Geral

Jogos Coloniais da Festa da Uva iniciam neste sábado

Os jogos coloniais têm o objetivo de resgatar as tradições e envolver as comunidades do interior

A Diretoria de Esportes da Comissão Comunitária da Festa da Uva promove neste sábado, dia 22, a abertura oficial dos Jogos Coloniais. A cerimônia, seguida das primeiras provas, ocorre a partir das 9h30min na Praça Dante Alighieri (Av. Júlio de Castilhos). A primeira competição é voltada às equipes da imprensa, sempre apoiadoras da atração.

Os jogos coloniais têm o objetivo de resgatar as tradições e envolver principalmente as comunidades do interior na maior festa comunitária do país. São 11 as modalidades de jogos coloniais: arremesso de queijo, fazer bíguli, corrida de carriola, debulhar milho, corrida de plantadeira, amassar uvas com os pés, corrida de trator, cocanha (pau de sebo), chute a gol, corrida de saco e mini 48 (bochinha). Neste ano, os jogos passam a contar com uma nova modalidade que será apresentada à comunidade no sábado.

Um dos participantes mais ativos e ganhador de várias medalhas, desde a primeira edição do campeonato realizada em 1994, Ivan Capelari, comemora o retorno da atração nesta edição da festa, após uma pausa de cinco anos (não foram realizados na festa de 2019). O metalúrgico, de 41 anos, está pronto para participar novamente este ano dos jogos na Linha 40. "Eu cresci vendo os mais velhos participando dos jogos com entusiasmo. Participei com os jovens da comunidade nas modalidades de arremesso de queijo e corrida de carriola. Aí me interessei, porque sempre foi um momento de descontração, integração e confraternização da comunidade. Os jogos são muito bons, atiça a competitividade e a concorrência", lembra. Capelari destaca que mulheres e crianças também participam da competição, em suas modalidades. "Os jogos envolvem homens e mulheres de todas as idades e crianças. Os mais velhos participam também dos jogos de bodega. Estou muito feliz com o retorno dessas atividades neste ano de festa".

Após o lançamento para o público caxiense na Praça Dante, as provas acontecem no interior em 15 etapas. Os atletas podem se inscrever na hora. Ao final, a comunidade que mais participou e pontuou será premiada com R$ 10 mil.  A grande final ocorre no dia 6 de março, na Rua Sinimbu, em frente à Catedral.

Paralelo aos Jogos Coloniais, acontece também a retomada da Paralimpíada Colonial, com a participação de alunos das escolas especiais do município. As provas ocorrem no dia 4 de março, a partir das 14h, no Enxutão.

Cronograma dos Jogos Coloniais

22/01 - imprensa – 9h30

Local: Praça Dante - Av. Júlio de Castilhos

29/01 - Linha 40 – 15h

Local: Em frente à igreja

30/01 - Galópolis – 10h

Local: Em frente à igreja

5/02 - São Luiz – 15h

Local: Campo de futebol

6/02 - Fazenda Souza – 15h

Local: Carapiaí

12/02 - Criúva – 15h

Local: Em frente ao salão paroquial

13/02 - Santa Lúcia do Piaí – 10h

Local: Na rua em frente à igreja

13/02 - Vila Oliva – 15h

Local: Na rua em frente à igreja

19/02 - Vila Cristina- 15h

Local: Campo de futebol

20/02 - Forqueta – 10h

Local: Rua lateral da praça da igreja

20/02 - Desvio Rizzo – 15h

Local: Em torno da lagoa

26/02 - Vila Seca – 15h

Local: Em frente à igreja

27/02 - Ana Rech – 10h

Local: Praça

4/03 – Paralimpíada Colonial - 14h

Local: Enxutão

6/03 – Final dos Jogos – 10h

Local: Praça Dante (em frente à Catedral).

 - Arquivo Pessoal Ivan Capelari
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário