideias, de conceitos e de conhecimentos a respeito da diversidade linguística e cultural na região. Tessari destaca que, com a participação dos produtores e entidades culturais, o projeto contribuiu significativamente para a qualificação do campo da cultura local, pois toda escrita é um processo que exige síntese e reflexão — atitudes que promovem o aprimoramento das práticas por esses agentes.

Sobre o livro

O livro ‘Juntos na Diversidade’ conta experiências de preservação das línguas de imigração Alemão, Polonês e Talian, e da língua nativa indígena Kaingang. Participam como autores de capítulos produtores e entidades culturais dos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Coronel Pillar e Nova Prata. Pesquisadores acadêmicos completam o time de escritores da obra, proporcionando reflexões e trazendo discussões de diferentes especialidades da área de Humanidades.

O livro, de 164 páginas, teve tiragem de 2 mil exemplares. Está disponível gratuitamente em e-book, pelo site da Editora da Universidade de Caxias do Sul (Educs), e também na versão impressa, que pode ser solicitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, pelo e-mail imhc@ucs.br ou pelo telefone (54) 3218 2167.

Entrega na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Ballvê - Caxias do Sul (RS).  - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário