Lombadas retiradas da ERS-122, no Pérola, eram só para testes e aguardam definição
Equipamento foi anunciado pela prefeitura sem alertar que era para testes, sendo assim a retirada causou diversas reclamações da comunidade e vereadores
Alvo de embate político nesta reta final de eleição, os redutores de velocidade instalados na ERS-122, no bairro Pérola, eram equipamentos de teste e por isso foram retirados na última sexta-feira (27). A informação foi divulgada pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) em uma nota nesta segunda-feira (30). Conforme o comunicado, a definição dos pontos oficiais onde deverão ser instalados os radares de valocidade dependem do poder concedente e tem prazo até 31 de janeiro de 2025 para instalação.
A instalação das chamadas lombadas eletrônicas foi anunciada pela prefeitura no dia 4 de setembro. Na ocasião, a prefeitura comunicou que esta era uma solicitação antiga dos moradores da localidade, que exigiam a medida para aumentar a segurança da comunidade local no momento das travessias e motivo de diversas reuniões entre a administração municipal e as autoridades estaduais. "As lombadas eletrônicas, que ainda estão sendo instaladas, passarão a operar a partir das próximas semanas", dizia o texto.
O equipamento ficou no km 93, onde a velocidade máxima permitida é de 40 km/h. Segundo a CSG, estes radares em fase de testes serviram para avaliar os fornecedores dos equipamentos. O mesmo procedimento foi adotado na BRS-470 (km 225), em Garibaldi, na RSC-453 (km 107), em Bento Gonçalves.
O anúncio da prefeitura, contudo, não citava este período de testes. Por isso, houve estranheza e insatisfação após a recente retirada do equipamento. A comunidade, e diversos vereadores, passaram a cobrar explicações sobre o motivo da retirada.
Aparentemente, a própria prefeitura não tinha esta informação sobre este período de teste. Na própria sexta-feira (27), a Administração Municipal emitiu o ofício 128/2024 para solicitar esclarecimentos da CSG sobre a "retirada da lombada eletrônica instalada a menos de 10 dias". O documento, assinado pelo prefeito em exercício, Marcio Rech, solicitava a imediata reinstalação da lombada.
Na sessão plenária desta segunda-feira (30), a retirada e falta de explicações sobre as lombadas eletrônicas foram motivo de reclamações dos vereadores do MDB, PDT e Republicanos, com resposta dos representantes do PP. O vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos) chegou a cogitar um possível fechamento da rodovia estadual por protestos de moradores caso a falta de informações prosseguisse.
Confira a nota da CSG na íntegra:
"NOTA CSG – Radares de velocidade
30/09/2024
Os controladores de tráfego nas rodovias estaduais BRS-470 (km 225), em Garibaldi, na RSC-453 (km 107), em Bento Gonçalves, e na ERS-122 (km 92), em Flores da Cunha, estavam em fase de testes e foram retirados na última sexta-feira (27).
A CSG aguarda a evolução do cronograma e a definição pelo poder concedente dos pontos oficiais onde deverão ser instalados os radares de velocidade. Conforme previsto no contrato de concessão, os equipamentos implementados deverão ser concluídos até 31 de janeiro de 2025, nas regiões do Vale do Caí e Serra Gaúcha.
A companhia reforça que, na fase de testes, estava avaliando os fornecedores dos equipamentos e, assim que os pontos de instalação dos radares ou lombadas eletrônicas forem definidos pelo poder concedente, eles serão devidamente sinalizados nas rodovias. Informações sobre as localizações definitivas e os limites de velocidade serão amplamente divulgadas por meio da imprensa e dos canais de comunicação da concessionária de rodovias.
A CSG destaca ainda que, uma vez que os locais exatos sejam definidos pelo poder concedente e os radares estejam autorizados para operar oficialmente como controladores de velocidade, a gestão, o controle e a emissão de multas por excesso de velocidade serão de responsabilidade dos órgãos públicos competentes. A concessionária não possui autoridade para emitir multas."
0 Comentários