Geral

Jornal O Florense completa 25 anos nesta terça-feira

Publicação da Editora Novo Ciclo foi fundada em 4 de outubro de 1986 por Carlos Raimundo Paviani, Jayme Paviani, Roque Alberto Zin e Alberto Walter de Oliveira

O jornal O Florense, fundado em 4 de outubro de 1986, completa 25 anos hoje. A edição número 1 trouxe como manchetes a eleição do novo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), os planos do prefeito da época, Ângelo Araldi, para 1987, os partidos políticos e as eleições de 1986 e as candidatas a rainha da Festa Nacional da Vindima. A tiragem foi de 4 mil exemplares, distribuídos gratuitamente na comunidade. Atualmente, O Florense tem 2.700 assinantes e venda avulsa semanal média de 600 jornais em 30 pontos.

A primeira edição foi distribuída gratuitamente na cidade e no interior. A entrega foi feita pelos 25 colaboradores. Hoje, a empresa tem 25 funcionários (áreas administrativa, comercial, redação, assinaturas e entrega). No setor de assinaturas, conta também com 29 agentes.

A ideia de ter um veículo de comunicação em Flores da Cunha surgiu em julho de 1986, durante a Vindima da Canção. Motivados por aquele evento, o atual diretor, Carlos Raimundo Paviani, e os amigos Roque Alberto Zin e Alberto Walter de Oliveira, discutiram a necessidade de o município ter um meio para fomentar e retratar a cultura. Depois de três meses o periódico foi lançado.

Naquele ano, as primeiras instruções foram passadas pelo jornalista Renato Henrichs, que colaborou com a edição dos primeiros exemplares, e pelo publicitário Luiz Andreola, que criou a logotipia.

No início, a circulação era quinzenal, às quartas-feiras. Em 1990, O Florense passou a chegar à casa dos assinantes e nas bancas semanalmente. Os dias de circulação variaram nestes 25 anos: primeiros aos sábados, depois sextas-feiras, e novamente sábados. Hoje a circulação é semanal, às sextas-feiras.

Em 1998 O Florense ganhou cor. Primeiro, em 10 de abril, a capa e contra-capa. Depois, em novembro, com a publicação de um especial que apresentava as candidatas à rainha da Fenavindima. Em julho do mesmo ano o meio de comunicação atingiu as 500 edições. Em março de 2008 chegou ao exemplar de número 1.000. No mesmo ano, a edição passou a ser disponibilizada na internet e, em julho de 2010, o site é atualizado diariamente.

Para comemorar a data, uma série e eventos foram e serão realizados até o final do ano. Exemplo disso foi a escolha dos 11 agraciados com a segunda edição do Troféu Grazie e a entrega das distinções, em 26 de agosto, no Centro Empresarial. Outra atividade, esta de cunho social, foi a Ação Social na Praça, viabilizada pela parceria com entidades públicas e privadas. No dia 17 de outubro será realizada uma Sessão Solene na Casa Legislativa Raymundo Paviani e, para encerrar a celebração das bodas de prata, um evento está programado para 29 de outubro no Clube Independente.

O Florense é um dos quatro produtos fixos da Editora Novo Ciclo, que edita também a revista Bon Vivant (circula a cada dois meses), o jornal A Vindima (mensal) e o Guia de Negócios - Lista Telefônica (anual).

Capa da primeira edição. - Reprodução
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário