Geral

Lançamento de livro e programações esportiva e religiosa celebram os 20 anos de emancipação de Nova Pádua

Município que tem 2.450 habitantes e economia essencialmente agrícola comemora duas décadas de emancipação política neste mês com série de atividades. No domingo haverá missa festiva na Matriz.

 Um novo capítulo da história paduense será escrito neste domingo, dia 18, com o lançamento do livro Nova Pádua – Histórias das Escolas: Viagem no Tempo, da professora aposentada Gema Menegat Tonet. A apresentação do livro e a sessão de autógrafos ocorre a partir das 9h30min, no largo da Igreja Matriz e integra as comemorações dos 20 anos de emancipação política do município. “É um presente que quero dar a Nova Pádua pelo aniversário e uma homenagem a todos que trabalharam pela educação”, afirma a autora.

Em 216 páginas, Gema apresenta a trajetória educacional das instituições paduenses desde a chegada das primeiras famílias, em 1886, passando pelas escolas improvisadas e culminando com o relato histórico das 16 escolas que o município abrigou. Já nas primeiras páginas, a autora destaca que as sete famílias oriundas da região do Vêneto, que desembarcaram na 16ª Légua do Campo dos Bugres, hoje Nova Pádua, trouxeram um professor para lecionar aos novos moradores. “Isso demonstra que uma das grandes preocupações dos imigrantes era a educação. O trabalho, a religião e a educação foram os pilares desses imigrantes e muitos se sacrificaram para aprender a ler e escrever”, destaca. Na obra, são apresentadas as escolas em funcionamento, como a Luiz Gelain e a Bortolo Bigarella, outras que desapareceram e aquelas que ainda possuem seus prédios, porém, em estado deteriorado.

Conforme Gema, a pesquisa iniciou em 2007 quando começou a publicar no jornal O Paduense o histórico das escolas. Com o fechamento do periódico, a autora decidiu transformar tudo em um livro. “É um documento que registra a nossa educação e nele contei, numa linguagem simples, as histórias que ouvi do meu pai e do meu avô, para que elas não se percam no tempo”, diz a autora, que já tem ideias de lançar uma nova publicação sobre os costumes. Além de histórias relatadas por familiares, Gema colheu depoimentos de pessoas ligadas a educação paduense e pesquisou dados em documentos oficiais.

Editado pela gráfica Palotti, a obra terá 500 exemplares e conta com apresentação do ex-reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Abrelino Vasatta. Quem quiser adquirir a obra pode entrar em contato com Gema pelo telefone (54) 3296.1243. A publicação custará R$ 45.

A autora
Gema Menegat Tonet nasceu em 26 de junho de 1948, no Travessão Curuzu. Lecionou durante 23 anos na Escola Estadual Luiz Gelain e trabalhou como comerciante no supermecado Tonet. Em 2000, foi eleita a primeira vereadora mulher de Nova Pádua, tendo sido reeleita em 2005. Casada com Geronimo Tonet, tem dois filhos.

Trecho da obra
A educação não se aprende apenas com livros, que eram poucos, fórmulas e materiais, mas com participação, exemplo e convivência, pois a verdadeira educação é aquela que o aluno leva além das fronteiras da sala de aula. E foi assim realizado o trabalho desses heróis professores, que superaram as dificuldades acreditando que educar para a vida é educar para sempre.

Programação

1º Nova Pádua Skate Velocitá – dias 17 e 18 de março
No Travessão Divisa. Pela manhã haverá treinos e, à tarde, as provas, num trecho asfaltado de 1,5 mil metros. O skate de velocidade (também conhecido por downhil speed) é considerada a Fórmula 1 do skatismo. O campeonato será disputado nas modalidades Stand Up (Estreante e Open), Steet Luge (Open) e In Line (Open). Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site www.hip.esp.br e no blog www.encontrodosradicais.blogspot.com, ou ainda com João Carlos Marchi – (54) 8111.9850 e 3224.3367 – ou Alexandre Marcante da Rosa – (54) 3027.1555. Haverá premiação com troféus e em dinheiro.

Domingo – dia 18
8h30min – Missa na Igreja Matriz em homenagem aos 20 anos de emancipação política, com a participação da Escola Luiz Gelain e autoridades. Animação do Coral Santa Cecília
9h30min – Na Praça da Matriz serão hasteadas as bandeiras do Brasil, do Estado e do município, com a participação da Banda Santa Cecília, homenagem da Escola Bortolo Bigarella, pronunciamentos e lançamento do livro Nova Pádua História das Escolas: Viagem no Tempo, de autoria de Gema Menegat Tonet

Sexta-feira – dia 23
13h30min – Inauguração da Academia da Terceira Idade, no loteamento Pádova
14h – Encontro da Associação da Bella Idade, no galpão do CTG Laço Italiano

Sábado – 24 de março
11h – Inauguração do asfalto da Capela Santo Isidoro. Ao meio-dia será servido almoço na comunidade

Domingo – 25 de março
Rústica 5 milhas de Nova Pádua, com largada e chegada em frente à Igreja Matriz
10h15min – Mini Rústica (crianças e adolescentes)
10h30min – Rústica (adultos)
Informações e inscrições na Secretaria de Educação – (54) 3296.1600


Gema Tonet: lançamento da obra é uma homenagem ao município. - Danúbia Otobelli e Mirian Spuldaro
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário