Geral

Lançamento da Campanha de Prevenção às Drogas reúne 300 pessoas

Evento contou com a participação do jornalista Manoel Soares, que alertou sobre a importância de discutir o problema da drogadição

Cerca de 300 pessoas prestigiaram, no último domingo, dia 12, o lançamento oficial da campanha de Prevenção às Drogas, ocorrido no salão paroquial, em Flores da Cunha. O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto; pela Comissão de Prevenção às Drogas da Câmara de Vereadores e por entidades do município, entre elas o grupo Novo Amanhã. Quem prestigiou a ação pôde participar de uma mateada, além de apresentações artísticas e culturais.

O ponto alto do lançamento ficou por conta da palestra ministrada pelo jornalista Manoel Soares, que também é coordenador estadual da Central Única de Favelas (Cufa/RS) e um dos idealizadores da campanha Crack Nem Pensar, do Grupo RBS. Em uma palestra descontraída, Soares dividiu com o público presente algumas experiências vividas por ele em sua trajetória profissional e pessoal, demonstrando que o caminho da droga não vale a pena (leia uma entrevista com o palestrante na página Colagem, no Caderno de Sábado). O evento também marcou o lançamento oficial da Semana de Prevenção às Drogas de Flores da Cunha.

A campanha
A Campanha de Prevenção às Drogas, que tem como tema ‘Juntos contra as drogas – Esta luta também é sua’, foi idealizada em fevereiro de 2011 pelo suplente do vereador José Luís de Souza (PSB), Pedro Fernando Quintanilha, que na época também presidiu a Comissão de Prevenção às Drogas. Conforme Quintanilha, esta era uma ideia antiga que foi colocada em prática a partir do momento em que assumiu uma cadeira no legislativo durante três meses.

Segundo Quintanilha, que atualmente é coordenador voluntário da campanha, o objetivo da ação é conscientizar a população florense sobre o perigo que ronda o município: o consumo de drogas. “Queremos que as pessoas mentalizem a ideia do projeto, que levem esse assunto para dentro de casa e discutam com suas famílias. Esse é um problema coletivo e a sociedade não pode se envergonhar disso. Temos que trabalhar juntos para encontrar uma solução”. Ele também destaca que a população pode colaborar com o trabalho fazendo denúncias anônimas de traficantes e de pontos de venda de drogas pelos telefones 190 (Brigada Militar) e 197 (Polícia Civil).

Quintanilha observa que, aos poucos, a comunidade florense está se engajando à campanha. “Esse é um trabalho inédito no município. As pessoas não estão acostumadas a debater um assunto tão sério quando o uso de drogas, mas esta é uma realidade que precisa ser encarada por todos nós”, salienta o voluntário.

Blitz educativa
Para marcar a Semana de Prevenção às Drogas, na quarta-feira, dia 15, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, de entidades locais, integrantes da Comissão de Prevenção às Drogas e voluntários realizaram uma blitz junto ao pórtico do acesso sul da cidade. Centenas de motoristas receberam o material explicativo e autorizaram a fixação de adesivos alusivos à campanha em seus veículos.

Conforme o presidente da Comissão, vereador José Luís de Souza, está prevista para as próximas semanas uma visita às escolas do município, com o intuito de distribuir o material explicativo da campanha e efetuar palestras aos jovens, público-alvo da ação.

Na próxima quarta-feira, dia 22, a partir das 19h, será realizada uma reunião na Câmara de Vereadores com o objetivo de debater sobre a criação da Associação Municipal das Entidades. Para Quintanilha, a proposta é reunir o maior número de entidades para que juntas tenham mais representatividade, além de promover campanhas sociais no município.



Salão paroquial lotado para a palestra de Manoel Soares. - Mirian Spuldaro
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário